sábado, 17 de setembro de 2022

REFLEXÃO DOMINICAL I

 

REFLEXÃO DOMINICAL I

NÃO É POSSÍVEL SERVIR A DOIS SENHORES: A DEUS E AO DINHEIRO

- O texto de hoje mostra que Jesus e seus discípulos continuam em viagem à Jerusalém. As dificuldades de seguir o Mestre são muitas. É preciso tomar decisão e abandonar o que atrapalha no seguimento. Dentre tantas situações, o Evangelho de hoje nos convida a refletir sobre o apego à riqueza.

- A parábola do administrador infiel é para todos os seguidores de Jesus. Ele os alerta sobre os obstáculos, desafios e exigências do discipulado. Provoca-os a serem ágeis e espertos nas coisas do Reino.

- O administrador era muito esperto nas questões econômicas e negociações. Para não ser demitido, muda de estratégia: ganha simpatia dos amigos devedores de seu senhor. Passa de usurpador e concentrador, a solidário com os sofredores e necessitados. Abre mão de seus lucros para captar a benevolência dos devedores que garantirão seu futuro. O patrão elogia a esperteza do administrador.

- O que interessa nessa parábola não é o homem rico, o administrador ou a desonestidade com que ele age. O que é elogiado por Jesus Cristo é a habilidade em administrar a situação. Ele quer que seus discípulos sejam espertos nas coisas de Deus. Que vivam no mundo discernindo os valores do Reino e promovendo a vida dos irmãos e irmãs.

- Ao optar por seguir Jesus, o discípulo deve ter uma nova atitude diante dos bens deste mundo. Por exemplo, na parábola de hoje Jesus ensina que não é possível servir a dois senhores: a Deus e ao dinheiro. Ao sermos fiéis aos valores do Evangelho, rejeitamos as seduções do mercado: ele privilegia alguns e explora e marginaliza os pobres. Ser bons e espertos administradores é utilizar dos bens do mundo, neste caso a riqueza, para promover os irmãos. As palavras do profeta Amós são duras: "Ai de vós que prejudicais os pobres e quereis eliminar os marginalizados". Deus, como lembra o profeta, nunca esquecerá das graves injustiças contra o povo. Ele é justo! Quer que seus filhos vivam a justiça nas relações com as pessoas e com os bens desta terra. Estes são meios que podem favorecer a relação filial com Deus. Também podem favorecer a fraternidade e solidariedade com o irmão.

- Em nossas orações, peçamos a Deus que sejamos fiéis ao seu projeto. Que nossas preces sejam também por nossos governantes para que promovam o bem comum. E que nós, discípulos missionários de Jesus, pratiquemos em nosso dia a dia a justiça do Reino.

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2022/07/18_09_22.pdf

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário