sábado, 4 de novembro de 2023

REFLEXÃO DOMINICAL II\: DESAFIADOS A UMA VIDA SANTA

 

 

 

REFLEXÃO DOMINICAL II\:

DESAFIADOS A UMA VIDA SANTA

Nascemos de Deus. Ele é bom. Ele é santo. Podemos ser bons/santos. Desde as primeiras comunidades cristãs temos o exemplo da multidão incontável de homens e mulheres que foram perseguidos, martirizados pela fidelidade ao Evangelho. O tempo transitório é a oportunidade de honrar a estes. Para isso, nos aproximamos de Jesus e recebemos a missão de apóstolos, fomos designados a fazer discípulos. Hoje é dia de reafirmar: Enviai-me Senhor! Quero ser testemunha do Teu Evangelho, Teu reino de paz, santidade e amor! Eis-me aqui, Senhor! A proclamação das Bem-Aventuranças abre o Sermão da Montanha. A posição de Jesus (sentado) revela a autoridade do mestre; era o costume dos rabinos judaicos. A multidão que O segue é formada pelos pobres em espírito; os que estão vergados sob o peso da vida; os indefesos que vivem na esperança de dias melhores. A esses Jesus traz uma luz, e conta com eles, pois se mostram abertos à vida nova. São os mansos, que rejeitam a violência como caminho; e confiam na grandeza de Deus; os aflitos devido à penúria, à instabilidade, às dívidas, às enfermidades, às acusações injustas; são os que têm fome e sede de justiça; os que, apesar de oprimidos, são misericordiosos. Eles amam incondicionalmente e esperam a salvação que vem de Deus. São os puros de coração, enfermos, estrangeiros; são os que promovem a paz em meio aos conflitos; são lutadores por um mundo de concórdia. Suas atitudes são marcadas pela não- -violência ativa, que é um amor próprio dos filhos de Deus. Que o Senhor venha em nosso so- corro, nos dê sabedoria para fazer- mos tudo dirigido a Ele e por Ele. Façamos de nossa vida uma pre- gação do Evangelho, uma declara- ção de amor ao Reino de Deus. Ele está vivo no meio de nós; nos reu- nidos por Seu amor. Tempos atrás, numa Igreja incendiada no Chile, um traste pichou assim: Muerte al nazareno! Nós sabemos que só pode morrer quem está vivo. En- tão satanás e seu emissário que escreveu, reconhecem que Jesus de Nazaré, o Verbo Eterno do Pai está vivo no meio de nós, onde vive e reina sobre nossa história. Em nome d’Ele você é capaz de gastar as suas forças? As Bem-Aventuranças sintetizam um caminho de santidade a ser seguido por todas as pessoas de boa-vontade nos pequenos ges- tos de cada dia. Encontremos nos santos a inspiração para continu- armos nossa estrada; nosso proje- to de vida contrário ao espírito do mundo. Veneremos o incontável número de santos que passaram fazendo o bem e estão no céu. Seus nomes não constam na lista dos que foram canonizados, mas servem de exemplo aos que cami- nhamos para Deus. O médico ale- mão Albert Schweitzer escreveu: “Na vida de toda pessoa, de vez em quando, o fogo interno se apa- ga. Então ele é aceso repentina- mente por outra pessoa. Sejamos gratos àqueles que reacendem nosso espírito interior, as pessoas que nos levam a Deus”. As Bem- -Aventuranças mostram o modo de vida dos santos, a maneira de sermos santos como nosso Pai é santo.

Dom Jorge Pierozan Bispo Auxiliar de São Paulo

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-47a-61-31o-dtc-solenidade-de-todos-os-santos.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário