quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

LEITURAS DA MISSA TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM –ANO B

 

LEITURAS DA MISSA

 

TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM –ANO B

 

 Como discípulos bem atentos ao que o seu Mestre lhes quer comunicar, acolhamos a Palavra pascal que Ele nos oferecerá.

 

PRIMEIRA LEITURA (Jn 3,1-5.10)

 

Leitura da Profecia de Jonas.

 

1 A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2 ”Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3 Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4 Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5 Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

 

- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

 SALMO 24(25)

 

 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos! / Vossa verdade me oriente e me conduza!

 

1. Fazei-me conhecer a vossa estrada; * vossa verdade me oriente e me conduza, / porque sois o Deus da minha salvação; * em vós espero, ó Senhor, todos os dias!

 

2. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura * e a vossa compaixão que são eternas! / De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia * e sois bondade sem limites, ó Senhor!

 

3. O Senhor é piedade e retidão, * e reconduz ao bom caminho os pecadores. / Ele dirige os humildes na justiça, * e aos pobres ele ensina o seu caminho.

 

SEGUNDA LEITURA (1Cor 7, 29-31)

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

 

 29Eu digo, irmãos: O tempo está abreviado. Então, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres; e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.

 

 - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

  ACLAMAÇÃO (Mc 1,15)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Reino do Céu está perto! / Convertei-vos, irmãos, é preciso! / Crede todos no Evangelho!

 

EVANGELHO (Mc 1,14-20)

 

 P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.

 P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

T. Glória a vós, Senhor.

 

 P. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15”O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, Filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

 

- Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário