quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Olá! Pra começo de conversa...

 

1-    Olá! Pra começo de conversa...

 

Meus irmãos e irmãs, bem-vindos à casa do Pai, onde nos encontramos como a grande família de Deus! Nesta Liturgia peçamos ao Senhor que nos ensine a discernir onde verdadeiramente é sua morada.

Cristo convida para uma experiência transformadora a quem o procura com a disposição segui-lo no caminho da fé e da missão. Impulsionados por Ele, viveremos a urgência e a alegria de anunciá-lo aos outros, como João Batista, que o indicou aos discípulos, os quais, por sua vez, motivaram outros a conhecê-lo. (... pessoas em situações diversas – doentes, sofrendo ainda as consequências das recentes enchentes e vendavais / pessoas em viagem, em cursos de férias / ...)

 

Irmãos e irmãs em Cristo, após as santas festas do Natal do Senhor, estamos iniciando o Tempo Comum, onde contemplamos o mistério de Cristo em sua ação neste mundo, chamando-nos a viver o nosso cotidiano na presença do Senhor, que está sempre presente na sua Igreja com a força e o poder do seu Espírito. Desejando percorrer com Jesus, o Cordeiro de Deus, seu caminho, disponhamo-nos a oferecer com Ele a própria vida ao Pai e em favor dos nossos irmãos.

 

Na liturgia deste segundo Domingo do Tempo Comum somos convidados pelo Senhor a nos arriscarmos ao seu seguimento para que de fato descubramos, nas diversas situações, aonde Ele mora, ou melhor, aonde Ele se faz presente. Rezemos por todos os dizimistas, homens e mulheres, que evangelizam por meio da generosidade de seu dízimo. Peçamos também que no seio de nossa Comunidade mais pessoas se sintam corresponsáveis pela evangelização e assumam o compromisso de serem dizimistas.

 

2-    Liturgia do 2.º Domingo do Tempo Comum- Ano B;

 

 

- Caros irmãos e irmãs, neste segundo Domingo do Tempo Comum, isto é, Tempo das realidades do dia a dia do Senhor, a Liturgia da Palavra mostra-nos que o Senhor está sempre a nos chamar. E chama-nos a quê? Chama-nos ao seu serviço; chama-nos a estarmos sempre perto d´Ele.

- A primeira leitura que acabamos de escutar, de 1° Samuel, apresenta-nos o desfecho do chamado que o Senhor faz ao pequeno Samuel. Neste chamado ao menino Samuel, temos a convicção de que o Senhor chama a todos, inclusive os pequenos que em sua simplicidade ainda não conseguem reconhecer ou discernir a voz do Senhor. O Senhor que é tão generoso ensina-nos a reconhecermos sua voz chamando-nos incessantemente. Outro ponto importante a ser destacado acerca deste relato, é que o Senhor chama a cada um pelo nome, sim, pois Ele nos conhece e por sermos importantes a Ele, que guarda nosso nome. Foi assim com o menino Samuel, foi assim com os primeiros discípulos e assim também o é conosco.

 

- Aos Coríntios de seu tempo, mas também a nós, homens e mulheres de todos os tempos, o Apóstolo Paulo exorta na segunda leitura dizendo: "O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o Corpo" (1Cor. 6,13). Entendamos, irmãos, nosso corpo não é uma coisa, na qual cada um "usa" como bem entender. Não! Nosso corpo é para o Senhor que por meio do Espírito Santo habita em nós. Portanto, sejamos homens e mulheres livres de promiscuidades e livres de todo tipo de paixões desordenadas que nos levam ao pecado. É sempre oportuno e necessário recordarmos a sacralidade do nosso corpo, oportuno recordarmos que cada um de nós somos obras preciosas das mãos de Deus e templo santo de sua habitação. Por isso, cada um cuide de seu corpo com amor e boa consciência de forma que o Senhor encontre abrigo neste templo humano.

 

 - No Evangelho, a pergunta de Jesus é sumamente importante e deve tocar-nos profundamente: "o que estais procurando?" (Jo 1,38). Caros irmãos, perguntemo-nos interiormente: ao seguir Jesus, o que de fato procuro? Em nossos tempos, fortemente marcados pelo lucro e pela ambição do ter, muitas pessoas "vão atrás" de Jesus querendo coisas e status, querendo ter lucros financeiros ou vantagens pessoais. Estes, certamente não haverão de se sentirem satisfeitos com o "vinde ver" de Jesus. Pois ao longo de toda sua vida, Jesus, sempre se mostrou no meio do povo, junto aos que sofrem, junto aos excluídos e marginalizados. Por isso Jesus não dá um endereço de onde mora àqueles dois discípulos, mas convida-os a um caminho, o de descobrimentos e surpresas. Frente a isso, constata-se que os que vão atrás de Jesus querendo desfrutar de um ideal do conforto, de uma morada cômoda e fixa, se depararam com um Mestre itinerante, caminheiro e que faz morada não em lugares, mas em vidas; nas vidas dos homens e mulheres de boa vontade que aceitam segui-lo com o coração disponível.

 

- Caros irmãos e irmãs, que nossa curiosidade de sabermos aonde é a morada de Jesus, seja motivada por um desejo genuíno de intimidade com o Mestre. Intimidade esta que une nossa vida de discípulos à do Mestre, de modo a não conseguirmos viver nossos dias distantes desta comunhão. Por fim, concluamos essa conversa suplicando ao Senhor que assim como o Salmista de hoje, cada um de nós que participamos desta Liturgia também possamos ir-lhe ao encontro e "com prazer fazer a sua vontade".

 

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/12/14_01_24.pdf

 

 

3- O DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS 21 de janeiro de 2023 / 3° Domingo do Tempo Comum

- Diz o Papa Francisco: "Portanto estabeleço que o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos". - E ele continua: "As comunidades encontrarão a forma de viver este Domingo como um dia solene. Entretanto será importante que, na celebração eucarística, se possa entronizar o texto sagrado, de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia o valor normativo que possui a Palavra de Deus. Neste Domingo, em particular, será útil colocar em evidência a sua proclamação e adaptar a homilia para se pôr em destaque o serviço que se presta à Palavra do Senhor. Neste Domingo, os Bispos poderão celebrar o rito do Leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar a atenção para a importância da proclamação da Palavra de Deus na liturgia. De fato, é fundamental que se faça todo o esforço possível no sentido de preparar alguns fiéis para serem verdadeiros anunciadores da Palavra com uma preparação adequada, tal como já acontece habitualmente com os acólitos ou os ministros extraordinários da comunhão. Da mesma maneira, os párocos poderão encontrar formas de entregar a Bíblia, ou um dos seus livros, a toda a assembleia, de modo a fazer emergir a importância de continuar na vida diária a leitura, o aprofundamento e a oração com a Sagrada Escritura, com particular referência à lectio divina". (AI,3)

- SUGESTÕES: Procurar saber se tem na Comunidade um catequizando ou família que não tem a Bíblia e oferecer uma, após os avisos no próximo domingo, em nome da Comunidade. Outras sugestões: um marca-páginas com versículos bíblicos ou uma lembrancinha; promover um momento de Leitura Orante com a Comunidade; um sorteio de Bíblias ou livros sobre a Palavra de Deus; o texto da Carta Apostólica APERUIT ILLIS do Papa Francisco sobre o Domingo da Palavra de Deus.

A carta pode ser baixada no site do Vaticano: http:// www. v a t i c a n . v a / co n t en t / f r a n ce s c o / p t / motu_proprio/documents/papa-francesco-motuproprio-20190930_aperuit-illis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário