quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA....

 

1-    Olá! Pra começo de conversa...

 

Sejam bem-vindos, irmãos e irmãs, no dia em que o Senhor nos reúne para celebrar a alegria da ressurreição. Os ensinamentos de Jesus são feitos com autoridade e não vazios e desprovidos de sentido. Abramos o nosso coração e ao seu encontro caminhamos cheios de alegria.

Celebrando hoje a Páscoa semanal, o Senhor nos pede para escutarmos atentamente o que Ele tem a nos dizer. Não fechar o coração deverá ser a atitude daquele que se põe no seguimento ao Mestre que ensina com autoridade, pois Jesus vive com coerência os seus ensinamentos. Jesus é o Santo de Deus, aquele que veio para nos libertar do mal, das ações do maligno e assim, encher nossa vida de esperança, frente aos desafios da missão. Procuremos enquanto há tempo, viver as coisas do Senhor, pois somente a vontade do Senhor conduz-nos aos caminhos da perfeição.

 

Irmãos e irmãs, é tão grande a graça que recebemos de estarmos reunidos para este encontro com o Senhor, para recordar a oferta de sua vida e para entrarmos em profunda comunhão com Ele e com seu Mistério! Ele vem até nós como verdadeiro Mestre e nos oferece uma palavra autorizada e libertadora, nos livrando de todo mal e assim manifestando a chegada do seu Reino entre nós. Abramo-nos, pois, para recebermos a graça da manifestação do Senhor neste dia a Ele dedicado.

A n u n c i a n d o a Boa Nova da Salvação com autoridade e realizando obras que a confirmam, Jesus se dirige às pessoas onde se encontram, seja no seu local de trabalho, seja no de culto. Ele reúne também a nós neste espaço sagrado para renovar-nos na caminhada e ajudar- -nos a superar os males que nos afligem, como as doenças, os problemas familiares e sociais. (... final do primeiro mês do ano, tempo de férias... / festa da Apresentação do Senhor e devoção popular a N. Sra. dos Navegantes, com o dia dos religiosos/as, sexta- -feira, / ...).

“A pregação e as obras de Jesus” A passagem do Evangelho de hoje relata um dia típico no ministério de Jesus; em particular, trata-se de um sábado, dia dedicado ao descanso e à oração; o povo ia à sinagoga. Na sinagoga de Cafarnaum, Jesus lê e comenta as Escrituras. Os presentes são atraídos pela forma como ele fala; eles ficam muito admirados porque demonstra uma autoridade diferente da dos escribas. Além disso, Jesus revela-se poderoso também em obras. De facto, um homem na sinagoga vira-se contra ele, interrogando-o como Enviado de Deus; Ele reconhece o espírito maligno, ordena-lhe que saia daquele homem, e assim expulsa-o. Aqui vemos os dois elementos caraterísticos da ação de Jesus: a pregação e a obra taumatúrgica de cura: prega e cura. Ambos os aspectos são frisados na passagem do evangelista Marcos, mas o mais evidenciado é a pregação; o exorcismo é apresentado como uma confirmação da sua singular “autoridade” e do seu ensinamento. Jesus prega com a própria autoridade, ..., e não como os escribas que repetiam tradições e leis recebidas. ... Eram assim: só palavras. Ao contrário, em Jesus, a palavra tem autoridade, Jesus tem autoridade. E isto toca o coração. O ensino de Jesus tem a mesma autoridade de Deus que fala; de fato, com um único comando, ele liberta facilmente o possuído pelo maligno e cura-o. Por quê? Porque a Sua palavra realiza o que Ele diz. Porque Ele é o profeta definitivo. Mas porque digo isto, que Ele é o profeta definitivo? Recordemos a promessa de Moisés. Moisés diz: «O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: é a ele que devereis ouvir» (cf. Dt 18, 15). Moisés anuncia Jesus como o profeta definitivo. Por esta razão [Jesus] fala não com autoridade humana, mas com autoridade divina, porque tem o poder de ser o profeta definitivo, ou seja, o Filho de Deus que nos salva, que nos cura a todos. O segundo aspecto, o das curas, mostra que a pregação de Cristo tem como objetivo derrotar o mal presente no homem e no mundo. A sua palavra aponta diretamente contra o reino de Satanás, coloca-o em crise e fá-lo retroceder, obriga-o a deixar o mundo. Aquele possuído ... alcançado pelo comando do Senhor, é libertado e transformado numa nova pessoa. Além disso, a pregação de Jesus pertence a uma lógica oposta à do mundo e do maligno: as suas palavras revelam-se como a viragem de uma ordem errada das coisas. Com efeito, o demônio presente no homem possuído grita quando Jesus se aproxima: “Que tens que ver conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder?”. ... A Virgem Maria guardou sempre no seu coração as palavras e os gestos de Jesus, e seguiu-o com total disponibilidade e fidelidade. Que ela nos ajude também a ouvi-lo e a segui-lo, a experimentar nas nossas vidas os sinais da sua salvação. (Papa Francisco, oração do Ângelus, 24/01/2021).

https://www.diocesedeerexim.org.br/painel/admin/upload/revistas_pdf/rev-430-missasjaneiro-.pdf

02- Liturgia do 4.º Domingo do Tempo Comum- Ano B;

- A Leitura do Deuteronômio evidencia a ação do profeta, aquele escolhido por Deus e enviado para testemunhar em meio aos homens os desejos divinos. Este livro, conhecido por "Livro da Lei", quer levar para todo o povo de Deus, o compromisso firmado num dia e que será para todo o sempre. Uma aliança inquebrantável. Deus amou e escolheu esse povo e agora quer caminhar junto. Em Moisés, tem-se o modelo dos profetas, escolhido por vontade divina, aquele que ajudará o povo a entender os desígnios de Deus em sua caminhada pela vida. Portanto, as palavras ditas pelo profeta, precisam ser bem ouvidas, pois o coração que se fechar sofrerá muito e não estará junto a Deus em seus caminhos.

- A missão do profeta é compreender que é preciso fazer a vontade de Deus sempre e não os próprios interesses. Quem assume realizar a obra divina precisa assumir com coragem a cada dia os ofícios requeridos na missão. Por vezes, os poderes do mundo, os lugares de destaque, os favoritismos irão se despontar e tentarão ofuscar a verdadeira ação daquele que optou em fazer a vontade de Deus. Logo, é preciso bem ouvir a voz do Senhor, como dizia o salmista, e assim, permanecer com o coração sempre aberto para se atentar ao que é dito por Deus.

- A Carta de São Paulo aos Coríntios traz uma bonita mensagem vocacional. É preciso bem escolher a que caminho seguir e assim, ser feliz nessa escolha assumida. Paulo faz um elogio ao celibato e defende o casamento. Tudo isso deverá acontecer de forma equilibrada e saudável. A comunidade de Corinto vivia problemas em relação a essas temáticas e portanto, é preciso uma orientação que promova o crescimento humano desses irmãos na fé.

- Aos que escolheram o Matrimônio, vivam de forma sadia, em vista da salvação mútua. Os que escolheram viver somente pelo reino dos céus, vivam o celibato na alegria e doação. Seja qual for a vocação, faça sempre como opção livre, percebendo como dom divino e não mérito particular. Paulo destaca que as coisas deste mundo são passageiras e quem doa a sua vida de forma radical vive desde já as realidades preparadas por Deus. A vida não se torna estéril, pelo fato de não ter escolhido viver o matrimônio, mas se abre a generosidade de se doar ao outro sem reservas.

- No Evangelho segundo Marcos, Jesus começa a se revelar como o libertador tão esperado. Eis que o Messias aparece para instaurar seu ministério e provocar na vida deste povo uma transformação em seu viver. Jesus participa na sinagoga da liturgia semanal de todo judeu e os participantes ficam encantados com aquilo que Jesus dizia, pois o expressado sugere evidenciar algo vindo de Deus, proveniente de ações concretas e reais. De fato, um conhecer autêntico de toda a Lei dada por Moisés. Ora, as pessoas doentes não cumpriam a Lei, pois eram banidas da sociedade, e assim, quando Jesus restitui a sua condição humana, liberta a cada uma de tudo aquilo que as aprisionava.

 - Jesus, ao expulsar os demônios, dá ao homem de ontem e o de hoje a certeza de que o bem é superior ao mal. Sua ação quer chegar a todos e as testemunhas do Mestre devem ecoar sua mensagem de esperança e libertação cotidianamente. O Reino de Deus acontece sempre quando a Palavra é proclamada e cai nos corações carentes do amor que vem do alto. Ela renova todas as coisas e transforma homens presos ao mal em pessoas novas capazes de propagar o amor divino a todos os lugares do mundo. Testemunhar com a própria vida a mensagem evangélica é ser sinal do amor deixado por Jesus em meio as realidades perenes desse mundo.

 - A autoridade ensinada por Jesus hoje, abre-nos à lógica do servir. Só pode ser discípulo de Jesus, quem se propõe a caminhar por esse âmbito do se doar. Quem se abre ao novo oferecido por Jesus, é capaz de perceber o quanto Deus tem a transformar o seu viver, compreendendo que mediante ao Criador, somos todos criaturas necessitadas de sua graça diariamente.

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/12/28_01_24.pdf

03- Apresentação do Senhor(2 de fevereiro)

A-   Liturgia da Festa da APRESENTAÇÃO DO SENHOR

Esta festa recorda-nos que 40 dias depois do nascimento do seu primogênito, Maria levou a criança ao tempo, em cumprimento da lei que determinava o seu resgate por meio de um sacrifício. É o primeiro encontro oficial de Jesus com o seu povo, na pessoa do ancião Simeão. Na tradição ortodoxa a festa da Apresentação recebe o nome de “Festa do Encontro” ou hypapantê, de Jesus com o seu povo na figura de Simeão. Cristo é apresentado por Simeão ao mundo como Sacramento do encontro e da reconciliação de Deus com a humanidade (todos os povos).
Encontro e manifestação, porque Maria entra no Templo “para manifestar ao mundo aquele que deu a lei e que a cumpre” e para acompanhar o Filho na sua primeira oferta ao Pai.


“Na pessoa do Menino, acontece a convergência entre a primeira e a segunda aliança. É o ponto de chegada daqueles que tanto esperaram o Messias e o ponto de partida para aqueles que vivem a plenitude dos tempos, onde o Reino de Deus se faz presente entre os humanos”.

https://revistadeliturgia.com.br/celebracao-dominical-da-palavra-festa-da-apresentacao-do-senhor/

MISSA DA FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

1.    SINAL DA CRUZ E SAUDAÇÃO


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
A graça e a paz do Senhor Jesus estejam com vocês.
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

2.    SENTIDO DA CELEBRAÇÃO


O(a) animador(a), ou quem preside, com breves palavras, introduz o sentido do domingo:
Hoje, quarenta dias após o nascimento de Jesus recordamos o seu encontro, no Templo, com o povo de Israel, nas figuras do velho Simeão e da profetisa Ana. Iluminados pelo Espírito, também nós vamos ao seu encontro com nossas velas acesas, reconhecendo nele a luz que brilha para todos os povos.

3.    BÊNÇÃO DAS VELAS E PROCISSÃO


Acendem-se as velas da assembleia. Quem preside faz a oração:

Ó Deus, fonte e origem de toda a luz.
Faze brilhar no coração do teu povo
a luz que não se apaga, para que,
iluminados por estas velas
sejamos testemunhas de Jesus Cristo,
luz que ilumina toda criatura, bendito pelos séculos.

Segue a procissão para a igreja, com velas acesas.

4.     ORAÇÃO DO DIA

Oremos ao Senhor… [breve silêncio]

Ó Deus, força dos que esperam em ti!
Hoje contemplamos Jesus, ainda menino,
sendo apresentado ao templo.
Nós te pedimos a graça de reconhecermos nele
a tua salvação que foi preparada
e oferecida a todos os povos.
Dá-nos caminhar sempre na tua luz!
Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

 

04- BÊNÇÃO DA GARGANTA POR SÃO BRÁS( 03 de fevereiro).

Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige. Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário