domingo, 21 de fevereiro de 2021

CURIOSIDADE

PORQUE EXISTE O ANO BISSEXTO?

Descubra o que de fato é um ano bissexto e por que ele existe.

Por: Arman Neto

O ano bissexto é o ano no qual um dia a mais é adicionado ao mesmo, formando assim um período de 366 dias e não os costumeiros 365. Mas isso talvez você já saiba. Portanto, queremos te contar aquilo que talvez você não saiba sobre ele.

Primeiro, por que o ano bissexto existe?

O ano bissexto existe porque o calendário convencional e o calendário solar estavam em desarmonia e isso precisava ser resolvido.

O que acontece na prática é que o calendário convencional possui 365 dias enquanto o tempo de translação da Terra em torno do sol dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Ou seja, o ano tem mais horas do que o calendário convencional permite.

Foi para resolver essa questão que o ano bissexto foi criado; ele nada mais é do que as horas excedentes somadas e adicionadas ao calendário na forma inteira de um dia.

E como o ano bissexto surgiu?

O ano bissexto surgiu quando o ditador Júlio César solicitou a Sosígenes o desenvolvimento de um calendário que respeitasse o movimento de translação da Terra e substituísse o antigo calendário romano, então em vigor.

Com isso, Sosígenes cria o calendário juliano, batizado em homenagem ao imperador, e que contava com 365 dias ao ano e, a cada quatro anos, 366 dias, com o acréscimo daquelas seis horas excedentes mencionadas acima.

Fonte: https://www.selecoes.com.br/cultura-lazer/o-que-e-e-por-que-existe-o-ano-bissexto/?origem=terra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário