domingo, 14 de fevereiro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 14 DE FEVEREIRO DE 2021

“Se queres tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!”(Mc 1,40b-41).

6.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B


OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

1-    A LITURGIA DO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM

Deus sempre intervém na História em favor do seu povo que sofre. Se a Lei excluía o doente por ser impuro, Jesus supera esse entendimento inaugurando um novo tempo, onde todos podem ter acesso ao Reino de Deus sem discriminação ou marginalização. A vontade do Senhor é, portanto, reunir na comunidade do Reino seus filhos e filhas.

A liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que convida todos os homens e todas as mulheres a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos.

A primeira leitura apresenta-nos a legislação que definia a forma de tratar com os leprosos. Impressiona como, a partir de uma imagem deturpada de Deus, os homens são capazes de inventar mecanismos de discriminação e de rejeição em nome de Deus.

O Evangelho diz-nos que, em Jesus, Deus desce ao encontro dos seus filhos vítimas da rejeição e da exclusão, compadece-Se da sua miséria, estende-lhes a mão com amor, liberta-os dos seus sofrimentos, convida-os a integrar a comunidade do “Reino”. Deus não pactua com a discriminação e denuncia como contrários aos seus projetos todos os mecanismos de opressão dos irmãos.

A segunda leitura convida os cristãos a terem como prioridade a glória de Deus e o serviço dos irmãos. O exemplo supremo deve ser o de Cristo, que viveu na obediência incondicional aos projetos do Pai e fez da sua vida um dom de amor, ao serviço da libertação dos homens.

1-    INÍCIO DA QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021- 17 DE FEVEREIRO 

a)    O tempo da Quaresma vai da quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da Páscoa;

b)    A Campanha da Fraternidade 2021(CF-2021):

“Todos os anos, a Igreja do Brasil nos convida, no período da Quaresma, a viver a Campanha da fraternidade, como forma concreta de testemunhar o Evangelho de Cristo.

Para isto, a cada ano, a Igreja nos apresenta um tema para ser refletido, rezado, e colocado em pratica. Em 2021, o tema proposto é “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a) e o lema: “Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor.”

O objetivo da CF é despertar para o sentido da vida como dom e compromisso, recriando relações fecundas na família, na comunidade e na sociedade, à luz da Palavra de Deus.

Outro ponto importante é que a CF 2021 será Ecumênica, buscando o diálogo com outras denominações cristãs. Esta será a quinta Campanha Ecumênica realizada no Brasil, e o seu objetivo geral é convidar as comunidades de fé e as pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem um caminhar para superar as polarizações e violências, por meio do diálogo amoroso, testemunhando a unidade da diversidade”.

 

Fonte: https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/4-pontos-para-viver-bem-a-campanha-da-fraternidade-2021

 

2-    DESTAQUES DA NOSSA ATUALIDADE: 

c)    Insumos para 2,8 milhões de doses da vacina de Oxford chegaram ao Brasil; Precisamos de mais vacinas quer sejam já prontas ou com mais insumos para serem fabricados aqui no Brasil. Ministério da Saúde negocia aquisição de 30 milhões de doses das vacinas Sputinik V e Covaxin;

d)    ANVISA aprova vacinas de Oxford e Sinovac;

e)    Brasil ultrapassa marca de 3,8 milhões de vacinados, mas ainda está muito devagar. Foram vacinados os profissionais da Saúde e idosos acima dos 80 anos; Em SP já foram vacinadas mais de 140mil pessoas;

f)     Sem ainda o Auxílio Emergencial prorrogado, o Brasil tem 2 milhões de novos pobres;

g)    Em plena pandemia é um absurdo o aumento dos preços da cesta básica;

h)    Com o desemprego, muitos brasileiros por necessidade e criatividade estão se virando no comércio informal, com barraquinhas de vendas de comestíveis e outros. O aumento deste trabalho empreendedor é evidente.

i)     São Paulo cancela feriado do Carnaval para conter covid-19 - Suspensão segue recomendação dos médicos do Centro de Contingência da Covid-19 e se alinha à decisão de outros estados e cidades pelo país.

O SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA APRESENTA AS SEGUINTES REFLEXÕES:

01- OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA;
02- LEITURAS DO 6.º DOMINGO DO TEMPO COMUM E LITURGIA DA SEMANA;
03- REFLEXÃO DOMINICAL;
04-NOVO TEMPO SE APROXIMA...
05-QUARTA-FEIRA DE CINZAS: LEITURAS E REFLEXÃO HOMILÉTICA;
06- CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021(CF 2021);
07-IGREJA: DOM ODILO COMENTA POLÊMICA GERADA POR TEXTO-BASE DA CF 2021;
08-NOTA DA CNBB SOBRE A CF 2021
09-ATUALIDADE: ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS DE APARECIDA SERÁ VIRTUAL EM 2021;
10-MINISTÉRIO DA SAÚDE NEGOCIA AQUISIÇÃO DE 30 MILHÕES DE DOSES DAS VACINAS SPUTINIK V E COVAXIN;
11- NOSSOS PRIMEIROS E ATUAIS TEÓLOGOS;
12- POR QUE OS CRISTÃOS NÃO ACREDITAM NA REENCARNAÇÃO;
13- SANTO AGOSTINHO: SERMÃO SOBRE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS;
14- PENSE NISSO!!!

DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Sérgio Bonadiman 

E-mail: bonadimansergio@gmail.com


FIQUE EM CASA!
SE PRECISAR SAIR, USE A MÁSCARA DE FORMA CORRETA:
COBRINDO NARIZ, BOCA E QUEIXO


# VACINAÇÃO JÁ!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário