domingo, 21 de fevereiro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2021

“Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,14)

1.º DOMINGO DA QUARESMA – ANO B

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

1) LITURGIA DO PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

As leituras bíblicas propostas para esse domingo nos apresentam a destruição do mundo dominado pelo mal e pela morte e nos apontam o surgimento de um novo mundo e o nascer de uma nova sociedade.

Na primeira leitura, o dilúvio que purifica o mundo do mal e faz surgir uma nova humanidade com o símbolo da paz plantada na gratuidade da aliança que Deus faz conosco. O dilúvio não é um desastre provocado por Deus, mas um retrato da ruína que os pecados provocam. Deus nunca silencia diante do mal e da injustiça, mas age para reconciliar e renovar. Deus faz aliança com a humanidade num gesto de gratuidade. Ele sabe que somos pecadores, mesmo assim nos ama e nos transforma em novas criaturas.

Na Carta de Pedro aparece a ligação das águas do dilúvio com as águas do Batismo. Os feitos da água do dilúvio estão presentes, simbolicamente nas águas do Batismo: destruição do homem antigo e nascimento do homem novo. É Jesus Cristo, o Ressuscitado, que comunica pela água do Batismo a força capaz de destruir o pecado e a morte e nos ressuscitar para uma vida nova. Ser batizado significa entrar na Igreja, comunidade dos redimidos.

No Evangelho, são descritas as tentações de Jesus no deserto. O Espírito, logo depois de descer sobre Jesus no Batismo das águas do Jordão, o envia para o lugar da tentação. Aqui, por tentação deve se entender as situações que temos que viver e enfrentar, nas quais precisamos fazer opções e escolhas. São ocasiões e oportunidades para fortalecer a fé e professar nossa fidelidade. Jesus experimentou na carne o sofrimento, a rejeição, o ódio dos inimigos, as ciladas dos adversários, por isso, o cristão nunca deve se sentir sozinho. Em nós também atua a força do Espírito Santo. No final do Evangelho está o resumo da pregação de Jesus: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”. É o roteiro do nosso retiro quaresmal. Este é um convite concreto e pessoal de Jesus dirigido a todos. Chegou o momento de mudar, abrir o coração para o novo e acolher com alegria a proposta de Jesus. Na Quaresma há um convite gratuito de Deus. Uma oportunidade de renovar a nossa aliança batismal. Tempo de cultivo da nossa identidade cristã.

2) DESTACANDO ALGUMAS NOTÍCIAS:

1) Estudo prova presença do coronavírus no ar. Mesmo após a vacinação, deveremos continuar com o uso de máscaras, distanciamento social e demais cuidados com a higienização.

2) Sequelas mais comuns pós infecção por Covid-19 e seu tratamento: Alguns pacientes relatam terem ficado com sequelas mesmo após serem curados do vírus da Covid-19.

Dificuldade para respirar ou se movimentar, cansaço, ausência parcial do paladar ou olfato e perda da sensibilidade nas extremidades do corpo são as sequelas mais comuns.

3) A discussão sobre uma possível retomada do auxílio emergencial em 2021 ganhou fôlego na semana passada, após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitirem a possibilidade de recriação do benefício, depois de meses de negação. Pacheco diz que auxílio emergencial deve sair em março e por até 4 meses.

4) Os profissionais da saúde já foram vacinados e os idosos acima dos 80 anos também. Mas, como alertou o Fiocruz, está muito lenta a vacinação e do ritmo que está indo a aplicação da vacinação irá até 2024!

5) Brasil já aplicou ao menos uma dose de vacina em mais de 5,07 milhões, aponta consórcio de veículos de imprensa.

6) Na Igreja Católica começou o novo período litúrgico desde a quarta-feira de cinzas: a Quaresma. O carnaval foi cancelado, mas a Quaresma não! Tempo propício para a conversão. Basta ler e meditar as várias reflexões abaixo, a partir da Mensagem do Papa Francisco.

7) Com aglomerações, transmissão do novo coronavírus deve crescer. Vigilância Sanitária de São Paulo fechou 11 locais por aglomeração entre os dias 12 e 13. Também autuou outros 22.

8) Covid-19: Brasil registra 239 mil mortes e 9,83 milhões de casos.

Balanço apontou também 849.844 pacientes em acompanhamento e 8.745.424 que já se recuperaram da doença. (Dados de 15/02/2021).

9) Nova cepa se espalha pelo Brasil e cientistas temem terceira onda.

10) Campanha da Fraternidade 2021 critica 'negação da ciência' na pandemia e 'cultura de violência' contra mulheres, negros, indígenas e LGBTIQ+

O SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA APRESENTA AS SEGUINTES REFLEXÕES:

01- PRA COMEÇO DE CONVERSA;
02- MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A QUARESMA DE 2021;
03- LEITURAS DA MISSA DO 1.º DOMINGO DA QUARESMA E LITURGIA DA SEMANA;
04- REFLEXÃO DOMINICAL I E II;
05- SIGNIFICADO DA QUARESMA;
06- CURIOSIDADE: POR QUE EXISTE O ANO BISSEXTO?
07- UMA CAMPANHA DA FRATERNIDADE AO GOSTO DO PAPA FRANCISCO;
08- SAÚDE: VACINAÇÃO NO BRASIL SÓ ACABA EM 2024 SE SEGUIR NO RITMO ATUAL, ALERTA FIOCRUZ;
09- DISSE SANTO AGOSTINHO SOBRE A QUARESMA;
10- PENSE NISSO!!! 

DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Sérgio Bonadiman

E-MAIL: bonadimansergio@gmail.com

# FIQUE EM CASA!
SE PRECISAR SAIR, USE A MÁSCARA DE FORMA CORRETA:
COBRINDO NARIZ, BOCA E QUEIXO.


# VACINAÇÃO JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário