domingo, 14 de fevereiro de 2021

NOSSOS PRIMEIROS E ATUAIS TEÓLOGOS

Padre Zezinho

Talvez você não saiba que nos primeiros 4 séculos do cristianismo, até estabelecer a doutrina cristã de hoje, havia cristãos muito cultos: bispos, padres, monges, leigos e até políticos que foram em busca da Bíblia, dos Livros, das Teorias a respeito de Cristo, da Santíssima Trindade, Da Pessoa de Jesus, do sentido do Cristo, do pecado e do perdão e da libertação e da salvação da alma!

Todos mergulharam no sentido da fé em Cristo e muitos eram monges, leigos, filósofos e teólogos, homens e mulheres.

Erraram e acertaram porque demorou muito para chegar a unidade básica da fé, mas foi o esforço deles de PENSAR A FÉ EM JESUS que nos deu o que hoje recitamos no GLÓRIA, no CREIO e no SANTO das nossas missas. Sobretudo no CÂNON.

Nosso catecismo e nossa teologia e nossa sociologia e pedagogia nasceram daquelas fontes. E a doutrina social sempre fez parte do nosso Catecismo: cuidar dos pobres e enfermos e quem não tem como sobreviver por si mesmos!

Por isso, a frase dita pelo Papa Francisco, faz sentido para quem não quer entender e para quem entendeu o que aconteceu entre 1962 a 1965 no Concílio Vaticano II.

********

Disse o Papa que quem rejeita a atualizações feitas pelo Concílio Vaticano II “está fora da nossa Igreja”.

***********

Se acham que podem ignorar o que 3 mil bispos assinaram e que João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Papa Francisco subscreveram com mais de 10O escritos e encíclicas, é porque não querem ser católicos de agora e preferem ficar com o que vigorava até 1959.

********

Não quiseram ir adiante com a Igreja Católica. Ao invés da Tradição escolheram o Tradicionalismo.

E negaram que a Atualização Constante também é graça concedida pelo Espírito Santo. Eram unidos desde o começo na oração e no cuidado das Igrejas! A Igreja sofreu, mas refletiu e se atualizou dialogando com quem queria a unidade !

Quem não aceitou fundou outra Igreja não católica.

Mas a sabedoria da fé católica não acabou em 1958! ...

 

Fonte: https://www.facebook.com/catolicosonlineoficial/posts/4010064309004131

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário