domingo, 21 de fevereiro de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL I

CONVERTER-SE: O QUE SIGNIFICA?

Com a Quarta-Feira de Cinzas, iniciamos o tempo litúrgico da Quaresma, orientado para a celebração da Páscoa de paixão, morte e ressurreição de Jesus, centro de todas as celebrações do ano litúrgico. Pelo Batismo, tivemos a graça de participar do mistério da Páscoa de Jesus. Por isso, a Quaresma inteira está marcada pela temática do Batismo.

O objetivo é orientar- -nos, através das práticas quaresmais, na preparação para renovar os nossos compromissos batismais na Páscoa. É o que fazemos na Vigília Pascal do Sábado Santo. Assim compreendemos o apelo que ressoa já na Quarta-Feira de Cinzas e, novamente, neste primeiro domingo da Quaresma: “convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). São palavras de Jesus, logo no início de sua vida pública, convidando todos a acolherem o Reino de Deus.

A conversão requer voltar nossa atenção para o Reino de Deus, mudar de vida e de direção, acolher o Evangelho que Jesus anuncia. Mais que o efeito de um processo, a conversão é o próprio processo necessário e a atitude constante que deve marcar nossa vida cristã.

Com o tempo que passa, nós acabamos dando atenção a tantas coisas que nos atraem e distraem, levando-nos a esquecer o essencial de nossa vida. Pode ser também que nossas preocupações ou projetos pessoais nos façam pensar somente em nós mesmos, levando-nos a esquecer os caminhos e apelos de Deus.

Na quaresma, o apelo à conversão significa voltar às promessas batismais e à profissão de fé do nosso Batismo. Será que ainda lembramos quais são as nossas promessas batismais e temos consciência das consequências desses compromissos para nossa vida humana e cristã? À medida que avançamos, será que não acabamos escolhendo caminhos discordantes do Evangelho e dos mandamentos, sendo levados para longe de Deus? Durante a Quaresma, somos convidados a fazer um bom exame de nossa vida, tomando consciência sobre o estado de nossa vida cristã.

A Liturgia da Quaresma vai nos oferecendo indicações preciosas, sobretudo nos domingos da Quaresma. Parte desse processo de conversão também é a confissão sacramental, que devemos fazer neste tempo de preparação à Páscoa, renovando nossos propósitos de vida cristã pessoal. Dessa forma, chegaremos à noite da Páscoa, no Sábado Santo, bem dispostos para renovar as promessas do nosso Batismo, fazendo nossa renovada ade- são a Cristo na Igreja e ao caminho da vida cristã que ele nos indica no Evangelho.

Desejo a todos uma boa vivência deste tempo precioso da Quaresma, fazendo os exercícios quaresmais do jejum, esmola e oração.

Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Fonte: http://www.arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano_45-b_-_18_-_1o_domingo_de_quaresma.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário