sábado, 27 de agosto de 2022

PRA COMEÇO DE CONVERSA

 

SEJA BEM-VINDO!

 

 

- Mês Vocacional: “Cristo vive! Somos suas testemunhas” – “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18).

 

- VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NAS COMUNIDADES

- Dia do Catequista

 

- Na humildade e gratuidade, servir a todos, condição para participar do banquete da vida eterna

 

 22.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

 

DOMINGO, 28 DE AGOSTO DE 2022

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

01 -Conclusão do mês vocacional e Dia do Evangelizador

Concluímos o Mês Vocacional com a celebração do Dia do Evangelizador recordando todos os ministérios e serviços na Comunidade. Todos os batizados são chamados a se comprometer com o anúncio do Evangelho, com palavras e obras. Sempre no espírito de serviço, com humildade, a exemplo de Jesus. Agradeçamos a Deus, neste Domingo pela vocação de tantas pessoas que, em nossas comunidades, levam adiante a missão da Igreja com seu empenho e serviço, com amor. De um modo particular, coloquemos nas mãos do Senhor os esforços de nossos Catequistas, anunciadores fiéis e dedicados da Palavra de Deus

Com facilidade se dá importância às aparências, se busca privilégios e distinções, bem ao contrário do jeito de ser de Cristo e do que Ele ensinou. Ele se fez servo de todos e nos ensina a viver com modéstia e humildade, amando a todos, especialmente os que nada possuem, porque o Pai nos amou primeiro. Peçamos- -lhe que nos mantenha simples e o louvemos pela vocação dos leigos e leigas na Igreja e no mundo, especialmente pelos e pelas catequistas lembrados neste último domingo do mês vocacional. (Vocação do Leigo e da Leiga na Igreja e no mundo / Dia Nacional do e da Catequista.

A Vocação Leiga é a vocação da grande maioria das pessoas. O Documento de Aparecida afirma que os leigos são homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”. São fiéis que fizeram uma experiência de encontro com Cristo, e desejam servi-lo no mundo atual."

A todos os cristãos leigos e leigas nosso reconhecimento e gratidão pelos serviços que prestam para o bem da humanidade, afim de que o Reino de Deus se instaure e seja acolhido dentro de cada um de nós.

A todos vocês, leigas e leigos, nossa oração, apoio e amizade. PARABÉNS pela sua vocação!

 

02- Liturgia do 22.º Domingo do Tempo Comum – Ano C

O convite da liturgia deste 22º Domingo Comum é para vencermos a tentação da soberba, aquele orgulho que muitas vezes toma conta do nosso coração e é parceiro da arrogância. Uma atitude que não nos permite um saudável convívio fraterno, que mina todo esforço por unidade e comunhão. Somente à luz da Palavra de Deus podemos encontrar um caminho seguro de conversão desse pecado que muitas vezes nos ronda e ataca sem que estejamos atentos.

 - No Evangelho, Jesus é enfático: "quem se eleva será humilhado e quem se humilha, será exaltado". A vanglória é um mal a se combater, pois nos cega a ponto de não reconhecer no outro um irmão. Ainda mais quando vem acompanhada de alguma forma de poder ou prestígio. Pode se tornar insensibilidade, desprezo, e até mesmo repulsa. Rompe com a fraternidade, nos fecha em nós mesmos, em torno do "nosso próprio umbigo". Achando que somos o centro das atenções, deixamos o outro "de escanteio", sem a devida consideração, na maioria das vezes faltando com a compaixão. Quantas pessoas conhecemos que agem assim? Quantas vezes nós mesmos agimos desse modo?

 - Jesus apresenta um remédio para esse mal: a humildade. Não se deixar levar pela vaidade ou pelo fetiche da glória e da honra. Ocupar o último lugar não pode se confundir com falsa modéstia, mas deve ser o autêntico reconhecimento do outro, que leva a promover e integrar a todos, sem distinção, pois se reconhece em cada pessoa a sua dignidade de filho amado de Deus. Na comunidade de fé, essa deve ser a atitude fundamental. O orgulho apenas gera divisão e alastra o mal.

- Uma justa estima de si mesmo traz aquela lucidez necessária para valorizar cada pessoa em sua singularidade. Cada pessoa é única e irrepetível. Ninguém é igual a ninguém, mas ninguém é melhor que ninguém. Reconhecer isso já é um grande passo. Se somos todos irmãos, precisamos nos dedicar com atenção, carinho e humildade uns para com os outros, zelando pelo bem do próximo e pela harmonia do todo.

- A humildade é o caminho da perfeição no amor. É como ensina aquele famoso livrinho, A Imitação de Cristo: "Não há melhor e mais útil estudo que conhecer-se perfeitamente e desprezar-se a si mesmo. Ter-se por nada e pensar sempre bem e favoravelmente dos outros, prova é de grande sabedoria e perfeição" (Lib. I, cap. 2, n. 4). A humildade abre as portas da mansidão, da generosidade, da graça de Deus. Os santos e santas viram na humildade a mais importante escola de sabedoria para aprender o significado de ser humano e ser de Deus.

- A vocação cristã é, em última instância, vocação à humildade. Na intimidade com o Senhor, que se busca e se aprofunda na oração pessoal e comunitária, na leitura e escuta da Palavra, na vivência do Batismo e da Crisma, na participação da Eucaristia, no serviço aos irmãos e irmãs na comunidade de fé, vamos assumindo o jeito de ser de Jesus, Mestre da Humildade e do Serviço. Evangelizar significa comunicar essa novidade de amor que não exclui nem cataloga ninguém, mas se abre como doação de amor para todas as pessoas. Essa é a vocação do Evangelizador, que celebramos neste último domingo de agosto!

- Como pede o Papa Francisco, o dia 1º de setembro é o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A crise ecológica é um reflexo da crise da humanidade. Se não assumirmos a nossa responsabilidade em cultivar e guardar a Criação (Gn 2,15), entraremos em uma crise ainda mais grave e profunda. A natureza não é algo fora de nós que pede socorro - é a nossa própria vida e subsistência que é colocada em jogo. Forças de morte atuam, todo o tempo, para explorar e destruir a nossa Casa Comum. É preciso uma firme resposta cristã de empenho e decisão em favor da vida de todo o planeta. Todos somos parte uns dos outros. Tudo está interligado.

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2022/06/28_08_22.pdf

03- Mês da Bíblia 2022

– O “Mês da Bíblia” é uma atividade da Igreja Católica no Brasil, iniciada em 1971, e pretende ser um tempo privilegiado para aprofundar o estudo de um livro ou uma temática bíblica. O tema do Mês da Bíblia deste ano de 2022 é o livro de Josué e o lema: “O Senhor Deus está contigo onde quer que andes” (Js 1.9). Foram escolhidos pela Comissão Pastoral de Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e por outras instituições bíblicas, entre elas, o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas), O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da “Independência do Brasil” (1822). Desse modo, desejamos que, ao estudar a entrada do povo hebreu na Terra Prometida e a distribuição da terra entre as tribos, conforme narra o Livro de Josué, possamos também refletir sobre a importância da terra em nossa história e alimentar a esperança de perceber em toda a trajetória do povo brasileiro a presença benevolente de Deus, que conduz a história (subsídio do Mês da Bíblia, Paulinas, Introdução, p. 5). Todos os anos, nos quadros do Mês da Bíblia, alternam-se livros do Antigo e do Novo Testamento. O objetivo é proporcionar a mais ampla educação bíblica possível (Subsídio da CNBB, apresentação, p. 5). Nossa proposta é ajudar a encontrar esperanças na leitura do Livro de Josué. Descobrir como é essencial na vida de toda pessoa ter onde pôr os pés e dizer: “esta é a minha casa....” Terra, trabalho e teto: eis os 3 Ts do Papa Francisco (idem, introdução, p. 7).

https://www.diocesedeerexim.org.br/painel/admin/upload/revistas_pdf/rev-355-8-missas_agosto_2022.pdf

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário