sábado, 6 de agosto de 2022

SANTO AGOSTINHO: CONVERSÃO AO CRISTIANISMO E AO SACERDÓCIO

 

 

SANTO AGOSTINHO: Conversão ao Cristianismo e ao sacerdócio

 

No final de agosto de 386, [d] aos 31 anos, depois de ouvir a primeira leitura de Ponticianus e seus amigos da vida de Antônio do Deserto , Agostinho se converteu ao cristianismo. Como Agostinho disse mais tarde, sua conversão foi motivada por ouvir a voz de uma criança dizer "pegue e leia" ( latim : tolle, lege ). Recorrendo ao Sanctorum Sortes , ele abriu um livro dos escritos de São Paulo (codex apostoli, 8.12.29) ao acaso e leu Romanos 13: 13-14: Não em tumulto e embriaguez, não em arrogância e libertinagem, não em contenda e invejar, mas revestir-se do Senhor Jesus Cristo, e não tomar providências para que a carne satisfaça suas concupiscências. [81]

Posteriormente, ele escreveu um relato de sua conversão em suas Confissões ( latim : Confessiones ), que desde então se tornou um clássico da teologia cristã e um texto-chave na história da autobiografia . Esta obra é uma demonstração de ação de graças e penitência. Embora seja escrito como um relato de sua vida, as Confissões também falam sobre a natureza do tempo, causalidade, livre arbítrio e outros tópicos filosóficos importantes. [82] O seguinte é retirado desse trabalho:

Tardiamente te amei, ó Bela tão antiga e tão nova, tardiamente te amei. Pois veja, você estava dentro e eu fora, e eu te procurei lá fora. Desagradável, corri despreocupado entre as coisas lindas que fizeste. Você estava comigo, mas eu não estava com você. Essas coisas me mantiveram longe de ti; mesmo que não existissem, a menos que estivessem em ti. Tu chamaste e clamaste em voz alta e abriste a minha surdez. Tu brilhaste e resplandeceste, e afugentaste a minha cegueira. Você respirou odores fragrantes e eu prendi a respiração; e agora eu ofego por ti. Eu provei, e agora tenho fome e sede. Tu me tocaste e eu queimei por tua paz. [83]

Ambrósio batizou Agostinho e seu filho Adeodato, em Milão na Vigília Pascal , de 24 a 25 de abril de 387. [84] Um ano depois, em 388, Agostinho completou seu pedido de desculpas pela Santidade da Igreja Católica . [20] Naquele ano, também, Adeodato e Agostinho voltaram para casa na África. [61] A mãe de Agostinho, Monica, morreu em Ostia , Itália, quando eles se preparavam para embarcar para a África. [65] Após sua chegada, eles começaram uma vida de lazer aristocrático na propriedade da família de Agostinho. [85] Logo depois, Adeodatus também morreu. [86] Agostinho então vendeu seu patrimônio e deu o dinheiro aos pobres. Manteve apenas a casa da família, que converteu em fundação monástica para si e para um grupo de amigos. [61]

Em 391 Agostinho foi ordenado um sacerdote em Hipona (hoje Annaba ), na Argélia . Ele se tornou um pregador famoso (acredita-se que mais de 350 sermões preservados sejam autênticos) e foi conhecido por combater a religião maniqueísta, à qual havia aderido anteriormente. [20]

Em 395, foi feito bispo coadjutor de Hipona e tornou-se bispo pleno logo depois, [87] daí o nome de "Agostinho de Hipona"; e ele deu sua propriedade à igreja de Thagaste. [88] Ele permaneceu nessa posição até sua morte em 430. Ele escreveu suas Confissões autobiográficas em 397-398. Sua obra A Cidade de Deus foi escrita para consolar seus companheiros cristãos logo após os visigodos tinham saquearam Roma em 410 . Agostinho trabalhou incansavelmente para convencer o povo de Hipona a se converter ao cristianismo. Embora tenha deixado seu mosteiro, ele continuou a levar uma vida monástica na residência episcopal.

Muito da vida posterior de Agostinho foi registrada por seu amigo Possidius , bispo de Calama (atual Guelma , Argélia), em seu Sancti Augustini Vita . Possídio admirava Agostinho como um homem de intelecto poderoso e um orador estimulante que aproveitava todas as oportunidades para defender o cristianismo contra seus detratores. Possídio também descreveu os traços pessoais de Agostinho em detalhes, desenhando o retrato de um homem que comia com moderação, trabalhava incansavelmente, desprezava a fofoca, evitava as tentações da carne e exercia prudência na administração financeira de sua sé. [89]

https://stringfixer.com/pt/Augustine_of_Hippo

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário