sexta-feira, 12 de abril de 2024

REFLEXÃO DOMINICAL I NA CRUZ, A VITÓRIA!

 

REFLEXÃO DOMINICAL I

NA CRUZ, A VITÓRIA!

Os discípulos buscam respostas aos últimos acontecimentos. Enquanto rezam, vivem uma expectativa. Rezar, e esperar... é atitude do bom cristão. Tomé - por algum compromisso ou desculpa – não participou da primeira reunião. Faltamos também nós, algumas vezes, à Santa Missa, e damos razões diversas. Será que ainda não passamos pela experiência com Jesus como os apóstolos? Na próxima reunião, eis que Tomé estava lá. Ele teve um encontro pessoal com Jesus. Arrependido, “atirou- -se” na misericórdia do Senhor e exclamou: meu Senhor e meu Deus! Na proximidade com o Ressuscitado, compreendemos que Jesus é Deus. Mas isto o demônio também sabe! A diferença é que nós somos de Jesus, enquanto que o anjo decaído é inimigo. Na Igreja, podemos participar da comunhão com os irmãos. O mundo nos mal- trata, ridiculariza nossa fé; deseja que acendamos uma vela a Deus e outra ao príncipe das trevas. Renunciemos essas armadilhas; proclamemos que Jesus ressuscitou: primeiro, com o testemunho e, depois, com palavras. A tarefa é laboriosa: as pessoas ficam uma hora na Missa, ouvem a homilia de alguns minutos e, em casa, veem televisão por quinze horas. Quem mais lhes fala não pensa os pensamentos de Jesus. Então, acabam optando pelo cami- nho do mundo e não o da Igreja: o apelo do âncora da TV faz mais adeptos. Há Católicos que “surfam na onda” do médico que orienta a fazer aborto, da feminista que apedreja a Igreja, da apresentadora contrária à sã doutrina. Os inimigos da fé desmoralizam a Igreja que defende a vida. Não raro, querem decidir entre a vida e a morte conforme seu proveito; e desejariam que o Estado pagasse a conta. Não há contrição para a morte dos fracos. É a cultura de morte, como chamou São João Paulo II, na Carta Encíclica Evangelium Vitae. Nós defendemos a vida. É nosso modo Católico de passar pelo mundo: carregando a Cruz, na Igreja da Cruz! Foi do coração ferido, na Cruz, que brotaram a misericórdia e os Sacramentos. Neste símbolo, no madeiro, Deus marcou a salvação. A Festa da Exaltação da Santa Cruz, em seu prefácio diz: Pusestes no lenho da Cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera. E o que vencera na árvore do paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido. Antes de ser dor, a cruz é sinal de amor. Um pregador disse: Não foram os cravos que prenderam Jesus àquela Cruz: foi o amor! Veneramos o símbolo não pelo que é, mas pelo que representa. Quando fazemos o Sinal da Cruz, indicamos ao demônio a nossa pertença a Deus. Pertencemos a Deus... na Igreja da Cruz! Por isso somos d’Ele! Tenhamos a bravura de testemunhar. Os discípulos de Emaús, quando se juntam aos demais, encontram Jesus outra vez. Ele toma uma refeição com eles e lhes transmite a paz. O medo dá lugar à alegria, porque a ressureição de Jesus afasta o mal, vence a morte e dá coragem para o testemunho. Fica conosco, Senhor!

Dom Jorge Pierozan Bispo Auxiliar de São Paulo

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-48b-28-3o-domingo-de-pascoa.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário