domingo, 23 de maio de 2021

PENSE NISSO!!!

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

O Pai e o Filho produzem o Espírito Santo como seu "sopro de amor”

 

A missão do Espírito Santo permanece invisível. A Escritura estabelece ligação íntima entre a missão do Filho e a do Espírito Santo (GI 4,4-6). Mas a insistência é sobre a interioridade ou a invisibilidade do dom do Espírito Santo (Rm 8,14-16).

 

Sendo nova forma de aliança de Deus com os homens, a missão do Espírito é de santificar a realidade à qual uma Pessoa divina foi enviada. Falamos, então, de inabitação das Pessoas divinas em nossa alma. Tal palavra quer dizer a permanência da relação de conhecimento e de amor.

 

Cada vez que uma pessoa é introduzida numa nova forma ou num novo grau de vida da graça, pode-se falar de uma missão do Espírito Santo. Tal expressão aplica-se ao crescimento da vida espiritual ou ao dom de um carisma. A missão é realizada em vista da operação espiritual e produz uma assimilação da alma à Pessoa divina enviada: de imagem de Deus que é, em virtude da criação, a alma se transforma à semelhança da Pessoa divina.

 

Santo Tomás explica: “A alma, por meio da graça, conforma-se a Deus. Para que uma Pessoa divina seja enviada a alguém por meio da graça, é preciso que se realize assimilação da alma à Pessoa divina enviada, pela mediação de algum dom da graça. O Espírito Santo é amor. Pelo dom da caridade a alma torna-se semelhante ao Espírito Santo. Segue-se daí que a missão do Espírito Santo é considerada em função do dom da caridade”.

 

Espírito Santo é a resposta de amor da terceira Pessoa às outras duas. O Pai e o Filho produzem o Espírito Santo como seu “sopro de amor”.

 

A caridade é participação do Espírito Santo em pessoa. Deus, o Pai, é a fonte de toda a Trindade, é fonte de tudo. Toda participação concreta desta riqueza nos é concedida por meio do Filho, no Espírito. O homem que recebe a graça recebe, ao mesmo tempo, certa semelhança com o Filho e o Espírito Santo, semelhança que o assimila às Pessoas divinas e o faz participar da comunicação vital própria da Santíssima Trindade.

 

Por Tácito Coutinho.

 

Fonte: https://www.rs21.com.br/noticias/reze-a-maior-novena-de-natal-da-tv-brasileira/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário