domingo, 16 de maio de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL I

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

NOSSA MISSÃO: ANUNCIAR JESUS CRISTO COMO SENHOR DE TODOS OS POVOS

- A solenidade de hoje, revela o verdadeiro sonho de Deus para a humanidade: a vida plena, perfeita e imortal. Esta vida começa agora, nesta terra. Olhar para o céu é refletir sobre nossa pequenez e também nossa grandiosidade, pois o Senhor Ressuscitado nos garantiu que, fiéis a Ele nesta terra, participaríamos de sua glória. Pensar no que se refere ao 'céu', ou às coisas de Deus, é pensar em uma realidade transformadora, contagiante e atraente. O cristão é uma pessoa que procura trilhar seu caminho inspirado pelas realidades celestes, ou seja, inspirados por grandes ideais que ultrapassam o isolamento e o individualismo. Quando olhamos para o que é de Deus, descobrimos quais ações precisamos integrar para viver o Reino.

- Após a Ascensão do Senhor, nada impedirá que o Evangelho seja levado a todas as criaturas. Todos os que estiveram diante do Senhor olhando para sua ascensão entenderam que as sementes do Evangelho já estão presentes em todo o mundo. É preciso descobri-las para cultivá-las, ou seja, é preciso descobrir o Reino e viver a Boa Nova trazida por Jesus.

- Com a Ascensão, começa definitivamente a missão de anunciar Jesus como Senhor de todos os povos, Senhor da história, do tempo e da eternidade. Assim sendo, a liturgia da Palavra dessa solenidade acentua muito mais a missão da Igreja do que o próprio fato da Ascensão. Este é o marco da missão. Podemos dizer que com ela nasce a Igreja missionária, com discípulos que têm a incumbência de levar aos confins da terra os ensinamentos de Jesus. Hoje nós somos estes discípulos. Esta é também a nossa missão. Está em nossas mãos dar continuidade àquilo que Jesus ensinou.

- Se a primeira leitura convida os cristãos a não descuidar dos deveres concretos deste mundo, a segunda leitura completa este pensamento e exorta os cristãos a não esquecerem que a vida deles não está limitada aos horizontes deste mundo. Embora comprometidos nas atividades desta vida, se sentem sempre como estrangeiros à espera que Cristo venha buscá-los para ficarem com Ele para sempre. Nós, nesta mesma experiência, enquanto esperamos sua vinda gloriosa, em nossa missão assumida neste mundo, somos chamados a abraçar como verdade o que Cristo nos diz no final do Evangelho de Mateus: "Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mt 28,20b).

- Jesus sentado à direita do Pai sempre esteve em sintonia com o Pai e por isso o Pai o ressuscitou e o fez participar de sua glória. Agora Jesus se encontra naquela mesma condição de antes de sua encarnação: O "Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus" (Jo 1,1). Assim, tudo o que Jesus fez e viveu adquire uma autoridade celeste que encoraja seus discípulos para a missão. Somos a comunidade dos que creem e caminham na mesma direção do Senhor Ressuscitado quando passamos por este mundo fazendo o bem, praticando a justiça, vivendo a paz e a fraternidade em uma vida de comunhão, amor, unidade e alegria com os irmãos. Um cristão - uma comunidade - que vive e prega o Reino de Deus não tem outro fim que não seja estar com o Senhor em sua glória.

- Que esta celebração nos ajude a contemplar as realidades do céu que é o próprio Cristo glorioso e, ao mesmo tempo, nos inspire a viver como peregrinos os valores do Reino que transformam a sociedade.

Fonte: http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2021/04/16_05_21.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário