domingo, 30 de maio de 2021

SAÚDE

Desigualdade social é determinante em avanço da pandemia, aponta pesquisador

Por Larissa Calixto


Comunidade de Paraisópolis -SP

Pesquisa publicada na revista científica Lancet Global Health aponta a desigualdade socioeconômica e a falta de apoio público à população mais vulnerável como os principais fatores para o avanço da pandemia no Brasil ao longo de 2020.

O estudo foi feito por institutos de pesquisa brasileiros e estrangeiros, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde e as universidades de Harvard (Estados Unidos) e a College London. Foram analisados dados sobre a estrutura populacional, características socioeconômicas, infra-estrutura assistencial do sistema de saúde brasileiro e indicadores sobre a covid-19, buscando compreender quais as causas de taxas altas de mortalidade em decorrência do coronavírus no país.

 

"A gente observou, no ano passado, que a trajetória da pandemia nos países dependia muito da resposta do sistema de saúde: se ele falhava, as populações mais afetadas eram primeiramente idosos e pessoas com doenças crônicas", diz Adriano Massuda, médico sanitarista e professor da FGV/Eaesp, um dos autores do estudo, em entrevista ao Congresso em Foco.

 

Ele afirma que, no Brasil, a questão socioeconômica foi determinante. "Grupos populacionais que moram em regiões mais carentes do Brasil, mais pobres, foram os mais afetados. Foram as regiões onde houve maior número de mortes", aponta.

 

https://congressoemfoco.uol.com.br/saude/desigualdade-social-e-determinante-em-avanco-da-pandemia-aponta-pesquisador/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário