domingo, 23 de maio de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL I

PENTECOSTES

E RENOVAREIS A FACE DA TERRA

Hoje celebramos Pentecostes, a festa do Espírito Santo descido sobre os apóstolos. O Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho, realiza as maravilhas do início da missão da Igreja. Sem esse dom divino, os apóstolos não teriam sido capazes de cumprir a missão recebida de Jesus.

É também o mesmo Espírito de Cristo que agiu ao longo da história da Igreja e age ainda hoje. Graças à sua ação, os apóstolos pregam o Evangelho com coragem, os ouvintes acolhem com fé a pregação e mudam de vida; o perdão é concedido aos pecadores, os enfermos são restaurados, os cristãos dão o testemunho do Evangelho, os missionários partem e os mártires entregam a vida por Cristo e pelo Evangelho.

Graças ao Espírito Santo, a Igreja atravessou 20 séculos de história, perseverou na fé recebida de Jesus e dos apóstolos, corrigiu seus erros, lançou-se com renovado ardor à missão e produziu frutos de vida e santidade. Graças à ação do Espírito Santo, há muitos Santos na vida da Igreja, que testemunham a imensa variedade de dons e carismas do Evangelho e a força da ação renovadora de Deus no mundo.

O Espírito Santo é o verdadeiro mestre interior da Igreja e de cada um que confia em sua ação. Ele “renova a face da terra”, como nós o invocamos. Por isso, ele também é o Espírito da eterna juventude da Igreja, que lhe concede fecundidade sempre renovada, quando ela se deixa orientar por sua ação suave e forte. A ele devemos recorrer também em nosso tempo, pedindo que renove nossa Igreja, a sociedade, a cultura e toda ação e organização humana. Ele age na Igreja, mas também fora dela, suscitando a procura da verdade e do bem.

Nossa cultura precisa muito do sopro renovador de Deus, para superar tantos sinais de morte, enrijecimento e dureza. Tantos são os sinais de um mundo envelhecido e marcado pela morte: a violência que fere e mata, a polarização ideológica, que torna sufocante e estéril a convivência humana, o egoísmo e a insensibilidade e a indiferença, as injustiças sociais, a corrupção de todo tipo...

São manifestações de um mundo que perdeu a vitalidade e a alegria. Precisamos do sopro renovador do Espírito Santo, que torne este mundo melhor.

Que o Espírito Santo também nos ajude a renovar a vida da Igreja em São Paulo, que vive o seu sínodo, “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”.

Precisamos também nós renovar e revitalizar nossa Arquidiocese, com suas paróquias e comunidades, organizações eclesiais e pastorais em todos os níveis. Precisamos que o Espírito Santo renove a vida das famílias, de pais e filhos, das organizações da sociedade, para que se coloquem decididamente a serviço das pessoas, especialmente daquelas que mais sofrem. Que venha sobre nós o Espírito Santo, para renovar-nos! E assim o mundo também será renovado. Feliz Solenidade de Pentecostes!

Cardeal Odilo P. Scherer Arcebispo de São Paulo

Fonte: http://www.arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano_45-b-34-pentecostes-solenidade.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário