sábado, 9 de outubro de 2021

OS JOGOS ELETRÔNICOS: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS


Por Giovanni Augusto Pereira Bonadiman

Os Jogos Eletrônicos O jogo eletrônico, videojogo ou videogame é aquele que usa a tecnologia de computador. Ele pode ser jogado em computadores pessoais (dentre eles tablets e telefones celulares), em máquinas de fliperama ou em consoles. Um console é um computador pequeno que serve basicamente para jogar videogame — PlayStation, Xbox e Wii são exemplos.

Os consoles são conectados a controles manuais e a um aparelho de televisão. As pessoas podem jogar tanto sozinhas quanto acompanhadas.

História

No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som. William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. O primeiro jogo de fliperama chamouse Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época. Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho fazia rodar um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores. Em 1981, Shigeru Miyamoto – Nintendo – lançou o Donkey Kong. Em seu enredo, o herói, com o apelido de Jumpman, um carpinteiro baixinho, deveria salvar sua namorada Pauline das garras de um gorila raivoso. Para isso era preciso que o carpinteiro vencesse obstáculos, saltasse por cipós, atravessasse rios até encontrá-la e resgatá-la. Atari 2600 foi um console de jogos eletrônicos popular no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Computer Space, primeiro fliperama da história. Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games. A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade de videogame que vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade virtual. Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real.

 Vantagens Desvantagens

● Ensinam os jogadores a tomar decisões e a agir e, com isso, o mais importante: eles veem seus esforços recompensados.

● Ajudam a adquirir conhecimentos (linguagens específicas, símbolos, técnicas etc.).

● Proporcionam a sensação de destreza e plenitude, que conduz ao aumento da autoestima e ao reconhecimento social perante os amigos.

 ● Permitem exercitar a imaginação, sem limites espaciais ou temporais.

 ● Desenvolvem a coordenação viso motora, ensinam habilidades psicomotoras e ajudam a “aprender a aprender”.

● Podem fazer com que os jogadores lhes dediquem tempo excessivo, abandonando outras tarefas.

 ● Algumas pessoas com sintomas de fobia social utilizam esse tipo de entretenimento como refúgio.

● Dependência aos jogos eletrônicos.

Malefícios do uso excessivo dos jogos eletrônicos

Não é novidade para ninguém que a tecnologia traz tanto benefícios quanto malefícios para os internautas. Um caso que exemplifica bem este apontamento são os jogos eletrônicos, que ao mesmo tempo que possibilitam um momento de descontração e diversão, podendo ainda contribuir com o raciocínio lógico do jogador, também são responsáveis por diversos danos prejudiciais à saúde quando usados de forma excessiva e sem controle.

Por isso, é de extrema importância se atentar ao tempo de jogo. É recomendado, para as crianças a partir de 10 anos, não ultrapassar duas horas por dia. Desse modo, elucidando o tempo limite citado, listamos 5 malefícios que o videogame em excesso pode causar:

1.    FALTA DE CONCENTRAÇÃO

Uma das consequências do excesso de jogos eletrônicos é a falta de concentração em outras atividades que não sejam o videogame. E isso pode dificultar o aprendizado na escola, os jovens que passam horas em frente ao computador ou televisão se distraem com muita facilidade durante a aula.

2.    OBESIDADE

A falta de atividades físicas está cada vez mais presente no cotidiano das crianças e adolescentes, uma vez que eles optam por jogar videogame ao invés de praticar algum exercício. Este fato aumenta consideravelmente as chances destes internautas se tornarem obesos, o que no futuro pode ocasionar sérios problemas de saúde.

3.    SÍNDROME DO OLHO SECO

A frequência de luminosidade prejudica os olhos e a exposição excessiva pode desencadear essa síndrome que se desenvolve com a falta de lubrificação do olho. Ela causa uma irritação semelhante a conjuntivite e o olho pode ficar seco, vermelho e inflamado. Os principais sintomas são desconforto e sensibilidade à luz.

4.    PROBLEMAS DE AUDIÇÃO

É muito comum as pessoas jogarem com o uso de fones de ouvido em um volume muito alto e, ao contrário do que podem pensar, essa prática a longo prazo causa diversas consequências, uma delas são os sintomas da perda de audição ainda com pouca idade. Por isso, é importante se atentar ao volume dos fones e por quanto tempo ele está sendo usado. ;)

5.    POSTURA INADEQUADA 

Por conta do jogo em excesso, este muitas vezes praticado sentado, a postura tende a se manter de forma errada e isso pode desencadear incômodos como a lordose, hérnia de disco ou escoliose. Para evitar esses problemas na coluna é importante dar uma pausa no jogo para se alongar. No entanto, o adequado mesmo é não ficar horas jogando, mas sim um curto período de tempo.

Fonte: IBV
https://vivaassim.com.br/saude/maleficios-do-uso-excessivo-dos-jogos-eletronicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário