sábado, 2 de outubro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 03 DE OUTUBRO DE 2021

ANO DE SÃO JOSÉ

MÊS MISSIONÁRIO E DO ROSÁRIO

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B(D.T.C.-B)

“O homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne.
Assim, já não são dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” ( Mc 10, 7-9).

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

As leituras do 27º Domingo do Tempo Comum apresentam, como tema principal, o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher: formar uma comunidade de amor, estável e indissolúvel, que os ajude mutuamente a realizarem-se e a serem felizes. Esse amor, feito doação e entrega, será para o mundo um reflexo do amor de Deus.

Aprofundando os textos bíblicos: Gênesis 2,18-24; Salmo 128(127); Hebreus 2,9-11; Marcos 10,2-16

Jesus coloca a aliança matrimonial na perspectiva do plano original do Criador, recordando Gn 1,27 e 2,24. O homem e a mulher casados formam uma unidade pessoal inseparável. A legislação mosaica referente ao divórcio surgiu após o projeto inicial de Deus, por causa da dureza do coração.

Conforme Dt 24,1, somente o homem podia dar o documento de divórcio, mas na legislação romana também a mulher tinha o direito de tomar tal iniciativa. Cristo, com sua palavra, propõe a transformação radical, que vai além das prescrições legais, sugerindo igual responsabilidade aos esposos. Jesus propõe voltar ao sonho divino, revelado desde o princípio da criação.

Para participar da aliança amorosa com o Senhor, é necessário viver a confiança e a receptividade como as crianças. Por isso, Jesus afirma que é preciso receber o Reino de Deus como uma criança, para entrar nele (v.15). Assim, a atitude de Jesus, que abraça e abençoa as crianças, impondo-lhes as mãos (v.16), torna-se paradigma da disponibilidade do discípulo perante o Reino.

A 1ª leitura sublinha que a criação do ser humano é obra gratuita do amor de Deus. Homem e mulher foram formados com a mesma natureza, e ao unir-se em matrimônio, constituem uma só carne para viverem na igualdade e comunhão. No salmo, a bênção de Deus se manifesta em cada dia da vida, na família, no trabalho ao longo das gerações. Na 2ª leitura, Cristo assume nossa condição humana até a morte para nos libertar e santificar, introduzindo-nos na glória.

2- MÊS MISSIONÁRIO 2021

Tema: Jesus Cristo é missão

Lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro desde 1972. Colaboram nesta ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

 

“Jesus Cristo é missão” foi o tema escolhido para o mês missionário, cuja inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). O novo contexto da pandemia que se estende de forma prolongada, evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças de que tantos já padeciam. Desmascarou nossas falsas seguranças e desnudou nossa fragilidade humana.

 

Motivados pela Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, a Campanha Missionária de 2021 destaca o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança: “Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção.” (Papa Francisco)

https://www.pom.org.br/campanha-missionaria-2020/

3- OUTUBRO ROSA

Ao longo dos anos a Sociedade Brasileira de Mastologia vem chamando a atenção para o diagnóstico precoce. Sabemos que, através dele, ou seja, com um rastreamento mais eficaz, teremos chance de reduzir o alto índice de pacientes que chegam aos mastologistas com o estágio avançado do câncer de mama. Diante disso, somado ao cenário que se apresentou no início do ano passado, com uma pandemia sem precedente, a SBM decidiu abordar o tema de uma forma mais leve e com cunho positivo. Assim foi feito e a repercussão foi bastante positiva no país inteiro.

Sendo assim, a entidade decidiu manter o mote Quanto Antes Melhor, reforçando os pilares conceituais que inspiraram a sua criação, quais sejam:

A prevenção quanto antes adotarmos um estilo de vida mais saudável melhor, com a prática de exercícios físicos, alimentação saudável etc.

Diagnóstico precoce

Realização da mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade
Visita regular ao mastologista para o acompanhamento com o especialista

Tratamento

A navegação do paciente deve ser mais eficaz, desde o acesso à mamografia, ressonância, passando pela realização da biópsia e o acesso ao resultado;

Início do tratamento em até 60 dias após o diagnóstico.

Enfim, o objetivo da SBM é continuar ao lado da mulher brasileira no combate ao câncer de mama e na luta para terem os seus direitos respeitados. A entidade acredita que quanto antes conscientizarmos a sociedade brasileira sobre esses temas, melhor para a saúde das mulheres em todo o território nacional.

https://www.sbmastologia.com.br/outubro-rosa-2021/

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA:


01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:
      1. Liturgia do 27.º Domingo do Tempo Comum- Ano B(D.T.C.-B);
      2. Outubro: Mês Missionário;
      3. Outubro Rosa;

02- LEITURAS DO 27.º D.T.C.-B;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: “PROMESSA DE AMOR”;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: Mc 10,2-16;

06- ESTILO DE VIDA: POR QUE CASAR É MELHOR QUE SE JUNTAR?

07- A MISSÃO DA IGREJA NO MUNDO: REPENSAR FUNDAMENTOS, HERANÇAS E DIMENSÕES 30 ANOS DEPOIS DO DECRETO “AD GENTES” (I);

08- APARECIDA E DEVOÇÃO POPULAR (I);

09- POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NESTE MUNDO?

10- O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO;

11- CPRI: “CRENÇAS E PRÁTICAS RELIGIOSAS INTOXICANTES: COMO IDENTIFICÁ-LAS";

12- SANTO AGOSTINHO NOS ENSINA SOBRE AS TRÊS BONDADES DO MATRIMÔNIO;

13- SUGESTÃO DE LEITURAS:
      1. Dos Bens do Matrimônio (Santo Agostinho);
      2. O Sacramento do Matrimônio e as Causas da Nulidade (Anselmo Chagas de Paiva).

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: bonadimansergio@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!

# VACINA SIM!

OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA CÂNCER DE MAMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário