sábado, 9 de outubro de 2021

LEITURAS DA MISSA

28.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B

PRIMEIRA LEITURA I - Sab 7,7-11
Leitura do Livro da Sabedoria

Orei e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois ao seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata, será como a lama. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos.
– Palavra do Senhor
T - Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 89 (90)

Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor,
E exultaremos de alegria!

Ensinai-nos a bem contar os nossos dias,
E dai-nos ao nosso coração sabedoria!
Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?
Tende piedade e compaixão de vossos servos!

Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor,
E exultaremos de alegria!

Saciai-nos de manhã com vosso amor,
exultaremos de alegria todo o dia!
Alegrai-nos pelos dias que sofremos,
Pelos anos que passamos na desgraça!

Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor,
E exultaremos de alegria!

Manifestai a vossa obra aos vossos servos
E a seus filhos revelai a vossa glória
Que a bondade do Senhor e nosso Deus
Repouse sobre nós e nos conduza!
Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor,
E exultaremos de alegria!

LEITURA II – Hb 4,12-13

Leitura da Epístola aos Hebreus

A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, Articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, E é a ela que devemos prestar contas.
– Palavra do Senhor!
T - Graças a Deus!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA – Mt 5,3
Aleluia. Aleluia.
Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus.

EVANGELHO – Mc 10,17-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus disse: “por que me chamas de bom? ”Só Deus é bom e mais ninguém. Tu conheces os Mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe! Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “só uma coisa te falta: vai vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” Mas, quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza,  porque era muito rico. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” Os discípulos se admiraram com estas palavras, mas ele lhe disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!” É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: para os homens isso é impossível, mas não para  Deus. Para Deus tudo é possível.  Pedro então começou a dizer-lhe: “eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casas, irmãos, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
– Palavra da Salvação
T - Glória a vós, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário