sábado, 2 de outubro de 2021

LEITURAS DA MISSA

27.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B


Anim. No projeto original de Deus, a união matrimonial no amor é indissolúvel. Esta verdade é compreensível na simplicidade das crianças e sustentada pela graça divina.

1ª Leitura: Gn 2,18-24
L. Leitura do Livro do Gênesis.

O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar- -lhe uma auxiliar semelhante a ele”. Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens; mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. Depois, da costela de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne de minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne.
– Palavra do Senhor.
A. Graças a Deus.

Salmo: Sl 127(128)

S. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
A. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

Feliz és tu se temes o Senhor
e trilhas seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos hás de viver,
serás feliz, tudo irá bem!

A tua esposa é uma videira bem fecunda
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira
ao redor de tua mesa. 

Será assim abençoado todo homem
que teme o Senhor.
O Senhor te abençoe de Sião,
cada dia de tua vida,
para que vejas prosperar Jerusalém,
e os filhos dos teus filhos.

Ó Senhor, que venha a paz a Israel,
que venha a paz ao vosso povo!

2ª Leitura: Hb 2,9-11
L. Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos: Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos.
– Palavra do Senhor.
A. Graças a Deus!

Evangelho: Mc 10,2-16

A. Aleluia...
L. Se amarmos uns aos outros, Deus em nós há de estar; e o seu amor em nós se aperfeiçoará.
A. Aleluia...

P. O Senhor esteja convosco.
A. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
A. Glória a vós, Senhor!

P. Naquele tempo, alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
– Palavra da Salvação.
A. Glória a vós, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário