sábado, 23 de outubro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 24 DE OUTUBRO DE 2021

ANO DE SÃO JOSÉ
MÊS MISSIONÁRIO E DO ROSÁRIO
DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA
OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

Tema: Jesus Cristo é missão
Lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B(D.T.C.-B)

CORAGEM, LEVANTA-TE!

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

A liturgia do 30° Domingo do Tempo Comum fala-nos da preocupação de Deus em que o homem alcance a vida verdadeira e aponta o caminho que é preciso seguir para atingir essa meta. De acordo com a Palavra de Deus que nos é proposta, o homem chega à vida plena, aderindo a Jesus e acolhendo a proposta de salvação que Ele nos veio apresentar.

A primeira leitura afirma que, mesmo nos momentos mais dramáticos da caminhada histórica de Israel, quando o Povo parecia privado definitivamente de luz e de liberdade, Deus estava lá, preocupando-se em libertar o seu Povo e em conduzi-lo pela mão, com amor de pai, ao encontro da liberdade e da vida plena.

A segunda leitura apresenta Jesus como o sumo-sacerdote que o Pai chamou e enviou ao mundo a fim de conduzir os homens à comunhão com Deus. Com esta apresentação, o autor deste texto sugere, antes de mais, o amor de Deus pelo seu Povo; e, em segundo lugar, pede aos crentes que “acreditem” em Jesus – isto é, que escutem atentamente as propostas que Ele veio fazer, que as acolham no coração e que as transformem em gestos concretos de vida.

No Evangelho, o catequista Marcos propõe-nos o caminho de Deus para libertar o homem das trevas e para o fazer nascer para a luz. Como Bartimeu, o cego, os crentes são convidados a acolher a proposta que Jesus lhes veio trazer, a deixar decididamente a vida velha e a seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida. Dessa forma, garante-nos Marcos, poderemos passar da escravidão à liberdade, da morte à vida.

2- DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

 

Em nosso batismo, recebemos uma vela, símbolo da luz de Cristo que precisamos irradiar e na qual devemos caminhar nesta vida rumo à casa do Pai. Louvemos a Deus que nos reúne em sua Igreja e nos confia a sua missão.

 

P. (... Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária – Jesus Cristo é missão - “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20) / a missão da compaixão neste tempo de pandemia / ...)

 

O novo contexto da pandemia que se estende de forma prolongada, evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças de que tantos já padeciam. Desmascarou nossas falsas seguranças e desnudou nossa fragilidade humana.

Coleta Missionária - As ofertas feitas todos os anos no Dia Mundial das Missões tornam possível a cooperação missionária de cada cristão e da Igreja local na missão universal, além- -fronteiras, alargando os horizontes da caridade a todos os povos. Só assim, o mandamento do amor será completo por incluir os que estão longe como irmãos e irmãs mais queridos.

3- NOTÍCIAS DE SP, DO BRASIL E DA IGREJA(até o dia 19/10)


Ø  MORTES POR COVID-19 JÁ ULTRAPASSOU 603.000.

Ø  Brasil registrou no dia 18/10 197 mortes em 24h; média móvel de 322.

Ø  PESSOAS IMUNIZADAS CONTRA A COVID-19: Já passou dos 100 milhões.

Ø  População estará imunizada contra Covid até o fim do ano, diz ministro

Queiroga participou do Dia D da Campanha de Multivacinação; "Estamos nos preparando para sair da maior crise sanitária que a humanidade já enfrentou", disse o Ministro

https://exame.com/brasil/populacao-estara-imunizada-contra-covid-ate-o-fim-do-ano-diz-ministro/

Ø  TECNOLOGIA E GAMES: Streaming de jogos chegou ao Brasil com 800 jogos e plano grátis.

Ø  SP anunciou volta obrigatória às aulas presenciais a partir de 18 de outubro.

O governo de São Paulo anunciou que, a partir do dia 18 de outubro, a presença dos alunos será obrigatória nas escolas estaduais e privadas no estado. O distanciamento de um metro entre os estudantes deixará de ser exigido no dia 3 de novembro. O uso de máscaras continua obrigatório.

https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/10/13/sao-paulo-retorno-as-aulas-presenciais.htm

Ø  GOVERNO JÁ FECHOU VALOR DO AUXÍLIO EMERGENCIAL: RS 400,00 E MINISTÉRIO PREVÊ 30 BILHÕES FORA DO TETO PARA BANCAR AUXÍLIO BRASIL.

Ø  INFLAÇÃO NO BRASIL DEVE FECHAR ANO MAIOR QUE A DE 83% DOS PAÍSES.

Ø  Preços dos alimentos disparam 33% em todo o mundo

Além da pandemia e da alta nos combustíveis, mudanças climáticas são fatores que causam a inflação.

https://www.band.uol.com.br/noticias/precos-dos-alimentos-disparam-33-em-todo-o-mundo-16452337

Ø  Prefeitura do Rio libera lotação máxima em shoppings, teatros e cinemas.

Ø  CBF ATUALIZA PROTOCOLO E PASSA A PERMITIR TORCIDA VISITANTE.

Ø  SÍNODO 2023

Vade-mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas igrejas locais está disponível em Português

Já estão disponíveis em Português o documento preparatório e o Vade-mécum da Assembleia sinodal de 2023, cujo tema é "Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão". O vade-mécum oferece apoio prático às pessoas ou à equipe diocesana de contato, designadas pelo bispo. O material oferecido pela Secretaria Geral do Sínodo é um guia para apoiar os esforços de cada Igreja local, mas "não como um livro de regras"

https://www.cnbb.org.br/categoria/sinodos/sinodo-2023/

Ø  Sínodo dos Bispos 2023

“Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”

Em 2023, será realizada a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O Papa Francisco tem afirmado que o “caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio”.

Esse caminho sinodal de três anos é articulado em três fases (diocesana, continental, universal), feito de consultas e discernimento, que culminará com a assembleia de outubro de 2023 em Roma. 

http://arquisp.org.br/sinodo-dos-bispos-2023

Ø  João Paulo I será beato: Episcopado brasileiro havia pedido sua beatificação

Já de há muito se esperava esta notícia. A fama de santidade de Albino Luciani está presente no mundo inteiro, inclusive no Brasil. O fato de todo o episcopado brasileiro ter pedido a abertura de sua causa de beatificação é uma expressão eloquente da fama de santidade deste grande pastor, que havia escolhido a palavra “humilitas” para seu brasão episcopal. É conhecida a amizade que Albino Luciani teve com o cardeal Lorscheider e a proximidade do futuro beato com o Brasil, tendo-o visitado em 1975.

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-10/joao-paulo-i-beato-episcopado-brasileiro-pediu-sua-beatificacao.html

Ø  CNBB, DOM ORLANDO BRANDES E PAPA FRANCISCO RECEBEM APOIOS E SOLIDARIEDADE APÓS AGRESSÕES DE DEPUTADO

As mensagens de solidariedade que chegaram à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, e também endereçadas ao Papa Francisco têm se multiplicado, desde o dia 17, após a divulgação da Carta aberta da entidade ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e aos Cidadãos e cidadãs brasileiros.

A CNBB afirmou rejeitar “fortemente as abomináveis agressões proferidas pelo deputado estadual Frederico D’Avila, no último dia 14 de outubro, da Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”. Com ódio descontrolado, continuou a Conferência, “o parlamentar atacou o Santo Padre o Papa Francisco, a CNBB, e particularmente o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Feriu e comprometeu a missão parlamentar, o que requer imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes”.

Autoridades, políticos, entidades religiosas e civis têm manifestado apoio a dom Orlando, ao Papa e à Conferência Episcopal, repudiando as falas agressivas do parlamentar.

https://www.cnbb.org.br/cnbb-dom-orlando-brandes-e-papa-francisco-solidariedade-apos-agressoes-de-deputado/


SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA:


01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

1. LITURGIA  DO 30º D.T.C.-B;

2. DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA;

3. NOTÍCIAS DE SP, DO BRASIL E DA IGREJA;

02- LEITURAS DO 30º D.T.C.- B;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS

04- MENSAGEM DE SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2021;

05- REFLEXÃO DOMINICAL I: “JESUS: CURA E SALVAÇÃO!”;

06- REFLEXÃO DOMINICAL II: “SENTADO À BEIRA DO CAMINHO”;

07- 25 DE OUTUBRO -  SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO: O PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO;

08- SÃO SIMÃOS E SÃO JUDAS TADEU, APÓSTOLOS;

09- RELIGIÃO: DOUTRINA CATÓLICA NÃO É “DE DIREITA OU DE ESQUERDA”, DIZ PE. ZEZINHO;

10- ESPIRITUALIDADE: ONDE MARIA VIVEU DEPOIS DA RESSURREÇÃO?

11- EM FOCO: A CPI, A CIÊNCIA E O REALISMO CRISTÃO;

12- SANTO AGOSTINHO: ASPECTOS ECLESIOLÓGICOS DA MARIOLOGIA AGOSTINIANA;

13- SUGESTÃO DE LEITURA:

1. A Igreja, Corpo de Cristo- Síntese da Eclesiologia de Santo Agostinho;

2. Pequeno Manual Antirracista (Djamila Ribeiro).

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabendobem@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!

OUTUBRO ROSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário