sábado, 16 de outubro de 2021

SUGESTÃO DE LEITURAS

1- Verdades do tempo - Thiago Brado

Vivemos em um mundo ansioso pelo que não chegou, e que pode nem chegar, dormimos pensando em um amanhã incerto. Seguimos arrependidos ou com saudades do passado que não voltará, e apreensivos com um futuro imprevisível, temos perdido a oportunidade de viver o único modelo de tempo possível, o hoje!

Thiago Brado reuniu, neste livro, uma experiência intensa de pensar as três realidades mais profundas e, ao mesmo tempo, complexas da existência humana: o presente, o passado e o futuro.

Refletir sobre o tempo é, antes de tudo, posicionar-se frente a uma realidade inerente à vida de cada pessoa, entender nosso atual mundo e usar isso para fortalecer nossa fé e nossa expectativa de futuro. Revisitar o passado, por vezes, pode trazer doces lembranças ou memórias de feridas não cicatrizadas, necessárias para a compreensão de quem nos tornamos, e do porque somos assim. Ao mesmo tempo que pensar demasiadamente no futuro, pode nos sequestrar a beleza de viver o agora. É necessário sim entender quem fomos no passado, e também é necessário termos um desejo para o futuro, mas, precisamos viver o agora, precisamos fazer coisas e feitos para Deus no agora. Pense no presente, viva o hoje, amanhã a Deus pertence. 

"As verdades do tempo - Passado não volta, Futuro não temos e o Hoje não acabou."

https://www.bethania.com.br/blog/espiritualidade/dicas-de-livros-catolicos-para-alimentar-a-sua-fe-45

2. POR UMA PARÓQUIA MISSIONÁRIA À LUZ DE APARECIDA

Por uma paróquia missionária à luz de Aparecida, novo trabalho do padre Gelson Luiz Mikuszka, tem como base a sua experiência de quatro anos na coordenação de uma das equipes de missões populares redentoristas no Brasil e uma dissertação de mestrado, cujo tema versou sobre a paróquia missionária no Documento de Aparecida.

Publicado pela PAULUS, o título afirma: a paróquia é célula viva da Igreja e lugar onde a maioria dos fiéis faz sua experiência eclesial com Cristo (cf. DAp 304), mas ressalta que atualmente essa grande e histórica instituição não tem conseguido desempenhar seu papel evangelizador de forma efetiva.

 “Não há aqui a pretensão de se criar um método missionário fixo ou dar receitas prontas para a missionariedade da paróquia acontecer, mas, sim, buscar alternativas que a ajudem a crescer em sua ação missionária, à luz do Documento de Aparecida”, explica o autor.

Com esse objetivo, Mikuszka apresenta a vivência missionária da Igreja, que se dá em uma ação missionária multifacetada, fazendo-se missionária e integrando-se a contextos, situações e novas maneiras de ser. Em seguida, propõe reflexões cujo foco é a missão no contexto paroquial, além de fornecer alguns alertas.

“A vivência comunitária da fé pelo discipulado é condição imprescindível para uma Igreja em estado permanente de missão. É possível que a paróquia seja missionária, à luz de Aparecida, desde que se torne comunidade de comunidades, que suscite, forme e interaja com os discípulos missionários, passando por mudanças tanto na estrutura quanto na mentalidade.”

Dividido em três partes, além da apresentação, introdução e conclusão, o livro ganha destaque por apontar caminhos e incentivar o processo de discipulado missionário paroquial, unidos a um levantamento histórico-teológico sobre a missão eclesial e a paróquia.

Por uma paróquia missionária à luz de Aparecida é mais um lançamento da coleção Comunidade e Missão. Com mais de trinta títulos, a série visa estimular estudantes, religiosos, teólogos e demais interessados a refletirem acerca de temas importantes para a Igreja no Brasil.

Padre Gelson Luiz Mikuszka é membro da Congregação Missionária do Santíssimo Redentor (Redentorista). Nasceu na cidade de Telêmaco Borba, interior do estado do Paraná. É licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). É mestre em Teologia, desde o ano de 2011, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na área de Teologia Pastoral

https://www.paulus.com.br/portal/releases/inspirado-no-documento-de-aparecida-livro-reflete-sobre-a-atuacao-missionaria-das-paroquias/#.YS45II5KjDc

Nenhum comentário:

Postar um comentário