sábado, 9 de outubro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 10 DE OUTUBRO DE 2021

ANO DE SÃO JOSÉ
MÊS MISSIONÁRIO E DO ROSÁRIO

Tema: Jesus Cristo é missão
Lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B(D.T.C.-B)

"Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me."(Mc 10,21).

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

Estamos no mês missionário. Missão é doação amorosa da vida em favor dos outros. A liturgia deste domingo sugere-nos uma reflexão sobre a sabedoria que buscamos em Deus. Aponta para a responsabilidade na dimensão da partilha dos bens, do desprendimento e da solidariedade.

A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que nem sempre o que reluz é ouro e que é preciso, por vezes, renunciar a certos valores perecíveis, a fim de adquirir os valores da vida verdadeira e eterna.

Na primeira leitura, um “sábio” de Israel apresenta-nos um “hino à sabedoria”. O texto convida-nos a adquirir a verdadeira “sabedoria” (que é um dom de Deus) e a prescindir dos valores efémeros que não realizam o homem. O verdadeiro “sábio” é aquele que escolheu escutar as propostas de Deus, aceitar os seus desafios, seguir os caminhos que Ele indica.

O Evangelho apresenta-nos um homem que quer conhecer o caminho para alcançar a vida eterna. Jesus convida-o renunciar às suas riquezas e a escolher “caminho do Reino” – caminho de partilha, de solidariedade, de doação, de amor. É nesse caminho – garante Jesus aos seus discípulos – que o homem se realiza plenamente e que encontra a vida eterna.

A segunda leitura convida-nos a escutar e a acolher a Palavra de Deus proposta por Jesus. Ela é viva, eficaz, atuante. Uma vez acolhida no coração do homem, transforma-o, renova-o, ajuda-o a discernir o bem e o mal e a fazer as opções corretas, indica-lhe o caminho certo para chegar à vida plena e definitiva.

2- SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA – 12 DE OUTUBRO

No dia de outubro, celebramos a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, mãe do povo brasileiro. Maria é mãe sempre atenta às necessidades de seus filhos e filhas, mestra do serviço e da gratuidade. Com alegria, louvemos aquela que sempre soube dizer sim a Deus e nos anima a cumprir a palavra de seu Filho. A padroeira do Brasil nos cobre com seu manto e nos ensina a ser verdadeiros discípulos missionários de Jesus.

Celebremos fervorosamente a Senhora Aparecida, nossa Mãe e Rainha. A pequena imagem, fragmentada, pescada no rio Paraíba, nos traz uma grande liçãoDo que está dividido é possível unir de novo. Rompam-se os muros, abismos, distâncias que criamos entre nós mesmos. Ela é Mãe e Senhora do povo cristão, povo da nova e eterna Aliança, e nos ensina a nos reconciliar e a ser instrumento de reconciliação.

3- NOTÍCIAS DE SÃO PAULO, DO BRASIL E DA IGREJA (até o dia 05/10)

 

Ø  O Brasil superou 597 mil mortes por Covid e a média móvel abaixo de 500.

Ø  Até o dia 02/10, o Brasil já havia vacinado 147milhões com a primeira dose e 92,5 milhões totalmente imunizados. Ou seja, 42,19% estão totalmente imunizados.

Ø  Cientistas criam vacina mais eficaz em adesivo.

Ø  Vacina da Pfizer reduz internação em 90% por pelo menos 6 meses, segundo estudo.

Ø  Pfizer é segura e eficaz para crianças de 5 a 11 anos, dizem fabricantes.

Ø  ANVISA aprova estudo com células-tronco.

Ø  Farmacêutica testa primeiro comprimido contra Covid.

Ø  São Paulo planeja carnaval de rua com 15 milhões de pessoas e sem restrições.

Ø  Reservatórios em baixa- Já há racionamento em várias cidades de SP e existe o risco de um apagão no Brasil.

Ø  115 Concursos Públicos com Inscrições abetas para mais de 14 mil vagas no Brasil, com salário de até R$ 29,9 mil.

Ø  Oito empresas abrem vagas de emprego e estágio em todo o Brasil.

Ø  Movimentos Sociais ocuparam Bolsa de Valores em protesto contra o desemprego e a Inflação.

Ø  Desemprego recua, mas ainda atinge 14,1 milhões.

Ø  61% creem que a corrupção no Brasil tende a aumentar.

Ø  Renda média do trabalhador brasileiro é a menor desde 2017.

Ø  SP estuda para outubro desobrigar o uso de máscara

Ø  O Papa: a educação compromete-nos a acolher o outro como ele é, sem julgar ninguém

“Se no passado, mesmo em nome da religião, se discriminaram as minorias étnicas, culturais, políticas e outras, hoje queremos ser defensores da identidade e dignidade de toda a pessoa e ensinar as novas gerações a acolherem a todos sem discriminações. Por conseguinte, a educação compromete-nos a acolher o outro como ele é, não como eu quero que seja, como é e sem julgar nem condenar ninguém”, disse o Papa este 5 de outubro, no Vaticano, no Encontro Religiões e Educação: Pacto Educacional Global.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-10/papa-francisco-pacto-educativo-global-acolher-o-outro-como-ele-e.html

Ø  Comissão Arquidiocesana de Liturgia retoma reuniões presenciais

Na tarde de 29 de setembro, na Catedral da Sé, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL) esteve reunida presencialmente pela 1a vez desde o início da pandemia de COVID-19. A última reunião presencial havia sido em 5 de março de 2020.

Houve avaliações positivas sobre o sucesso alcançado com as lives sobre Formações Litúrgicas Musicais sobre Quaresma, Tríduo Pascal e Pentecostes promovidas pela CAL e conduzidas por Dom José Benedito Cardoso, Maestro Delphin Porto e Regiane Martinez realizadas neste ano e que alcançaram Equipes de Liturgia de norte a sul do Brasil, com média de 6 mil visualizações por live, no canal do Youtube da Catedral.

As próximas reuniões da CAL serão em 4 de novembro e  em 9 de dezembro.

https://osaopaulo.org.br/sao-paulo/comissao-arquidiocesana-de-liturgia-retoma-reunioes-presenciais/

Ø  Pastoral do Povo da Rua arrecada brinquedos e roupas para o Dia das Crianças

A Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo está promovendo uma campanha de arrecadação de brinquedos e roupas para a festa do Dia das Crianças, que será no dia 12 de outubro.

Durante a pandemia, diariamente são distribuídas entre mil e 1,5 mil marmitas nas ruas de São Paulo, com o preparo feito no local. Todos os dias, são produzidas 2 mil unidades entre pães e bolinhos, que também são distribuídos à população de rua.

Todos os recursos repassados pela Arquidiocese e os obtidos por doações são revertidos em favor da população de rua, não só para a compra de alimentos, mas também de itens de higiene, cobertores e até medicamentos que não requerem prescrição médica.

https://osaopaulo.org.br/sao-paulo/pastoral-do-povo-da-rua-arrecada-brinquedos-e-roupas-para-o-dia-das-criancas/

Ø  “JESUS CRISTO E A MULHER EM MISSÃO” FOI TEMA DA OITAVA LIVE DA SÉRIE “MULHERES NA MISSÃO”, NO DIA 8 DE OUTUBRO.

E será sobre o olhar da mulher na missão a partir da reflexão e realização da Campanha Missionária desse ano que tem como tema: “Jesus Cristo é missão” e a inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20) que a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai debater na oitava edição da série de lives “Mulheres na Missão”, a temática: “Jesus Cristo e a mulher em missão”.

https://www.cnbb.org.br/jesus-cristo-e-a-mulher-em-missao-e-tema-da-oitava-live-da-serie-mulheres-na-missao-nesta-sexta-feira-8/

 

Ø  Dom Ângelo Mezzari presidiu missa na festa de Nossa Senhora das Mercês

Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga ressaltou a beleza e a graça da proteção de Maria aos fiéis


Arquivo paroquial

A festa da padroeira da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, Setor Pastoral Anchieta, foi celebrada na sexta-feira, 24, com missa presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, e concelebrada por padres mercedários.

Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga ressaltou a beleza e a graça da proteção de Maria aos fiéis, recordando que o bairro no qual a Paróquia se localiza leva o nome da Santa Padroeira, de modo que ao ler as placas das ruas, consultar os aplicativos de GPS, é possível recordar sempre da proteção amorosa e zelosa de Nossa Senhora.

“Como é bom termos a nossa padroeira! É uma graça termos esse olhar para essa cidade, para esse bairro, para essa região e ver aqui o olhar amoroso de Maria, a nossa Mãe. Que ela possa tocar os corações dos que creem, mas também dos descrentes e dos indiferentes”, disse o Bispo.

(Por Caroline Dupim – Colaboradora de comunicação na Região)

https://osaopaulo.org.br/sao-paulo/dom-angelo-mezzari-preside-missa-na-festa-de-nossa-senhora-das-merces/

 

Ø  Festa da Padroeira 2021: confira programação no Santuário Nacional de Aparecida

Diferente de 2020, os fiéis vão poder acompanhar as missas na Basílica. Visitação da imagem de Nossa Senhora também está liberada.

O Santuário Nacional de Aparecida vai voltar a celebrar a Festa da Padroeira e o 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora, com a presença de fiéis nas missas, ainda com público reduzido por causa da pandemia de Covid-19.

Para este ano, a programação prevê um número maior de missas e segue com protocolos para evitar a disseminação do coronavírus. O Santuário segue recomendando que os fiéis evitem aglomerações e acompanhem a programação remotamente.

O Santuário tem capacidade para receber 35 mil pessoas, mas só vai receber 2,5 mil durante as celebrações. O número corresponde a três pessoas por banco dentro da Basílica.

O acesso do público na Basílica também será controlado. Os devotos terão a temperatura aferida e devem higienizar as mãos com álcool em gel. O uso da máscara e o distanciamento são obrigatórios dentro do Santuário.

Apesar do número de fiéis ser reduzido, o Santuário estendeu o número de missas. A passagem pelo nicho onde fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Casa de Velas, Sala das Promessas estão liberados ao público, assim como as demais atrações do Santuário, como o bondinho.

Em 2021 a tradicional carreata com a imagem de Nossa Senhora volta a acontecer. Os fiéis podem acompanhar de carro, moto ou outro veículo, mas a presença a pé está vetada.

As procissões, passeios ciclísticos e a Vigília Mariana não vão acontecer ainda por conta da pandemia.

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/festa-da-padroeira/2021/noticia/2021/10/01/festa-da-padroeira-2021-confira-programacao-no-santuario-nacional-de-aparecida.ghtml

 

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA:


     01-  OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

       1.    Liturgia do 28.º Domingo do Tempo Comum-B (D.T.C.-B);

       2.    Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida- 12 de Outubro;

       3.    Notícias de SP, do Brasil e da Igreja;


02-  LEITURAS DO 28.º D.T.C.-B;

03-  LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04-  REFLEXÃO DOMINICAL I: QUE DEVO FAZER PARA TER A VIDA ETERNA?

05-  REFLEXÃO DOMINICAL II: “O CÉU NÃO ESTÁ À VENDA...”

06-  12 DE OUTUBRO- NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA – MULHER: RESISTÊNCIA E SOLIDARIEDADE;

07-  APARECIDA E A DEVOÇÃO POPULAR;

08-  MISSÃO DA IGREJA: A MISSÃO DA IGREJA NO MUNDO. REPENSAR FUNDAMENTOS, HERANÇAS E DIMENSÕES 30 ANOS DEPOIS DO DECRETO “AD GENTES” (II);

09-  PASTORAL E APOSTOLADO: OS DEMÔNIOS DO APOSTOLAO (I);

10-  RELIGIÃO: PE. ZEZINHO CRITICA USO MAL EXPLICADO DA ESPADA DE SÃO MIGUEL NA LITURGIA;

11-  OS JOGOS ELETRÔNICOS: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS;

12-  SANTO AGOSTINHO: O TEMPO E A ETERNIDADE;

13-  SUGESTÃO DE LEITURAS:

      1. Santo Agostinho. A Vida e a obra de um Filósofo a Serviço da Humanidade (por Fábio Dionisi);

     2. 10 Mensagens de Nossa Senhora Aparecida (Pe. José Ulysses da Silva, CS.sR).

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: bonadimansergio@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!

OUTUBRO ROSA


Nenhum comentário:

Postar um comentário