sábado, 30 de outubro de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL I

AMAR A DEUS DE TODO O CORAÇÃO

- A palavra "amor" tão usada no nosso dia a dia e tão conhecida entre povos e culturas, tem na Sagrada Escritura raízes e significados profundos. Seja no Antigo ou no Novo Testamento, o termo sempre tenta expressar a essência da vida divina, que é o transbordamento da graça de Deus que vem ao nosso encontro constantemente para nos salvar. O grande desafio da humanidade é transformar em gestos a palavra em questão, ou seja, colocar o amor em prática.

- Na primeira leitura, o livro do Deuteronômio busca aplicar o amor divino na existência do povo que caminha no deserto. Amar a Deus sobre todas as coisas é um mandamento que garantirá a sobrevivência desse mesmo povo durante a dura travessia pelo vale da incerteza e da consolação a que os judeus são submetidos depois da saída do Egito. A vida no deserto só será possível se houver uma renúncia a toda forma de egoísmo e indiferença para viver o amor a Deus e ao próximo.

 - Amar a Deus de todo o coração, de toda alma e com todas as forças significa doar a vida para tornar conhecida a bondade e a misericórdia de Deus com gestos e palavras. E isso só é possível quando nossas relações são marcadas por este sentimento. No Evangelho, Jesus se encarrega de mostrar ao mestre da lei qual é o verdadeiro significado de todos os mandamentos. Toda lei e toda profecia só encontrarão sentido se se transformarem em caridade. O amor a Deus só pode ser totalmente aprendido quando é vivenciado no encontro com o próximo.

- O compromisso cristão que mais nos desafia é mostrar ao mundo uma imagem de Deus que seja entendida por todos e que nos leva ao cuidado de tudo. Dizer que amamos a Deus sem viver a caridade fraterna é um engano. Mergulhar em constantes propósitos de espiritualidade sem levar em conta a solidariedade e a compaixão nos leva a uma fé frágil e egocêntrica. A verdadeira oração e espiritualidade é a caridade. Toda intimidade com Deus nos leva a buscar um outro que se torna lugar de amor e serviço.

- Enquanto não formos capazes de reconhecer a presença de Deus naqueles com os quais convivemos ou que encontramos no caminho, mostramos ao mundo que ainda não amamos.

- A Carta aos Hebreus, mostra que o sacerdócio e a lei, instituições sagradas para os judeus, só fazem sentido quando buscam alcançar a todos. Esse é o sentido do diálogo estabelecido entre Jesus e o escriba nesta liturgia. É preciso manter relações profundas de solidariedade e reconciliação com o próximo. É impossível amar a Deus se somos indiferentes ao outro.

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2021/09/31_10_21.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário