sábado, 30 de outubro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 31 DE OUTUBRO DE 2021

ANO DE SÃO JOSÉ

MÊS MISSIONÁRIO E DO ROSÁRIO

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Tema: Jesus Cristo é missão

Lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)

31º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B(D.T.C.-B)

"AMARÁS O SENHOR TEU DEUS!"

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO 31º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

A liturgia do 31° Domingo do Tempo Comum diz-nos que o amor está no centro da experiência cristã. O caminho da fé que, dia a dia, somos convidados a percorrer, resume-se no amor Deus e no amor aos irmãos – duas vertentes que não se excluem, antes se complementam mutuamente.

Nesta liturgia somos desafiados a amar a Deus e ao próximo. O verdadeiro amor brota do encontro com Jesus Cristo, Palavra de Deus que é amor, alimento e serviço. Nossa vida de comunidade deve assumir o propósito de tornar o amor divino conhecido e vivenciado em todos os lugares e fazer com que todos pratiquem a caridade fraterna. Já o Antigo Testamento, lembrava-nos a importância do amor a Deus e do amor ao próximo. Mas, é em Jesus de Nazaré que o amor divino assume seu gesto de maior expressão. Quem ama deve doar-se por inteiro pela salvação de todos. Nisto consiste nossa vocação cristã: que amemos constantemente.

O mês das missões encerra com um convite para a vivência do amor unificador, serviçal e missionário. O amor a Deus unifica os impulsos do coração, traz paz e capacita para todo o bem. Ouvir o Senhor, nosso Deus, constrói a unidade do povo e da Igreja. Pessoas novas serão geradoras de um mundo melhor

Na conclusão do mês das missões, somos convidados a confirmar nosso amor a Deus acima de tudo e aos irmãos e irmãs como a nós mesmos, proclamando a alegria da fé e a força da esperança. P. (... Conclusão do Mês das Missões – Jesus Cristo é missão - “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20) / a missão da compaixão neste tempo de pandemia / Dia Nacional da Juventude...

2- PREPARANDO O DIA DE FINADOS: CELEBRAÇÃO DA VIDA E DA ESPERANÇA


No dia 2 de novembro celebramos a memória dos irmãos e irmãs já falecidos, rogando a Deus por eles. A liturgia realça a ressurreição e a vida, tendo como referência a própria ressurreição de Cristo. Acreditamos na vida eterna, por isso, Santo Agostinho nos recomenda: "Saudade sim, tristeza não."


ORIGEM - A lembrança dos falecidos sempre esteve presente nas celebrações da Igreja. Já no primeiro século, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas para orar por eles. No século IV, já se encontra a memória dos mortos na celebração da Missa. Desde o século V a Igreja dedica um dia por ano para fazer oração por todos os falecidos. Mais tarde, fixou-se o dia 2 de novembro como dia especial de oração pelos mortos.


SENTIDO DO DIA - Na piedade popular, inspirada em nossa fé católica, este dia é marcado pela saudade, orações pelos falecidos e profissão de fé na ressurreição. É dia da saudade, pois nos faz sentir a ausência de quem foi presença em nossas vidas; ao mesmo tempo que se sente a ausência, revive-se a presença. Mas a memória dos entes queridos que partiram é confortada pela nossa fé na ressurreição, pois temos esta comunhão em Cristo Jesus, o Ressuscitado. Se a certeza da morte nos entristece, a promessa da ressurreição nos faz viver da esperança de que a morte não é o fim da vida. É a passagem de uma vida peregrinante por este mundo para a vida na pátria definitiva.

 

ANOTAÇÕES PARA O DIA DE FINADOS

A.   Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária. Logo após, é preciso concluir o rito da indulgência que se estende até o dia 8 de novembro, nas condições de costume, isto é: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice. Nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Enchir. Indulgentiarum, n.13).

B.   Ainda no dia 02/11, em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos, igualmente lucra-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: a obra que se prescreve é a piedosa visitação à igreja, durante a qual se deve rezar a Oração dominical e o Símbolo (Pai Nosso e Creio), confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Sumo Pontífice (que pode ser um Pai Nosso e Ave Maria, ou qualquer outra oração conforme inspirar a piedade de devoção).

3- ALGUMAS NOTÍCIAS DO BRASIL, DE SÃO PAULO E DA IGREJA( 25/10).

Ø  SP registra 3,5 mil internados por Covid-19 pelo segundo dia consecutivo

Marca alcançada e mantida desde o dia 23/10) é a menor registrada desde o início de abril do ano passado.

O Estado de São Paulo registra neste domingo (24) 3,5 mil internados por Covid-19 pelo segundo dia seguido. Hoje, são 3.509 pacientes hospitalizados, sendo 1.677 em UTIs e 1.832 em leitos clínicos.

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/sp-registra-35-mil-internados-por-covid-19-pelo-segundo-dia-consecutivo/

Ø  COVID pode ter matado 180 mil profissionais da Saúde.

Ø  SP pediu para aplicar 3.ª dose no setor da Educação.

Ø  Dose de reforço com a Pfizer tem eficácia superior a 95%.

Ø  Pfizer diz que a sua vacina é 90% eficaz em crianças.

Ø  75% de vacinados: Paes prevê liberar máscaras em local fechado no Rio de Janeiro até 15/11.

Ø  O Brasil já imunizou contra a Covid-19 mais de 50% da população.

Ø  O drama da fome em São Paulo

Desempregados lutam para conseguir sobreviver. Açougue doa as sobras.

Ø  Rondônia proíbe uso da linguagem neutra em escolas.

Ø  SP já está vendendo ingressos para os desfiles de carnaval.

Ø  Musicais encabeçam no RJ e SP a abertura de Teatros.

Ø  Bento XVI diz em carta que anseia pela morte

      A intenção foi expressar condolências pela morte do padre e ex-colega Gerhard Winkler, falecido no fim do mês de setembro

No documento, datado de 2 de outubro, Bento XVI diz que anseia se juntar em breve:

"Agora ele chegou no além, onde muitos amigos certamente o estão esperando. Espero poder me juntar em breve", diz o Papa Emérito.

Ele também afirma que, de todos os amigos, Winkler era o mais próximo. As informações são do Portal G1.

https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/bento-xvi-diz-em-carta-que-anseia-pela-morte

Ø  Dom Luiz Carlos Dias é nomeado Bispo de São Carlos (SP)

O Papa Francisco nomeou Dom Luiz Carlos Dias como Bispo da Diocese de São Carlos (SP) nesta quarta-feira, 20, transferindo-o da sede titular de “Tunes” e do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, onde é Vigário Episcopal para a Região Belém. A diocese estava vacante desde 21 de outubro de 2020 quando Dom Paulo Cezar Costa foi nomeado Arcebispo de Brasília (DF).

https://osaopaulo.org.br/sao-paulo/dom-luiz-carlos-dias-e-nomeado-bispo-de-sao-carlos-sp/

Ø  69 ANOS CNBB: DOM WALMOR PUBLICA VÍDEO NO QUAL FALA DOS RECENTES ATAQUES SOFRIDOS PELA ENTIDADE E SOBRE O PAPEL DA INSTITUIÇÃO

Por ocasião dos 69 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebrado no último 14 de outubro, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo publicou um vídeo no qual fala sobre os recentes ataques sofridos pela CNBB e sobre o papel da instituição cuja missão é fortalecer a unidade e a comunhão do episcopado brasileiro à luz do Evangelho, do magistério da Igreja e do Papa Francisco. No vídeo, dom Walmor fala do papel da CNBB frente aos desafios brasileiros e das perspectivas de futuro. “A CNBB é uma imprescindível força de evangelização da Igreja no Brasil a serviço do povo de Deus há quase sete décadas”, disse.

https://www.cnbb.org.br/69-anos-cnbb-dom-walmor-publica-video-no-qual-fala-dos-recentes-ataques-sofridos-pela-entidade-e-sobre-o-papel-da-instituicao/

Ø  Fase arquidiocesana do Sínodo dos Bispos é aberta nas regiões episcopais 

Além da missa de abertura da fase arquidiocesana do caminho sinodal na Catedral da Sé, também aconteceram celebrações de abertura nas regiões episcopais.

https://arquisp.org.br/regiaobrasilandia/noticias/fase-arquidiocesana-do-sinodo-dos-bispos-e-aberta-nas-regioes-episcopais

Ø  Eu vim para servir’ é o tema da 20º edição da Campanha Natal dos Sonhos

Projeto que arrecada brinquedos e alimentos não perecíveis para crianças carentes de São Paulo, acontece desde 13 de outubro e vai até 15 de dezembro.

https://arquisp.org.br/eu-vim-para-servir-e-o-tema-da-20o-edicao-da-campanha-natal-dos-sonhos

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA:


01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

1. Liturgia do 31.º Domingo do Tempo Comum-Ano B (D.T.C.-B);

2. Preparando o dia de Finados: Celebração da Vida e da Esperança;

3. Algumas Notícias de SP, do Brasil e da Igreja (25/10);

02- LEITURAS DA MISSA DO 31º D.T.C.-B;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: AMAR A DEUS DE TODO O CORAÇÃO;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: Mc 12, 28b-34;

06- TODOS OS SANTOS: 01/11;

07- 02 DE NOVEMBRO: DIA DE FINADOS;

08- ATUALIDADES: INDÍGENAS E O MARCO TEMPORAL;

09- DESPEDIR-NOS DOS QUE PARTEM;

10- ESTILO DE VIDA: A DIFÍCIL REALIDADE DA MORTE NA FAMÍLIA;

11- 31 DE OUTUBRO: HALLOWEEN, DIA DAS BRUXAS;

12- SANTO AGOSTINHO: A ANGÚSTIA PERANTE A MORTE E A POSSÍVEL SOLUÇÃO AGOSTINIANA;

13- SUGESTÃO DE LEITURA:

1. Socorro Espiritual - 40 Remédios (Pe. Alberto Gambarini);

2. Viver em paz para morrer em paz (Mário Sergio Cortella).

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabendobem@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!


OUTUBRO ROSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário