sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

HISTÓRIA DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

 

02-  HISTÓRIA DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

 

A devoção a Nossa Senhora da saúde nasceu em Portugal, no Século XVI. Neste Século, Portugal foi vítima de inúmeras pestes, todas contagiosas, que dizimaram milhares de pessoas em pouco tempo. Os coveiros trabalhavam dobrado para sepultarem o grande número de mortos. Por isso, o país, sem recursos, recorreu a Nossa Senhora. Até mesmo a corte real começou a participar de procissões e orações pedindo socorro aos céus. E aconteceu que no cemitério perto da cidade de Sacavém, quando alguns coveiros abriam mais covas, encontraram uma imagem de Nossa Senhora. O fato foi visto como sinal de Deus e as orações se intensificaram. Então, as pestes começaram a diminuir e a mortandade acabou. Assim nasceu a devoção a Nossa Senhora da Saúde. Sua imagem é rica em símbolos. Vamos conhecê-los.

A taça na mão de Nossa Senhora da Saúde

A taça na mão de Nossa Senhora da Saúde é o grande símbolo oque a diferencia. Essa taça simboliza o remédio e a saúde. Nossa Senhora como Mãe de Jesus, pode interceder e alcançar para nós a grande graça que é a saúde. Sua intercessão pode livrar multidões de pestes contagiosas, como já aconteceu várias vezes na história.

A taça como símbolo da ciência e da medicina inspiradas por Deus

Outras vezes, a intercessão de Maria pode ajudar e inspirar médicos, pesquisadores e profissionais da saúde a encontrarem a cura para determinado mal. O livro do Eclesiástico 38, 1-8 trata deste assunto: 'Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. Toda a medicina provém de Deus. A ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. O Altíssimo deu aos homens a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe ungüentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará, até que a paz divina se estenda sobre a face da terra.'

Saúde espiritual leva à saúde física

Não é à toa que Nossa Senhora insiste na conversão, na vida de oração e na busca de Deus. Hoje a ciência confirma que uma vida em paz tem mais saúde. A ciência de hoje provou que a oração faz bem para a saúde. É por isso que a Virgem Maria pede que nos voltemos para Deus. Ela é Nossa Senhora 'da Saúde' e quer que vivamos sadios física, mental e espiritualmente. O livro do Eclesiástico 38, 9-12 também fala sobre isso: 'Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado. Oferece um incenso suave (ou seja, 'reze', pois o incenso é símbolo da oração). Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária.' Oração e medicina; alma e corpo. É assim que nós somos.

O manto azul de Nossa Senhora da saúde

O manto azul de Nossa Senhora da saúde simboliza o céu e a intervenção divina em nossa saúde.

A túnica vermelha de Nossa Senhora da saúde

A túnica vermelha de Nossa Senhora da saúde simboliza o Sangue de Cristo, a Paixão e as chagas de Jesus pelas quais nós fomos curados: 'Por suas chagas fomos curados.' (Isaías 53, 5)

O Menino Jesus

Jesus Cristo é o remédio dos remédios, o portador da saúde por excelência, o médico dos médicos. Se a taça simboliza a ciência e a medicina, Jesus é quem, de fato, cura o corpo e a alma. Por isso Amaria tem a taça e o menino Jesus, porque a verdadeira cura sempre vem de Deus.

A túnica branca do Menino Jesus

A túnica branca do Menino Jesus simboliza a pureza. Estando nos braços de Nossa Senhora da Saúde, esta túnica branca simboliza também a saúde que vem de uma vida pura.

Oração a Nossa Senhora da Saúde

 

"À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, e livrai-nos sempre de todos os perigos, e das doenças, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com vosso Filho, reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai-nos. Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a distribuidora de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém."

https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-nossa-senhora-da-saude/29/103/



Nenhum comentário:

Postar um comentário