sábado, 21 de janeiro de 2023

REFLEXÃO: QUE DEVO FAZER, SENHOR?


 

REFLEXÃO

QUE DEVO FAZER, SENHOR?

É sempre impressionante imaginar a cena da conversão de São Paulo. Jesus lhe aparece, o interpela, faz ouvir a sua voz e o envolve com uma luz fortíssima. Paulo fica tão impactado, que nem pensa em discutir com aquela voz, que lhe fala e diz: “eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo” (At 22,8). Até então, cheio de si, determinado e seguro do que estava fazendo, pergunta com humildade: “que devo fazer, Senhor?” (At 22,10). E logo se dispõe a fazer o que a voz de Jesus lhe pede. O encontro pessoal com Jesus vivo, mudou a vida de Paulo, converteu-o e o fez tornar-se o grande apóstolo missionário, que amou Jesus crucificado e ressuscitado de maneira apaixonada, sofreu por ele e viveu inteiramente por Cristo e pelo Evangelho. Paulo não deixou a voz de Deus cair no vazio, mas levou-a muito a sério, até ao martírio. Dele aprendemos a acolher a voz de Deus, que interpela também a nós, de muitas maneiras; não se deve resistir a essa voz, nem demorar-se na tomada de decisão, reconhecendo com coragem nossos erros e mudando de rumo, quando nossos erros ficam claros. De Paulo aprendemos o amor e a dedicação a Jesus, ao Evangelho e aos irmãos. Que também nós possamos ter em nós essa convicção firme: a melhor coisa que me podia acontecer, foi ter sido encontrado por Cristo. Ele me amou e por mim se entregou na cruz. Agora, o meu viver é Cristo... Neste ano, a celebração da conversão de São Paulo, festa patronal de nossa Arquidiocese, está no contexto da conclusão do 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo. Também nós somos companheiros de missão de Paulo, Timóteo, Anchieta, Nóbrega, Galvão, Paulina, Mariano, Assunta e de tantos missionários e pastores que nos precederam na fé católica nesta Cidade. Durante os 6 anos do sínodo, diante da situação social, religiosa e pastoral em São Paulo e dos muitos desafios postos à vida e missão da Igreja, também nós agora perguntamos: “Senhor, que devemos fazer?” Durante o caminhar do sínodo, tivemos muitos momentos de escuta, tentando perceber a voz de Deus a nos falar. Há uma imensa missão a nos esperar em cada paróquia e comunidade, em cada família e organização da sociedade. É a esta Cidade, com suas alegrias, sofrimentos, angústias e esperanças, que somos enviados como discípulos missionários de Jesus Cristo, para que “nele, todos tenham vida em abundância”. Agora somos todos chamados, como Paulo, a converter-nos e renovar-nos profundamente na fé, no amor e na ação missionária. Depois de seu encontro surpreendente com Jesus, Paulo teve seu encontro com a Igreja, a comunidade dos discípulos de Jesus e seu corpo missionário. E ouviu de Ananias essas palavras de encorajamento: “que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!” (At 22,16). Paulo, sem demora, colocou-se a serviço de Jesus e do Evangelho. No próximo dia 25 de março faremos o encerramento solene dos trabalhos do nosso sínodo. Será o início de uma nova etapa do “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” da nossa Igreja de São Paulo. Caminho de fé e amor a Jesus Cristo renovados e de uma nova vitalidade missionária.

Cardeal Odilo P. Scherer Arcebispo de São Paulo

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-47-a-12-conversao-de-sao-paulo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário