sábado, 14 de janeiro de 2023

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 Irmãos e irmãs, celebramos hoje o 2° Domingo do Tempo Comum. Somos convidados a fazer a vontade do Pai. É Ele quem nos comunica a sua misericórdia e o seu amor.

Neste encontro fraterno, Jesus nos é apresentado como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é o verdadeiro alimento que sustenta a nossa vida a caminho da santidade. Jesus é o verdadeiro servo estabelecido por Deus como luz que expulsa do mundo as trevas do pecado, a fim de salvar a todos. Ele é o Cristo, o Eleito de Deus em quem habita toda a plenitude do Espírito Santo. Por meio d'Ele, no Batismo, fomos santificados e chamados a viver na graça de filhos e filhas de Deus.

Neste Dia do Senhor, tendo concluído o tempo do Natal e celebrado a Festa do Batismo do Senhor, acolhemos o testemunho de João Batista que apresenta Jesus como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Somos felizes por poder participar desta Ceia Santa, banquete nupcial do Cordeiro. Alimentando-nos do Corpo e Sangue do Senhor, desejamos assumir também a sua missão. Como discípulos e discípulas queremos caminhar com Jesus e participar de sua Páscoa.

01-   Liturgia do SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM–Ano A

 

Depois de contemplarmos Jesus no início de sua vida humana, em Belém, durante o Natal, hoje o vemos já no início de sua missão, reconhecido por João Batista como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Que esta celebração, neste Ano Vocacional, nos ajude a testemunhá-lo sempre e a todos. (... pessoas em viagem, em descanso, em encontros e cursos de férias, em recuperação de saúde, encarceradas /...)

 

“Como João Batista, dar testemunho de Jesus” Este segundo domingo do Tempo Comum está em continuidade com a Epifania e com a Festa do Batismo de Jesus. O trecho do Evangelho (cf. Jo 1, 29-34) ainda nos fala da manifestação de Jesus. De facto, depois de ter sido batizado no rio Jordão, foi consagrado pelo Espírito Santo que pousou sobre Ele e foi proclamado Filho de Deus pela voz do Pai celeste (cf. Mt 3, 16-17 e par.). O Evangelista João, ao contrário dos outros três, não descreve o evento, mas propõe o testemunho de João Batista. Ele foi a primeira testemunha de Cristo. Deus chamou-o e preparou-o para isto. O Batista não pode reter o desejo urgente de dar testemunho de Jesus e declara: «eu vi e dou testemunho» (v. 34). João viu algo perturbador, isto é, o amado Filho de Deus solidário com os pecadores; e o Espírito Santo fez-lhe compreender a novidade inaudita, uma verdadeira inversão. Na verdade, enquanto em todas as religiões é o homem que oferece e sacrifica algo a Deus, no evento Jesus é Deus que oferece o seu Filho para a salvação da humanidade. João manifesta a sua admiração e o seu consentimento a esta novidade que Jesus trouxe, através de uma expressão significativa que repetimos em todas as missas: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!» (v. 29). O testemunho de João Batista convida-nos a recomeçar sempre de novo o nosso caminho de fé: recomeçar de Jesus Cristo, o Cordeiro cheio de misericórdia que o Pai nos deu. Surpreendamo-nos mais uma vez com a escolha de Deus de estar do nosso lado, de mostrar solidariedade para conosco, pecadores, e de salvar o mundo do mal, assumindo-o totalmente sobre si. Aprendamos de João Batista a não presumir que já conhecemos Jesus, que já sabemos tudo sobre Ele (cf. v. 31). Não é assim. Paremos no Evangelho, talvez até contemplando um ícone de Cristo, uma “Sagrada Face”. Contemplemos com os olhos e ainda mais com o coração; e deixemo-nos instruir pelo Espírito Santo, que interiormente nos diz: É Ele! Ele é o Filho de Deus feito cordeiro, sacrificado por amor. Ele, só Ele trouxe, só Ele sofreu, expiou o pecado, o pecado de cada um de nós, o pecado do mundo, e também os meus pecados. Todos. Assumiu-os todos sobre si e libertou-nos deles para que finalmente fôssemos livres, já não escravos do mal. Sim, somos ainda pobres pecadores, mas não escravos, não, não escravos: filhos, filhos de Deus! Que a Virgem Maria nos obtenha a força para dar testemunho do seu Filho Jesus; para o proclamar com alegria, com uma vida livre do mal e uma palavra cheia de fé, maravilhada e grata. (Papa Francisco, na oração do Angelus de 19/01/2020).

A liturgia deste domingo coloca a questão da vocação; e convida-nos a situá-la     no contexto do projeto de Deus para os homens e para o mundo. Deus tem um projeto de vida plena para oferecer aos homens; e elege pessoas para serem testemunhas desse projeto na história e no tempo.


A primeira leitura apresenta-nos uma personagem misteriosa – Servo de Jahwéh – a quem Deus elegeu desde o seio materno, para que fosse um sinal no mundo e levasse aos povos de toda a terra a Boa Nova do projeto libertador de Deus.
A segunda leitura apresenta-nos um “chamado” (Paulo) a recordar aos cristãos da cidade grega de Corinto que todos eles são “chamados à santidade” – isto é, são chamados por Deus a viver realmente comprometidos com os valores do Reino.
O Evangelho apresenta-nos Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ele é o Deus que veio ao nosso encontro, investido de uma missão pelo Pai; e essa missão consiste em libertar os homens do “pecado” que oprime e não deixa ter acesso à vida plena. A liturgia deste domingo coloca a questão da vocação; e convida-nos a situá-la no contexto do projeto de Deus para os homens e para o mundo. Deus tem um projeto de vida plena para oferecer aos homens; e elege pessoas para serem testemunhas desse projeto na história e no tempo.

 https://www.dehonianos.org/portal/02o-domingo-do-tempo-comum-ano-a0/#:~:text=A%20liturgia%20deste%20domingo%20coloca,na%20hist%C3%B3ria%20e%20no%20tempo.

 

      02- Ano Vocacional

 

“Sem consciência vocacional, a Igreja não terá o vigor missionário que precisa ter” (Dom Walmor Oliveira de Azevedo). O tema e o lema do Ano Vocacional querem favorecer em cada pessoa o acolhimento do chamado de Jesus como graça, sendo oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária.” (Introdução, Texto-Base).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário