sexta-feira, 26 de maio de 2023

Os Sete Dons do Espírito Santo para Santo Agostinho

 

Os Sete Dons do Espírito Santo para Santo Agostinho

"Vós, porém, tendes recebido a unção que vem do Santo, e todos possuís a ciência. Quanto a vós, a unção que recebestes dele permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine." (1 Jo 2, 20.27)

A "Corrente de Graça", anteriormente chamada "Renovação Carismática", permitiu redescobrir a importância e o papel dos carismas na Igreja e, a partir daí, a importância da oração e a redescoberta da vida no Espírito. Hoje em dia há certamente uma necessidade de redescobrir o lugar e o papel dos Dons do Espírito Santo na vida cristã ordinária. O cristão comum oscila, por vezes, entre uma práxis social moralizante, vivida com as suas próprias forças e uma vida espiritualista desencarnada.

A relação de aliança entre as sete exigências das Bem-aventuranças e a ajuda dos Dons do Espírito Santo parece-me ser uma mensagem útil e um conselho inspirado do Doutor de Hipona para a nossa vida cristã atual. Os Padres gregos já tinham atribuído a Cristo os sete dons do Profeta Isaías, como rebento do tronco de Jessé. Mas Agostinho foi o primeiro a reunir os dois textos de Mateus e Isaías, atribuindo posteriormente os Dons do Espírito Santo aos próprios cristãos.

De acordo com Pinckaers, o Evangelista São Mateus aparentemente não pensava neste texto de Isaías quando escreveu as Bem-aventuranças, mas sim no capítulo 61 do Profeta Isaías, que fala do Espírito que repousa sobre o Ungido do Senhor, que Jesus irá ler na Sinagoga de Nazaré, no início do seu ministério (cf. Lc 4,1ss).

"Seja como for, a intuição de Agostinho é, na realidade, profundamente cristã e muito rica. Marcará e alimentará toda a teologia ocidental relativamente à moral cristã, e isto, até aos tempos modernos." ¹²

Para Agostinho, é evidente que o cristão não pode percorrer o caminho das Bem-aventuranças e das sucessivas etapas da vida cristã sem a graça e a ajuda do Espírito Santo. Para ele, como para São Paulo e os Padres gregos, a vida cristã normal é uma vida segundo o Espírito. O próprio Agostinho experimentou a necessidade e o poder da graça do Espírito Santo, como se vê no relato da sua conversão, nas Confissões. Compreendeu a sua vida à luz das Bem-aventuranças, e irá projetar nova luz sobre a vida cristã, utilizando o texto de Isaías para descrevê-la a partir da ação do Espírito Santo.

"Ele relaciona as Bem-aventuranças e os Dons do Espírito Santo como duas escadas paralelas, ou melhor, como dois montantes cujos degraus se encaixam para formar uma única escada de sete graus da vida cristã."¹³

Esta apresentação das Bem-aventuranças como os "degraus" de uma escada para Deus já foi adotada por São Gregório de Nissa (335-394) alguns anos antes.

"A série de Bem-aventuranças começa por baixo, com a humildade, enquanto a série de dons segundo Isaías começa por cima, com a sabedoria, e depois desce ao temor de Deus, que volta para a humildade."

No Sermão 347, Agostinho explica a diferença da seguinte forma: "O profeta Isaías (...) quis, ao que parece, descer até nós para nos ensinar a nos erguer. Ele começou com o fim que queremos alcançar, e assim, chegou ao degrau por onde devemos começar".

Um filósofo disse: "É preciso uma força, e não um saber, para dominar a vontade" ¹. E é precisamente sobre este ponto de vulnerabilidade que devemos descobrir a ajuda e os socorros do Espírito Santo. Obtemos assim uma correspondência entre as Sete Bem-aventuranças e os sete Dons do Espírito Santo, para que possamos estabelecer uma relação entre cada um deles:

A Humildade (ou Pobreza) com → Temor de Deus;

– A Mansidão com → Piedade;

– As Lágrimas com → Ciência;

– A Fome e sede de justiça com → Fortaleza;

– A Misericórdia e o Conselho com → Pureza de coração;

– A Inteligência com → Paz e Sabedoria.

Quanto à oitava Bem-aventurança, que se soma à sétima e permanece como que fora dela, Agostinho considera que faz a ligação da unidade com o início, com a primeira Bem-aventurança, e manifesta → o homem perfeito.

De fato, explica Pinckaers, esta oitava e última Bem-aventurança retoma a promessa do Reino dos Céus da primeira Bem-aventurança e forma com ela uma inclusão

Bem-aventuranças e Dons do Espírito Santo em Santo Tomás

Santo Tomás meditou profundamente sobre o ensino de Agostinho e amplificou a relação entre as Bem-aventuranças, as virtudes e os dons.

"Ele estuda as virtudes, os dons e as Bem-aventuranças por sua vez, acrescentando os frutos do Espírito Santo."¹

"Santo Tomás concorda plenamente com Agostinho que a vida cristã requer a ajuda do Espírito Santo e dos seus dons, tal como expõe o texto de Isaías."¹

"Contudo, a fim de definir e organizar os Dons, ele não partirá das Bem-aventuranças, mas das virtudes teológicas e morais; a consideração das Bem-aventuranças só virá posteriormente."

"Ao contrário das virtudes, que são disposições para agir por iniciativa própria, os Dons são disposições para receber a ação do Espírito Santo. São inspirações ainda mais do que Dons, de acordo com o termo 'spiritus' usado por Isaías." ¹

Santo Tomás usa a expressão "instinctus", instintos, para descrever os Dons do Espírito, e isto ocorre doze vezes (nos dois primeiros artigos da pergunta 68).

"Os dons são acrescentados às virtudes teologais de uma forma necessária porque a ação do Espírito Santo é indispensável para realizar ações perfeitas em vista da Bem-aventurança sobrenatural; a nossa iniciativa, por si só, não pode ser suficiente devido ao modo imperfeito em que as nossas virtudes, aqui na terra, são governadas pela fé e pela esperança." ¹

Os Dons são, portanto, necessários para a salvação e a "herança daquela terra dos Bem-Aventurados ninguém a pode alcançar se não for movido e conduzido pelo Espírito Santo" ¹

Pinckaers comenta uma consequência óbvia: "Os Dons do Espírito Santo não são graças adicionais, facultativas ou extraordinárias; são indispensáveis para o pleno exercício das virtudes cristãs e para alcançar a Bem-aventurança prometida pelo Evangelho" ²

Em outras palavras, os Dons são necessários para percorrer o caminho das virtudes ou Bem-aventuranças, como Agostinho bem tinha visto. Ao comentar as Bem-aventuranças ²¹, Santo Tomás mostra como cada uma se realiza pela virtude e de uma forma mais perfeita, pelo dom correspondente. Sistematicamente, a cada virtude principal Santo Tomás acrescenta um Dom do Espírito Santo, ao qual consagrará uma pergunta especial tendo o cuidado de relacioná-los, cada vez, com uma Bem-aventurança.

"Assim os Dons do Espírito Santo são, para Santo Tomás, parte integrante e necessária da moral cristã; eles exercem o seu papel em todo o domínio das ações humanas, das mais elevadas às mais humildes."²²

"Consequentemente, os Dons do Espírito Santo serão concedidos a todos os cristãos como virtudes teologais e morais infusas, na medida em que todos são chamados à perfeição da caridade e à Bem-aventurança em Deus, no Reino dos Céus." ²³

Sem dúvida que o trabalho próprio dos Dons é dispor os cristãos a uma perfeição superior; contudo, nada mais é necessário para este trabalho do que ter fé, esperança e caridade, sem esquecer a humildade e acima de tudo, pô-la em prática.

Os Dons do Espírito Santo não são para uma elite, mas para os pobres e os humildes

"Assim também o Espírito socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis." (Rm 8, 26)

"Estes Dons do Espírito são 'disposições permanentes', tornando a alma capaz de captar as inspirações livres do Espírito que, em tempos difíceis, estão prontos a vir em nosso auxílio." ²

Sem dúvida, a lei é um princípio externo dos atos humanos, diferentemente das virtudes, porque tem a sua origem fora do homem, acima dele, no nosso caso, em Deus que se revela através de Cristo.

"No entanto, Santo Tomás fará da Lei evangélica, contrariamente à opinião comum do seu tempo, uma lei interior, inscrita no coração, 'indita', dando-lhe como elemento principal a graça do Espírito Santo recebida através da fé em Cristo e operando através da caridade (...) A ação do Espírito Santo, exercida por meio das virtudes teologais e dos dons, é constitutiva, em primeira ordem, da nova Lei; torna-se, portanto, o principal elemento específico da moral cristã." ²

Finalmente, Santo Tomás retomou diretamente a intuição de Agostinho ao fazer do Sermão da Montanha o texto específico da Nova Lei que trata do seu conteúdo: "O Sermão do Senhor da Montanha contém toda a 'informação' da vida cristã. Ele ordena os movimentos interiores do homem até à perfeição” ².

"Assim, o Sermão da Montanha irá substituir o Decálogo e tornar-se o texto específico da Lei Nova ou Evangélica, ou seja, da moral cristã estabelecida na Suma Teológica, que está bem de acordo com a doutrina da justiça plenária estabelecida no próprio Sermão." ²

Santo Tomás organizará o Sermão de acordo com a caridade, que é a "forma" das virtudes, em três partes: caridade para com Deus, caridade para consigo mesmo e caridade para com o próximo. Esta é uma forma perfeitamente agostiniana de ver as coisas, pois toda a Escritura deve ser interpretada em vista da caridade².

Os Dons divinos que temos de usar para nos apoiar e ajudar ao longo da nossa peregrinação terrena são: Em primeiro lugar, as virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade (que são pressupostas para os dons e que sustentam esses dons).

Com os Dons do Espírito (que sustentam a vida contemplativa) que lhes correspondem:

– O Dom da Ciência (parte de tudo o que é criado até ao Criador), está ligado à fé;

– O Dom da Inteligência (penetra nas profundezas do mistério de Deus), está ligado à esperança;

– O Dom da Sabedoria (para ver as coisas com os olhos de Deus), está ligado à caridade. Depois, as virtudes morais infusas de: temperança, força, justiça e prudência, dispostas por Deus na alma num estado de graça. Deus reforça estas virtudes com os dons que lhes correspondem: temor, força, piedade, conselho.

– O Dom do Temor ilumina a virtude da temperança;

– O Dom da Força ilumina justamente a virtude com o mesmo nome;

– O Dom da Piedade ilumina a virtude da justiça;

– O Dom do Conselho ilumina a virtude da prudência

https://www.sementesdoverbo.org/noticias/2022/6/21/as-sete-bem-aventurancas

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