sexta-feira, 19 de maio de 2023

REFLEXÃO DOMINICAL IV JESUS NOS DEIXA UMA MISSÃO

 

REFLEXÃO DOMINICAL IV

JESUS NOS DEIXA UMA MISSÃO

- A leitura dos Atos dos Apóstolos é o início do segundo escrito de São Lucas e nos apresenta a história da Igreja nascente. Jesus teve sua missão concluída com sua paixão, morte, ressurreição e ascensão. De Jerusalém, a Igreja parte para o mundo e é encarregada de ser luz para o mundo, ser povo de Deus que peregrina rumo à pátria celeste. Jerusalém será o berço da Igreja nascente e da pregação apostólica para aqueles escolhidos por Jesus.

- A Ascensão do Senhor é um acontecimento que está para além dos nossos sentidos. Lucas, nos Atos dos Apóstolos, nos mostra um cenário da ação divina, uma teofania, em que a manifestação de Deus acontece de forma gloriosa. O Senhor se eleva aos céus e deste mesmo lugar vem a força que ajudará os apóstolos em sua missão: o Espírito Santo. Esses homens serão testemunhas do Ressuscitado e o Paráclito os cumulará do necessário para a missão. Daqui em diante, o próprio Espírito Santo será o grande protagonista da Igreja nascente e todos nós seremos chamados a testemunhar com alegria e entusiasmo o nosso Batismo, pelo qual recebemos o dom desse Espírito.

 - A Carta de São Paulo aos Efésios traz consigo um pedido pela sabedoria. Não se trata de algo humano, mas que só pode vir de Deus. É preciso que o nosso coração se abra a graça dos céus para que assim a esperança realize em nós o desejo de nos voltar para o Senhor. Cristo é a Cabeça da Igreja e todos nós os seus membros numa perfeita unidade. Jesus estando à direita do Pai revela para nós a vitória da vida sobre a morte, na qual a ressurreição é a nossa esperança sobre o pecado. O velho homem não vive mais, pois em Cristo, o Ungido de Deus, temos a certeza de que novas são todas as coisas.

- O Evangelho de Mateus encerra sua mensagem de forma grandiosa. Jesus é o mediador entre nós e o Pai. Sua autoridade revela sua missão aqui em nosso mundo. Em virtude disso, ele envia seus discípulos para a missão universal. Todos deverão ser batizados nesta fé trinitária, ou seja, no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Jesus é o Deus conosco, o Emanuel que sempre estará conosco, até o fim, mesmo que ninguém saiba quando isso se dará. Assim, inaugura-se o tempo da Igreja, o nosso tempo. Jesus nos ordena a observar seus mandamentos e a cumprir a sua vontade.

- Jesus deixa para nós sinais de sua presença e não nos abandona. Sua ascensão é a esperança de nossa vitória, pois aquele que se fez humano, provou para todos que a salvação é possível. Participantes todos do mesmo corpo, Cristo Cabeça nos diz a direção a ser tomada para que já aqui, nesta esperança, participemos da glória eterna. A comunhão com Deus deve ser nosso desejo último e esta solenidade marca este caminho percorrido por Cristo, dado também para cada um de nós. Sendo a Igreja missionária por essência, sua finalidade deverá testemunhar no mundo a proposta de salvação dada por Jesus antes de voltar ao Pai.

- Jesus nos deixa uma missão. Aclamado, ao toque da trombeta, sobe para junto de Deus. Tornar-se seu discípulo é ter a certeza de que nem tudo serão "aclamações", mas sim um contínuo processo de conversão. Por vezes com momentos difíceis. A vida do cristão não deve ser algo inerte, sem vida. Não se baseia numa mera passividade, esperando Jesus voltar, mas cristãos que agem e testemunham os valores do Reino, na família, no trabalho e no mundo. Os primeiros seguidores de Jesus deram a própria vida em favor daquilo deixado pelo Mestre. Que tenhamos a mesma coragem em anunciar a Cristo como fizeram esses nossos irmãos na fé e assim um dia termos a alegria de contemplar face a face aquilo que o Pai tem reservado para cada um de nós

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/04/21_05_23.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário