sexta-feira, 5 de maio de 2023

ESPIRITUALIDADE Como acolher Maria em sua casa neste mês de maio

 

 

ESPIRITUALIDADE

Como acolher Maria em sua casa neste mês de maio

 

Hozana 

Não se trata de ter Maria como uma pessoa simplesmente próxima, mas como uma Mãe que ama, cuida, corrige, intercede, protege, limpa, dá sustento, amparo, carinho...

Sobre Maria, Santa Teresinha do Menino Jesus nos diz o seguinte:

“Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a Rainha do céu e da terra, mas ela é mais Mãe do que Rainha”.

De fato, Santa Teresinha percebe a real vocação da Santíssima Virgem: ser Mãe! É essa mesma percepção que você precisa ter hoje: Ela é Mãe!

Cada um de nós tem uma missão. Um chamado específico de Deus. Um plano de amor que Deus sonhou pra nós. Com Maria não foi diferente. Deus também sonhou planos para Ela! 

Quando Deus pensou Maria, pensou uma Mãe! Quando Deus pensou uma Mãe para o seu Filho, pensou Maria, a cheia de graça!

“Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria ‘foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão’. O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como ‘cheia de graça’. Efetivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus.”

(CIC, §490)

Maria modelada pelo Espírito Santo

Ela foi modelada pelo Espírito Santo, mais que toda e qualquer outra pessoa criada, o Pai a “encheu de toda a espécie de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo” (Ef 1, 3). “N’Ele a escolheu antes da criação do mundo, para ser, na caridade, santa e irrepreensível na sua presença” (Ef 1, 4).

Vocacionada a ser Mãe, Deus enriqueceu Maria para isso! Se achamos nossa mãe “a melhor mãe do mundo”, o que dizer de Maria, feita Mãe de Deus?!

Ter mãe é algo tão bom que o próprio Deus, criador da maternidade, quis experimentar o quanto é bom ter uma mãe! Ele quis sentir os carinhos, os cuidados, o amor gratuito de uma Mãe e pôde experimentar isso da forma mais perfeita, pois perfeito é o amor de Maria!

O amor mais excelso de toda a terra

Dizem que o amor de mãe é o amor mais próximo do amor de Deus, aquele que está imediatamente abaixo do amor divino! Se pensarmos assim, podemos dizer que o amor maternal de Maria é o amor mais excelso de toda a terra e que seu amor de Mãe é mais forte e mais ativo que a soma de todo o amor dos corações maternos do mundo inteiro!

Pra Jesus esse amor de Maria Mãe foi tão caro e precioso que diz a Palavra de Deus que Ele era submisso à sua Mãe (Lc 2, 51) e assim o foi até o início de seu ministério, escondido no cuidado de Maria até sua idade adulta.

E a amou tanto que no momento mais dramático de sua vida, a beira da morte, fez questão de entregá-la aos cuidados do discípulo que mais amava!

Gesto de amor

É nesse gesto de amor que Jesus estabelece Maria como nossa Mãe:

“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.” (Jo 19, 25-27).

Esse trecho do Evangelho de João foi escrito na língua grega e o texto original não fala que o discípulo amado levou Maria para casa, oíkos, mas o termo usado significa que ele levou Maria para si próprio, ou seja, para sua intimidade, para viver no coração.

Isso nos revela que o verdadeiro discípulo amado não tem Maria só em sua casa, mas a tem na intimidade do seu coração! Toda mãe possui intimidade com o filho desde a gestação e mesmo nascendo, crescendo e saindo de casa, jamais os laços maternos se desatam!

Quando Jesus dá essa ordem à Maria, sua Mãe: “Mulher, eis aí teu filho”, sem dúvida alguma Ela não somente obedece ao Senhor, como leva a finco suas palavras, pois estas expressam o último desejo do Seu Coração sofrido e ultrajado. 

Jesus nos deu a Sua Mãe!

Contemplando essa maternidade espiritual de Maria, que Santa Maravilhas de Jesus afirma: “Bendito seja o nosso Deus que nos deu a sua Mãe por nossa Mãe.” Sim, Jesus no-la deu como Mãe, não como rainha, ou intercessora, por mais que Ela seja tudo isso. Se não a acolhemos como nossa Mãe, estamos desobedecendo a última ordem do Crucificado e estamos perdendo essa dádiva de Deus de ter a sua Mãe como nossa, de receber seu colo e seus cuidados maternos!

Não esqueçamos que Maria Santíssima é vocacionada a ser Mãe e foi uma perfeita Mãe para Jesus e este estendeu sua maternidade para nós! Ela saberá cuidar de nós como nossa Mãe! Se o próprio Deus confiou seu Filho aos cuidados de Maria, porque não imitamos Deus nos confiando também à maternidade de Maria?

Diz a Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus, carmelita brasileira:

“Não te iludas: precisas de amparo. E esse amparo é a humilde Virgem Maria, posta por Deus para ser esteio de nossa fragilidade, como outrora para sustento, defesa e guarda da infância do Verbo Encarnado”.

Acolha a Mãe de Deus em sua casa

É impossível ser íntimo de Nossa Senhora sem passar pelo seu colo materno! Faça hoje, em oração, uma experiência de amor com Maria que muito nos ama e quer participar da nossas vidas! Não se trata de ter Maria como uma pessoa simplesmente próxima, mas como uma Mãe que ama, cuida, corrige, intercede, protege, limpa, dá sustento, amparo, carinho, tudo isso!

Por isso quero te fazer dois convites! Venha durante sete dias estreitar os laços de intimidade com a Mãe de Deus. Deixe que ela visite a casa que é o teu coração, e com ela aprenda a fazer do Senhor o centro da tua vida.

Faremos isso em um retiro on-line a partir da leitura e meditação dos trechos da Encíclica REDEMPTORIS MATER, escrita por São João Paulo II. Clique aqui para participar do retiro A Doce Mãe de Deus Visita sua casa!

Durante o mês de maio a Igreja volta o olhar para a Virgem Maria, aquela que tem um lugar especial no plano da salvação, que com docilidade disse Sim a Deus, gerando em seu ventre o Salvador. Venha então, durante este mês de maio, meditar os mistérios da Igreja na companhia de nossa Mãe, Mestra e Modelo. Venha Caminhar um mês com Maria! Clique aqui e faça parte deste retiro on-line

Desejo você cresça na intimidade e no amor a Nossa Senhora, de quem você é verdadeiro filho muito amado.

Tenha um abençoado mês de Maria!

Diácono Felipe Zanotto, do Hozana

 

https://pt.aleteia.org/2021/05/14/como-acolher-maria-em-sua-casa-neste-mes-de-maio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário