sexta-feira, 19 de maio de 2023

REFLEXÃO DOMINICAL I SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

 

REFLEXÃO DOMINICAL I

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

Celebramos a solenidade da Ascensão de Jesus ao céu e a Igreja olha para o seu Senhor glorificado junto do Pai celeste. Jesus subiu ao céu no seu corpo humano ressuscitado, sua alma e divindade e, como professamos na fé da Igreja: “está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos”. Isso significa que ele está à espera de todos nós para receber-nos um dia, ser nosso juiz e dar-nos a recompensa e a participação na vida eterna, se tivermos sido bons discípulos seus nesta vida. A Liturgia desta solenidade diz, de maneira bonita: “a Ascensão de Jesus aos céus já é nossa vitória pois, membros do seu corpo, já somos chamados, na esperança, a participar da sua glória” (cf. Prefácio da festa). A Ascensão de Jesus aos céus também é o momento em que os discípulos e a Igreja são enviados em missão. Os Evangelhos de S.Mateus e S.Marcos destacam a autoridade que Jesus dá aos apóstolos para anunciarem o Evangelho a todo o mundo e de realizarem sinais para confirmar a pregação. Ao mesmo tempo, Jesus promete a sua presença constante com eles, até o final dos tempos (cf. Mt 28,18-20; Mc 16,15-20). Os Atos dos Apóstolos destacam o dom do Espírito Santo aos apóstolos e a recomendação de Jesus: “sereis minhas testemunhas em Jerusalém, na Judeia e na Samaria e até os confins da terra” (At 1 8). Jesus continua presente e atuante no mundo mediante o Espírito Santo e a ação dos Apóstolos, que representam o início da Igreja. A Ascensão de Jesus, portanto, não representa um abandono dos discípulos e do mundo, mas o início de uma nova forma de atuação do Salvador, mediante a Igreja, animada e impulsionada pelo Espírito Santo. Por isso, não se pode estabelecer uma descontinuidade, ou até oposição, entre Jesus e a Igreja. Esta cumpre a missão recebida de Jesus, que nunca a abandona e nela age mediante seu Espírito. Por isso, nesta semana, ao mesmo tempo que recordamos nossa missão de evangelizadores e testemunhas de Cristo, preparamo-nos com fervor para a solenidade de Pentecostes. Que o Espírito Santo venha a nós novamente e sempre, com seus preciosos dons, para cumprirmos bem a missão que nos foi confiada na Igreja. A Igreja celebra hoje também o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que são meios e espaços importantes para o anúncio e o testemunho do Evangelho. Em nossa Arquidiocese, é feita hoje a coleta em favor da Rádio 9 de Julho, emissora católica de nossa Igreja. Recomendo um generoso apoio à nossa Rádio mediante a coleta em todas as missas deste domingo. Deus lhes pague!

Cardeal Odilo P. Scherer Arcebispo de São Paulo

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-47-a-34-ascensao-do-senhor.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário