sábado, 23 de setembro de 2023

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA.

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA.

Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!

Reunimo-nos para ouvir a voz do Senhor que nos fala pelo Espírito Santo através de sua Santa Palavra. Nesta liturgia nos coloquemos confiantes nas mãos do Senhor e a serviço do seu Reino.

A liturgia deste domingo nos convida a descobrir que os caminhos e pensamentos de Deus são superiores aos dos homens. Nos indica a renúncia aos esquemas do mundo e a conversão aos projetos de Deus. Celebrando o Dia Nacional da Bíblia somos chamados a mover o nosso coração em direção a Deus e assim descobrir que somos vocacionados e chamados a trilhar os seus caminhos de justiça, amor e paz.

Formamos aqui a comunidade dos discípulos e discípulas de Jesus e viemos aqui buscar o Senhor. Estamos sedentos de sua presença e desejamos encontrá-lo, ouvir sua Palavra e receber seu Corpo e Sangue. Sabemos que não sairemos daqui decepcionados. O Senhor irá nos falar e nos dará de comer do alimento da salvação.

01- LITURGIA DO 25.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A

- A salvação é sempre obra de Deus, que chama todos os homens na situação em que se encontram e na hora em que se deixam encontrar. É um encontro entre o criador e a criatura.

 - A primeira leitura nos motiva a voltarmos para Deus. É um movimento que exige uma transformação radical do homem. Israel tomou consciência das suas falhas e infidelidades, e descobriu que viver longe de Deus não conduz à vida e à felicidade. "Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, vossos caminhos não são os meus caminhos", diz o Senhor pela voz do profeta que faz um convite ao recomeço.

 - A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de um cristão que abraçou, de forma exemplar, a lógica de Deus. Paulo utiliza sua própria experiência para falar da vida nova em Cristo. Ele renunciou aos interesses pessoais, ao egoísmo e ao comodismo e colocou no centro da sua existência o Cristo por inteiro, com seus valores e projetos.

- Nessa liturgia somos convidados a perceber que o jeito de Deus é diferente do dos homens; às vezes, oposto e inconciliável com Ele. Em geral, o que é lucro para o homem, é perda para Deus; o que para o homem está em primeiro lugar, vem em último para Deus. A Palavra de Deus em seu juízo comporta uma radical inversão de valores: os primeiros são os últimos; felizes são os que choram; os verdadeiros ricos são os que abandonam tudo; quem quer salvar a sua vida a perde... O jeito do Reino se manifestar e ser parece uma contradição inesperada. Deus escolhe as coisas frágeis e desprezíveis desse mundo para confundir os fortes. Não escolhe o primeiro, mas o último; não o justo, mas o pecador; não o sadio, mas o doente; faz mais festa pela ovelha encontrada, do que pelas noventa e nove que estão em segurança. Deus é imprevisível e assim nenhuma categoria humana pode capturá-lo, pois Ele escapa a qualquer definição e revela continuamente novos aspectos do seu mistério.

 - No Evangelho, Cristo responde as objeções e mostra que o senhor da vinha é justo à maneira humana com os primeiros, pois lhes dá o que havia combinado, e é justo com os últimos à maneira divina porque não fizera com eles nenhum compromisso de salário, apenas os mandou para a vinha e eles foram. Demonstra o primado da bondade de Deus, e revela que sua maneira de agir não contrasta com a justiça humana, mas a transcende totalmente pelo amor. Aplicando uma justiça aos primeiros e outra aos últimos, Deus quer antes de tudo afirmar seu amor por um e por outro, levando em conta as diversas situações em que cada um se encontra. O contrato concluído entre o senhor da vinha e o seus operários se apresenta como alguma figura da Aliança entre Deus e o seu povo. A Aliança de Deus é sempre uma graça do seu amor gratuito.

 - Jesus alerta a todos contra o orgulho, atitude de quem se coloca diante de Deus e se sente no direito de julgar a sua bondade. Ao mesmo tempo, a conclusão da parábola de hoje, em que há uma inversão de lugares entre os primeiros e os últimos, quer ser uma advertência aos judeus (os primeiros a serem chamados por Deus) mas também a cada um de nós, pois a dureza de coração não permite acolher o dom e a graça da bondade do Senhor. Peçamos a pureza de coração para acolher os feitos de Deus em nossa vida e perceber sua bondade em nosso dia a dia.

- Duas pessoas poderão dar um testemunho sobre a vivência da Palavra de Deus no Grupo de Reflexão, na catequese ou em outro grupo que evangeliza à luz da Palavra de Deus.

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/07/24_09_23.pdf

 

02-  SITES DAS PARÓQUIAS NOSSA SENHORA DA SAÚDE E NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

 

Ø  Senhoradasaude.org.br

Ø  Paroquianossmercessp.com.br

 

03- NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

24 DE SETEMBRO- FESTA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

Domingo: 7h30, 9h00, 11,00h ; LITURGIA DO DOMINGO

15h- Coroação de Nossa Senhora das Mercês.

16h- Carreata com Nossa Senhora das Mercês. Visitando as Comunidades.

17h30—MISSA SOLENE presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário