REFLEXÃO
DOMINICAL II
Neste
vigésimo segundo domingo do tempo comum, a liturgia propõe Mateus 16,21-27 para
o Evangelho. Trata-se do primeiro anúncio explícito da paixão feito por Jesus
aos discípulos e da reação desses, marcada pela não aceitação de um messias
sofredor. Esse trecho é a sequência imediata do Evangelho do domingo passado,
Mateus 16,13-20, quando Jesus perguntou sobre a sua identidade, e Pedro, em
nome do grupo, confessou a sua fé, afirmando com aparente convicção que Jesus
era o Messias esperado, o Filho do Deus vivo.
Com
a confissão solene e objetiva da fé feita por Pedro (cf. Mt 16,13-20), Jesus
imaginava que o grupo dos discípulos tivesse atingido um grau considerável de
maturidade para compreender o seu destino de sofrimento, por isso começou a
anunciar de modo explícito quais seriam as consequências da forma como estava
vivendo e fazendo as suas opções. Esse destino não poderia ser outro senão a
cruz, ou seja, a condenação total e humilhante de jesus por parte dos
detentores do poder político e religioso, incomodados com a sua mensagem de
libertação.
Podemos
dizer, logo de início, que o Evangelho de hoje apresenta a negação ou o recuo
das palavras firmes que Pedro tinha pronunciado no episódio anterior, na região
de Cesaréia de Filipe. Assim, podemos também dizer que, juntando esses dois
episódios, temos as duas faces de uma mesma moeda, opostas obviamente. De
elogiado a reprovado, Pedro é a imagem da comunidade de Mateus, marcada por
inconstância, ambiguidade, incoerência e incompreensão.
O
episódio de Cesaréia de Filipe foi um divisor de águas na vida de Jesus e no
seu relacionamento com os discípulos. Por isso, esse texto do evangélico começa
com uma indicação cronológica importante, infelizmente omitida pelo
liturgia: “a partir de então” ou “desse momento em
diante” (v. 21a). Sem essa indicação, o texto litúrgico começa
assim: “Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a
Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos
mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia” (v.
21). Como vemos, são muitas informações para um único versículo, o que requer
uma explicação cuidadosa e lenta.
A
primeira informação importante do versículo é a mudança de rumo e sentido na
pregação de Jesus. Como Ele já havia anunciado bastante sobre o Reino dos céus;
agora, é chegado o momento de deixar claro quais são as consequências para a
vida de quem “busca em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua
justiça” (cf. Mt 6,33). Como a busca pelo Reino requer opções, tais
opções trazem também consequências. Assim, o que Ele começou a mostrar aos
discípulos, do episódio de Cesaréia em diante, foi exatamente essas
consequencias. Ora, fazer opção pelo Reino é, antes de tudo, mostrar
indignação, inconformismo e resistência a todas as forças que impediam a
concretização desse Reino.
Tendo
optado pelo Reino acima de tudo, Jesus tinha muita clareza do seu destino:
sofrer e morrer pelas mãos dos inimigos do Reino. Não se trata de uma
predestinação, mas de uma necessidade. Jesus tinha muita clareza da sua missão
de instaurar o Reino do seu Pai na terra e sabia que, para isso, deveria
enfrentar muitas forças hostis e adversas, principalmente a religião que
oprimia, excluía e matava em nome de um Deus que em nada parecia com o seu Pai.
Era necessário desmascarar essa religião, e isso lhe traria consequências
inevitáveis. Como era em Jerusalém que essa religião estava enraizada
institucionalmente, era para lá que Jesus devia ir. Por isso, sua ida até ela
era necessária.
Jesus
sabia antecipadamente quem seriam seus algozes principais: “os anciãos,
os sumos sacerdotes e os mestres da lei”, a elite religiosa de
Jerusalém. Não sabia disso por possuir conhecimento de coisas misteriosas
e futuras, mas pela consciência de que seu projeto colidia com os interesses
dessa elite. Era o confronto de dois projetos bem distintos: o Reino de Deus
com sua justiça, acolhida, misericórdia e amor, de um lado e, a instituição
religiosa com seus dogmas, sua lei e seus preceitos excludentes, segregadores,
manipuladores e exploradores, do outro lado. O confronto era inevitável. Como
centro de poder e, portanto, de exploração, Jerusalém e sua elite religiosa e
política eram conhecidas por “matar profetas” (cf. Mt 23,37;
Lc 13,34). Aliás, convém recordar que, de acordo com o Evangelho de Mateus,
desde o seu nascimento, Jesus é almejado pelos detentores de poder (cf Mt
2,16ss). Portanto, nenhuma novidade!
As
elites se enganam ao imaginar que matando Jesus poriam fim ao projeto do Reino.
A confiança de Jesus no Pai ultrapassa todos os limites da existência humana.
Vai morrer sim, mas irá ressuscitar ao terceiro dia. Assim como Herodes
imaginava, no início do Evangelho (cf. Mt 2,16ss), que matando os inocentes
estaria eliminando as ameaças ao seu falso senhorio, também a elite religiosa
imagina que matando Jesus estaria eliminando o perigo do Reino de Deus. O Reino
de Deus é perigo mesmo para qualquer sistema incompatível com sua proposta! A
certeza da ressurreição era fruto de uma íntima e profunda confiança no Pai,
confiança essa ainda não experimentada pelos discípulos, como a sequência do
texto mostrará. A ressurreição é certeza para quem confia verdadeiramente no
Pai. A expressão “no terceiro dia”, no entanto, não é um dado
cronológico, mas teológico. Ao longo da história bíblica, “o terceiro dia”
indica uma intervenção extraordinária de Deus na história, basta recordar a
narrativa da teofania do Sinai: foi no terceiro dia que Moisés recebeu as
tábuas da Lei (cf. Ex 19,16ss). Portanto, na ressurreição, Deus agirá de modo
admirável e novo.
Mais
uma vez, a reação dos discípulos às palavras de Jesus é encabeçada por
Pedro: “Então Pedro, tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo,
dizendo: “Deus não te permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te
aconteça!” (v. 22). A atitude de Pedro é de reprovação total ao que
Jesus tinha acabado de dizer. Com essa atitude, Pedro e todo o grupo, pois é em
nome do grupo que ele age, jogam por terra toda uma caminhada de discipulado. É
como se ele revogasse a belíssima confissão proferida pouco tempo antes (cf. Mt
16,23-20). Ora, ao repreender Jesus, Pedro deixa de lado sua condição de
discípulo para ser mestre. É uma atitude arrogante e arbitrária, totalmente
incompatível com o que Jesus tinha ensinado até então. Pedro sabia que,
inevitavelmente, o caminho do discípulo é o mesmo do mestre. Assim, se Jesus
morresse pelo Reino, também ele e os demais discípulos morreriam. Por isso,
tenta tirar essa ideia de Jesus. Essa tem sido uma das grandes tentações da
Igreja ao longo da história: desconsiderar a força das palavras de Jesus e seus
impactos na vida de cada um e na sociedade. Convicto de seguir o messias
glorioso, Pedro não aceita de modo algum a ideia de um messias sofredor.
Jesus
logo percebe a ideia infeliz de Pedro e, com muita sinceridade, chama-lhe a
atenção: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço,
porque não pensa as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens” (v.
23). Aqui, o texto liturgico apresenta um grande equivoco: Jesus não manda
Pedro ir para longe, mas para atrás de si, ou seja, voltar ao lugar de
discípulo. O evangelista usa aqui a mesma expressão empregada no momento do
chamado: “vinde atrás de mim” (cf. Mt 4,19), ou seja, “segui-me”.
Jesus não afasta Pedro, mas o convida a colocar-se em seu devido lugar: no
seguimento, deve continuar aprendendo, afinal, tinha demonstrado não ter
aprendido praticamente nada a respeito do caminho de Jesus com suas opções e
consequências. Pedro é chamado de satanás porque, na verdade, satanás aqui não
é uma pessoa ou um ser específico, mas é uma atitude. Impedir a realização do
Reino é o papel e a atitude de satanás. Essa atitude é, na maioria das vezes, assumida
pelos de dentro, ou seja, por quem se apresenta como seguidor, mas não se abre
aos desígnios do Pai.
Pouco
tempo antes, após ter confessado a sua fé, Pedro tinha sido proclamado
bem-aventurado pela sua sintonia com o Pai (cf. Mt 16,17); agora, ele é
duramente repreendido por trocar os pensamentos do Pai pelas coisas dos homens
e gerenciar sua vida a partir dessas coisas. As coisas do Pai às quais Jesus se
refere são doação, serviço e amor; as coisas dos homens são o medo, a ambição e
a sede de poder e dominação. Esse paradoxo não poderia passar despercebido por
Jesus. Por isso, de pedra da construção, ele passa a ser pedra de tropeço, ou
seja, escândalo para a comunidade. É importante estarmos atentos a essa
situação: a edificação do Reino é confiada à comunidade cristã, a Igreja. Essa
pode tanto construí-lo, quanto fazê-lo sucumbir. A construção depende da
fidelidade e da capacidade de doação da vida, o que requer renúncias e perdas.
Mais importante ainda é saber que o que escândalo para Jesus não é a
transgressão de regras morais, mas sim a omissão, a falta de convicção e de
capacidade para doar a própria vida em prol do Reino de Deus.
Ao
perceber o recuo de Pedro, Jesus sente a necessidade de reforçar a sua
catequese aos discípulos e de falar com cada vez mais clareza. Ninguém tem
obrigação de segui-lo, pois o seguimento é livre e opcional. No entanto, a quem
opta pelo sguimento, são feitas exigências, ou seja, opções bastante radicais,
e isso Jesus deixa muito claro: “Se alguém que me seguir, renuncie a si
mesmo, toma a sua cruz e me siga” (v. 24). Com essa afirmação, Ele
chama a atenção dos discípulos para a seriedade do seguimento.
A
primeira exigência não é um convite à negação de si nem à resignação, mas a
todo e qualquer projeto pessoal e individualista de realização. É assumir um
projeto coletivo, cujo centro de interesse será sempre o bem do próximo. É ter
consciência dos desafios inerentes ao seguimento de Jesus e, mesmo assim,
abraçá-los. É o que estava faltando a Pedro naquele momento, ao trocar os
pensamentos de Deus pelas coisas dos homens.
O
convite a carregar a cruz é a certeza de que o projeto de Jesus é incompatível
com o sistema vigente. É importante ressaltar que não é Jesus quem oferece a
cruz. A cruz é consequência do seu seguimento fiel. Jesus convida o discípulo a
assumir corajosamente uma atitude de repulsa ao domínio religioso e imperial. A
cruz é, portanto, sinal e prova de que tal atitude foi assumida com seriedade.
Tudo isso, claro, considerando que a cruz não era um adorno sacro, como foi
adotado posteriormente, mas um sinal de rebeldia, inconformismo e humilhação,
já que era a pena reservada ao que havia de pior na sociedade, ou seja, aos
rebeldes que ameaçavam a ordem vigente e, por isso, “mereciam” uma pena humilhante
e exemplar.
É
lamentável que, de sinal de rebeldia, o cristianismo tenha transformado a cruz
em sinal de resignação. Hoje, quando se fala em carregar a cruz, geralmente, se
faz referência à aceitação passiva dos problemas e sofrimentos causados pelo sistema.
Uma pena, pois esse tipo de cristianismo nada tem a ver com os propósitos de
Jesus. A exigência de carregar a cruz foi e sempre será um convite à
desobediência, à subversão e à não aceitação das injustiças oficialmente
cometidas pelas classes detentoras de poder. Sem essas disposições, vive-se uma
religião de fachada, se faz teatro, mas não seguimento de Jesus.
O
autêntico seguimento de Jesus é desafiador porque exige uma lógica
completamente nova no modo de conceber a vida. Por isso, seus discípulos ainda
não tinham compreendido. Ora, eles estavam seguindo-o como Messias, mas segundo
o messianismo tradicional, ou seja, esperavam que Jesus fosse o messias
glorioso, potente e guerreiro que, eliminando o poder romano, imporia o seu
poder, restaurando o reino davídico-salomônico para impor-se sobre outros
povos. Jesus, pelo contrário, propunha o Reino do seu Pai, um reino sem
dominador nem dominados, mas um reino de servidores, iguais em dignidade e
amor. Abraçar esse projeto ousado de Jesus é ver o mundo com outros olhos; é
deixar de pensar somente em si para pensar no bem comum.
O
jogo de palavras perda/ganho empregado por Jesus significa a passagem de uma
mentalidade individualista para uma concepção comunitária de sociedade e de
mundo(vv. 25-26). Mais que salvar sua vida, o cristão autêntico pensa no
advento do Reino. Somente no Reino de Deus a vida poder ser vivida em sua
plenitude e dignidade e, portanto, tentar vivê-la fora desse projeto é
perdê-la, simplesmente. Vale lembrar que esse Reino não é uma vida no além, mas
a vida presente, uma vez que é no hoje, no dia-a-dia, que o Reino de Deus deve
ser edificado.
Somos
desafiados por esse trecho do Evangelho a refletir e redefinir nossa maneira de
viver e seguir a Jesus, cada vez mais conscientes dos desafios e dificuldades,
renovando a coragem de abraçar a cruz, não como mero simbolismo, mas como
disposição para a luta por um mundo novo, mesmo que isso nos renda, como rendeu
a Jesus, o título de loucos, subversivos, bandidos e marginais. Os sinais do
Reino só
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