quarta-feira, 29 de maio de 2024

REFLEXÃO I

 

. REFLEXÃO I

 

- A leitura do livro do Êxodo revela a aliança que Deus fez com seu povo. Com o sangue separado para aspersão o povo se compromete a obedecer a Deus. Os holocaustos e sacrifícios representam tudo aquilo que de bom Deus fez por seu povo. O sangue derramado sobre o altar é símbolo do que depois o próprio Cristo na cruz doará em favor de todos. Em Jesus se tem a plenitude da revelação, o cumprimento dos desejos de Deus, pois Deus é amor e se revela humanamente para nos divinizar, para devolver a nossa semelhança perdida com o Pai. A aliança é inquebrantável, pois Deus é fiel para conosco sempre!

 

 - O texto da carta aos Hebreus comunica o sacrifício feito por Cristo que nos purifica das obras mortas e nos repara de todas as transgressões. A tenda que o Senhor nos convida a habitar não é feita por mãos humanas, mas é misericórdia divina que vem ao nosso socorro. Todos são convidados para participar do banquete, todavia precisamos estar conscientes de nossos deveres e responsabilidades para com a vinha do Senhor. A herança eterna é para todos! Deus nos concede a liberdade desta escolha.

 

- No Evangelho, vemos que a Páscoa se aproxima e Jesus envia dois de seus discípulos para que possam preparar o necessário para esse momento.Celebrar a Eucaristia em nossas vidas exigem de nós cuidado, zelo e preparação. A Eucaristia é dom para a humanidade que está a caminho do fim. Assim como o povo peregrinou no deserto por tanto tempo, também a nós é feito todos os dias o convite a não desanimarmos nas estradas da vida. Jesus caminha conosco e com o auxílio do Espírito Santo somos impulsionados a vivermos a comunhão em nossas comunidades de fé sempre, mesmo diante das dificuldades da vida.

 

-Ao celebrarmos esta Solenidade recordamos a instituição da Eucaristia. Jesus nos ensina a servir o próximo e a partilhar o que temos, pois é nesse admirável banquete que Ele nos oferece que encontramos a fonte da salvação. Seu exemplo nos provoca a sermos pessoas novas e comprometidas com o bem comum. Somos convocados a uma verdadeira mudança de vida. Jesus assumiu a nossa natureza e ao derramar seu sangue na cruz, resgatou a todos, purificando-nos dos nossos pecados. É preciso imitar a Jesus: fiel ao Reino, dando a vida por nossos irmãos.

 

 - A Eucaristia é o centro de nossa fé. Ela nos congrega numa só mesa e comunhão. Com ela, crescem as virtudes e os vícios são extirpados. A nossa alma é saciada com seus dons espirituais e sua suavidade é inexplicável ao nosso intelecto. A Eucaristia é o memorial da Paixão de nosso Senhor, pois eleva ao máximo tudo o que fora anunciado na Antiga Aliança. Celebrar esse memorial é perpetuar pelos séculos sua paixão salvadora, para que todo o gênero humano pudesse ser iluminado pela luz da salvação.

 

-Peçamos ao Espírito Santo a graça de cada dia sermos mais imagens vivas do Criador, pessoas capazes de transfigurar aquilo que o Cristo eucarístico quer realizar em nossas vidas. Que a nossa vida seja aquilo

que o próprio Jesus nos pediu: "permaneçam no meu amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário