sexta-feira, 24 de maio de 2024

2.1- Liturgia da Solenidade da Santíssima Trindade

 

 

2.1-        Liturgia da Solenidade da Santíssima Trindade

 

 

- A festa de hoje lembra um ponto central da nossa fé: o Mistério da Santíssima Trindade. Não queiramos explicar o mistério da Trindade, pois não é para ser explicado, e sim, experimentado e vivenciado. Deus se revela a nós como sendo Trindade (Uno e Trino): Pai e Filho e Espírito Santo. Três pessoas distintas num só Deus. Como se pode perceber, não é para o nosso conhecimento humano desvendar esse mistério. Mas, podemos, isto sim, nos saciar das riquezas que dele jorram. Primeiramente, a festa da Santíssima Trindade nos leva a meditar sobre a imagem de Deus: Como é o Deus que nós adoramos? Qual é a imagem que fazemos d'Ele? As leituras vão nos dando respostas que podem corrigir possíveis deformações na nossa maneira de ver Deus.

 

 - A primeira leitura nos mostra que Deus está sempre muito perto de nós, falando conosco, sentindo nossos problemas, intervindo para nos ajudar: "Existe, por acaso, algum Deus que tenha vindo para escolher uma nação do meio das outras nações, com provas, sinais, prodígios e combates? com mão forte e braço estendido, como Javé fez no Egito, diante dos olhos de vocês"? Nosso Deus não é um Deus distante; é um Deus próximo.

 

 - Outro ensinamento da festa de hoje é que nosso Deus é Família, é Comunidade: Pai e Filho e Espírito Santo formam a Comunidade da Trindade. Nosso Deus não é um Deus solitário, mas um Deus solidário. Um nada faz sem o Outro. Na Criação o Pai cria todas as coisas pela força do Espírito, segundo a imagem do Filho. Na encarnação, o Pai envia o Espírito sobre Maria e ela concebe o Filho em seu ventre. No Batismo de Jesus, o Espírito O ungiu enquanto se ouvia a voz do Pai: "Este é o meu Filho amado...". Na cruz o Filho entrega o Espírito ao Pai. Na Ressurreição o Pai ressuscita o Filho na força do Espírito. Em Pentecostes o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo sobre a Igreja. A Trindade é o modelo perfeito de vida comunitária; a Trindade é o melhor modelo de solidariedade, de unidade e comunhão entre as pessoas. Aprendamos com Ela a viver em Comunidade!

 

- A Trindade nos ensina ainda a denunciar todo tipo de autoritarismo em nossas famílias, nas comunidades, nas instituições públicas ou privadas. Os cristãos que estão à frente destas instituições precisam aprender cada vez mais a exercer o seu ministério no espírito da Trindade: espírito de comunhão, de serviço, de harmonia, sem querer ser maior, nem mais importante que ninguém. O Pai não é mais do que o Filho, nem o Filho mais do que o Espírito e nem o Espírito mais do que o Pai e o Filho. Embora sejam distintas, as pessoas da Trindade agem em perfeita harmonia, formando uma perfeita unidade. Que coisa maravilhosa para a nossa vida de comunidade! Que exemplo belíssimo para os que governam as nações! Na Trindade não há diferentes escalões, privilegiados e excluídos; na Trindade não há comandantes e comandados, não há distinção entre antigas e novas gerações. Tudo na Trindade é amor, comunhão, harmonia e serviço à vida.

 

 - Por fim, a Trindade quer ser conhecida, amada e testemunhada entre os povos e nações. No Evangelho de hoje vemos Jesus enviando seus discípulos em missão e os mandou batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Isto significa que o Batismo nos introduz nessa Família Trinitária e por Ela e com Ela devemos viver. Hoje somos chamados a considerar a ordem de Jesus à luz ardente da Trindade, de Deus-Amor, que precisa ser conhecido por todos. A mensagem de salvação deve chegar aos povos para que entrem no dinamismo do amor trinitário e possam viver a fraternidade, a solidariedade, a justiça e a paz. Em um mundo de guerras e violência, o respeito e a unidade que habita na Trindade Santa é o melhor exemplo que podemos dar.

 

 - Por fim, pelo Batismo, somos guiados pelo Espírito de Deus para nos tornar filhos e herdeiros do Pai, como nos diz São Paulo. Por esta filiação divina em Cristo Jesus, recebemos o Espírito que nos motiva e exorta a viver a fraternidade na Comunidade. Nela, cada carisma, dom e ministério é colocado a serviço do bem de todos

 

https://diocesedesaomateus.org.br/wpcontent/uploads/2024/04/26_05_24.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário