sábado, 20 de julho de 2024

XIV- VOCÊ SABE QUAL PLANTA É MENCIONADA COM MAIS FREQUÊNCIA NA BÍBLIA? BYCATÓLICA CONECT

 

XIV- VOCÊ SABE QUAL PLANTA É MENCIONADA COM MAIS FREQUÊNCIA NA BÍBLIA?

BYCATÓLICA CONECT

 

Dê uma olhada em algumas das muitas plantas que são frequentemente mencionadas na Bíblia

As plantas ocupam um lugar especial na Bíblia. Não só fazem parte da bela criação que Deus deu à humanidade, mas muitas plantas também servem como símbolos e metáforas para verdades religiosas e lições de vida.

Mais de cem plantas são mencionadas na Bíblia , desde árvores poderosas até flores e especiarias. As mais citadas são a videira e a oliveira.

Além de seus usos práticos para alimentação e cura, as plantas na Bíblia muitas vezes têm significados simbólicos profundos. Por exemplo, a oliveira era essencial à vida e aos rituais, pois o azeite era utilizado para ungir, cozinhar e iluminar.

A videira e o vinho simbolizam a alegria e a aliança entre Deus e o seu povo. Até as plantas mais simples, como os lírios, são usadas para representar o cuidado de Deus pela sua criação.

Na galeria abaixo, veja algumas das plantas frequentemente mencionadas na Bíblia e descubra o seu significado simbólico e função.

PLANTAS NA BÍBLIA E SEU SIGNIFICADO:

Trigo

 

O trigo representa a vida e a sobrevivência, pois era um alimento básico nos tempos bíblicos. Junto com o trigo, a cevada era o grão básico para o pão e outros pratos. Todas as tarefas, desde a semeadura até a colheita e o cozimento do pão, são utilizadas como símbolos da Paixão, morte, ressurreição e sacrifício eucarístico de Jesus na Santa Missa. “Porque o Senhor teu Deus te conduz […] a uma terra de trigo, cevada, videiras, figueiras e romãs, a uma terra de oliveiras e mel.” (Deuteronômio 8, 7-8)

boatos

Videira

 

A videira e o vinho simbolizam a alegria e a aliança entre Deus e o seu povo. Os vinhedos são frequentemente mencionados como um sinal de riqueza e do cuidado de Deus. Jesus elevou o simbolismo do vinho a um novo nível, foi o seu primeiro milagre, e o vinho é usado em todas as Santas Missas como uma lembrança da Última Ceia e do sacrifício de Jesus. Na Eucaristia, o vinho se transforma no sangue de Jesus. “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o viticultor”. (Jo 15,1)

 

Oliveira

Oliva

 

A oliveira é um símbolo da paz e da bênção de Deus. Era essencial à vida e aos rituais, pois o azeite era utilizado para ungir, cozinhar e iluminar. As oliveiras também estão associadas aos últimos momentos de Jesus antes da sua paixão, quando rezou no Monte das Oliveiras. As árvores que estavam “presentes” naquela época ainda hoje podem ser vistas naquele local, pois têm mais de 2.000 anos. «À noite a pomba voltou e eis que no seu bico havia um ramo de oliveira verde. E Noé sabia que as águas haviam recuado da terra. (Deuteronômio 8:11)

cedro do Líbano

Cedro

 

O cedro é um símbolo de força, majestade e virtude. Foi usado para construir templos e palácios reais, e o Templo de Salomão foi construído com madeira de alta qualidade. O profeta Isaías usa isso como metáfora para a virtude: “Os justos brotam como a palmeira, crescem como o cedro do Líbano”. (Isa. 2:13/Sl. 92:13).

romã

Granada

 

A romã é um símbolo da paixão e ressurreição de Jesus. “Como uma granada, é a sombra do sapato.” (CP 4:3)

cupresso

Cipreste

 

Na Bíblia, a madeira de cipreste é mencionada na construção de templos, navios e objetos sagrados. É resistente às intempéries. Durante a construção do Templo de Salomão em Jerusalém, foi usado para fazer portas, altares… “Sou como um cipreste verde, o seu fruto se encontra em mim.” (Os 14:9)

alfarroba

Alfarrobeira

 

A alfarrobeira é mencionada no Novo Testamento quando Jesus conta a parábola do filho pródigo que, com fome, procurava alimentar-se das alfarrobeiras que os porcos comiam. “Ele queria se fartar das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava.” (Lucas 15:16)

murta

Murta

 

É um símbolo de renovação espiritual e beleza. Suas folhas e flores são perfumadas pelos óleos essenciais que contêm. «Em vez de espinhos crescerão ciprestes; em vez de urtigas, murtas. Isto será para a glória do Senhor, um sinal duradouro que não será destruído. (Isaías 55:13)

Figo

Figueira

 

A figueira é uma das primeiras plantas mencionadas na Bíblia, e em Gênesis 1 lemos que Adão e Eva costuraram aventais com folhas de figueira. O tipo de figueira é o sicômoro, no qual Zaqueu (Mateus) subiu para ver Jesus. «Então seus olhos foram abertos e eles perceberam que estavam nus. “Eles tiraram os aventais feitos de folhas de figueira.” (Deuteronômio 3:7)

canela

Canela

 

A canela é uma pequena árvore cuja casca seca é uma das fontes mais antigas de canela. Esta especiaria, mencionada no Antigo Testamento, tem sido usada na alimentação e na medicina. “Perfumei meu colchão com mirra, babosa e canela.” (Gn 7:17)

 

https://catolicaconect.com.br/voce-sabe-qual-planta-e-mencionada-com-mais-frequencia-na-biblia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário