sábado, 17 de agosto de 2024

II-OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

II-OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

2.1- Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!

Queridos irmãs e irmãos, sejam todos bem-vindos a este nosso encontro fraterno! Neste domingo celebramos a solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria. Este dogma foi definido em 1950 pelo Papa Pio XII. Maria é modelo da consagração a Deus e do serviço ao próximo. Em seu testemunho encontramos em plenitude a graça de Deus que age em toda a humanidade.

Nesta festa da Assunção de Maria aprofundemos o mistério que nos envolve. Pois, a alegria da salvação recebida deve ser comunicada a todos! Maria nos mostra que Deus eleva os humildes e exalta aqueles que se colocam a serviço. Maria é servidora por excelência. Sua capacidade de encontro parte de uma experiência de profunda interioridade, pois Deus a visitou e a tornou cheia de graça. Nesta Solenidade, também rendemos graças a Deus pelos Consagrados à Vida Religiosa e os Consagrados Seculares. Homens e mulheres que disseram "sim" e se uniram ao Senhor pela vida de obediência, castidade e pobreza, como Maria Santíssima. Neste mês vocacional, peçamos ao Pai que fortaleça cada consagrado para viver com fidelidade o chamado que recebeu.

Irmãos e irmãs, hoje a Igreja enche-se de júbilo para celebrar a Solenidade da Assunção da Mãe do Senhor. Nela realiza-se plenamente o mistério pascal do seu Filho, pois “cheia de graça”, quis o Pai associá-la à ressurreição de Jesus. Hoje, Maria é espelho da Igreja que, como Ela, caminha para o Reino definitivo e para sua glorificação. No céu, Maria ago- ra é intercessora que acompanha com solicitude materna seus filhos e filhas. Ao recordarmos hoje também a Vida consagrada, olhemos para Maria como modelo de con- sagração sem reservas ao projeto de Deus em sua vida. Ao Pai, que enfeitou Maria com as mais belas jóias da Graça, elevemos nosso hino de louvor

Hoje a Igreja recorda a Mãe de Deus que é levada aos céus. Quando os apóstolos foram visitar o seu sepulcro, segundo a tradição apócrifa, não encontraram o seu corpo. Assim, celebramos hoje o triunfo de Maria, também lembrada sob o título de Nossa Senhora da Glória. Maria é sinal da Igreja triunfante, graças a seu Filho Jesus, em quem todos receberão a vida. Maria é a bendita entre todas as mulheres, e a sua glória é realização e sinal do que toda a Igreja espera. Hoje rezamos pelas vocações consagradas e religiosas, para que, como Maria, vivam substancialmente para Deus e para o próximo. Hoje, celebramos a vocação religiosa. Como o Pai chamou Maria para gerar seu Filho Jesus, assim ele chama homens e mulheres para servirem nos mais diferentes lugares e setores da vida humana levando sua Palavra. Nesta semana da vida consagrada, rezemos por todos os nossos religiosos. Louvamos e agradecemos a Deus pelos incontáveis jeitos de apresentar Deus ao próximo que nestes mais de 50 anos de nossa diocese a Pastoral Familiar tem buscado e pedimos que nunca falte Agentes comprometidos com a causa das famílias.( INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO).

Celebramos a Assunção de Nossa Senhora que, em vista de sua maternidade divina, foi elevada aos céus. A glorificação de Maria é, ao mesmo tempo, prêmio de sua fé e meta final dos cristãos. Em sintonia com todos os religiosos e religiosas, cujo dia hoje comemoramos, queremos celebrar esta festa dando graças ao Pai que nos oferece, na ressurreição, o sinal da vitória definitiva de toda a humanidade.( INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS)

Maria foi a primeira criatura a receber o benefício da Encarnação do Senhor, tendo sido, exatamente em vista de sua maternidade divina, isenta de todo pecado desde sua conceição imaculada, e preservada de toda a mancha ao longo de sua vida. Tornou-se, portanto, a primeira criatura na fé cristã e a primeira a ser elevada à glória do céu em corpo e alma, graça inaudita alcançada pela Ressurreição de Jesus. Por primeiro recebeu a graça, por primeiro alcançou a plenitude da vida eterna. A glorificação de Maria é um prêmio de sua fé, de sua dedicação à obra redentora, de sua santidade. Mas é também um luzeiro a marcar a meta final dos cristãos. Em sintonia com todos os religiosos e religiosas, cujo dia hoje comemoramos, queremos celebrar esta festa de Maria dando graças ao Pai que eleva a humilde mulher, Maria de Nazaré e, nela, nos oferece o sinal da vitória definitiva de toda a humanidade, pela força da ressurreição de Jesus Cristo. Rezemos, pois, pelos religiosos, como também pelas pessoas que vivem a sua consagração no mundo, fazendo da vida comum um testemunho de amor a Deus e total dedicação ao próximo. Peçamos ao Senhor da Messe que suscite muitas vocações religiosas e consagradas no mundo de hoje.( INTRODUÇÃO DO WEBMASTER).

2.2- Liturgia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora– Ano B

- Celebramos neste domingo a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma à glória do Paraíso. É a celebração de sua páscoa. Consiste num dogma de fé, instituído pelo Papa Pio XII, em 1950, mas é uma celebração bem mais antiga que essa data. Assim como aconteceu com o Cristo, Maria venceu a morte e já triunfa na glória celeste. A liturgia da Palavra nos apresenta Maria como a nova Eva, isto é, a Mãe da nova humanidade, concedendo-lhe um lugar de honra junto de Deus.

- Na primeira leitura, do livro do Apocalipse, a figura da mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés e, na cabeça, uma coroa de doze estrelas, pode ser equiparada a Maria. Maria é imagem da Igreja, na sua missão de gerar um mundo novo. Povo de Deus a caminho do Reino definitivo. É Mãe intercessora, que junto do Pai, nos abençoa e protege. Maria é modelo da consagração a Deus e do serviço ao próximo.

- Ela é apresentada como o "grande sinal" vindo do céu, que se abre. É a Arca da Aliança, o sacrário vivo. É Maria que dá à luz o Cristo. Mas, sobretudo, são as comunidades, de ontem e de hoje, chamadas a enfrentar os dragões da desigualdade, da injustiça e do poder que escraviza. O desafio missionário da Igreja hoje é lutar contra os dragões que continuam a existir e a ameaçar as iniciativas de vida que são gestadas.

 - Vemos que a mulher foge para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. Essa expressão remete a sua Assunção ou elevação aos céus, onde Deus lhe havia preparado um lugar desde o seu sim. É a realização da força de Deus. Um Deus que mostra a força do seu braço, elevando os humildes e derrubando os arrogantes e poderosos, os dragões. É o poder que vem de Cristo, como mostra a Carta aos Coríntios

. - Na segunda leitura, temos a figura de Cristo, o novo Adão, que trouxe a salvação à humanidade, que havia sido condenada pela ação do primeiro Adão. Se Jesus é o "novo Adão", ele faz de Maria a "nova Eva", bendita entre todas as mulheres. Uma vez que Maria traz ao mundo aquele que reina sobre o mundo e coloca todos os inimigos debaixo de seus pés. Sendo que o último inimigo vencido é a morte. Por isso, à exemplo de nossa Mãe, é preciso que as comunidades cristãs deem à luz o Cristo vivo. Permitindo que Ele seja o centro de suas vidas e motivo de alegria e esperança para todos, como vimos no Evangelho de Lucas em que o amor põe o coração a caminho; e o coração apressa os pés.

- Assim, como Nossa Senhora se dirigindo apressadamente para a região montanhosa onde vivia sua prima Isabel, a ajuda ao próximo é algo urgente, que não dá pra esperar, porque a vida nem sempre espera. Maria nos ensina, com esse gesto, que é preciso ir ao encontro dos necessitados urgentemente, com muita pressa, porque os pobres e excluídos não podem esperar, suas vidas correm risco.

- Diante da experiência que Maria faz na casa de Isabel, ela canta as maravilhas de um Deus que escolhe ficar ao lado dos pequeninos. Ela se faz porta-voz dos oprimidos, pobres, aflitos, viúvas e órfãos. De todos aqueles que esperavam a libertação e nunca perderam as esperanças no Deus que conduz a história. Maria, portanto, faz o que Jesus iria posteriormente fazer e ensinar. Portanto, ser cristão é ser alguém sempre em saída; ser aqueles que levam a todos a Alegria do Evangelho. Que a Assunção de Nossa Senhora nos ajude a continuar a confiar nesse Deus poderoso e misericordioso revelado por Maria.

https://diocesedesaomateus.org.br/wpcontent/uploads/2024/06/18_08_24.pdf

2.3-Terceiro Domingo Vocacional – A vocação à vida consagrada

 

No calendário litúrgico, o terceiro domingo de agosto é reservado para celebrar e refletir sobre a vocação à vida consagrada. Neste dia, somos convidados a reconhecer e honrar aqueles que, inspirados por uma profunda chamada interior, escolheram seguir um caminho de dedicação total a Deus e ao serviço dos irmãos. 

A vida consagrada é um testemunho inspirador de entrega e devoção. Homens e mulheres que escolhem esse caminho se comprometem a abandonar às ambições materiais e buscar sempre uma conexão mais profunda com o divino. Eles escolhem uma jornada de desapego, renunciando a confortos e prazeres mundanos para abraçar uma vida de simplicidade e serviço. 

Esse terceiro domingo de agosto – dentro do contexto do 3º. Ano Vocacional no Brasil – é uma ocasião propícia para orarmos e rogarmos para que inúmeros jovens respondam com júbilo ao chamado de Deus. No entanto, é lamentável constatar que algumas estatísticas indicam uma diminuição no número de vocações religiosas. Em resposta, é essencial implorar a Deus que envie trabalhadores para Sua obra e, ao mesmo tempo, instigar uma campanha vigorosa em nossas paróquias, para estimular o interesse dos jovens pela vida religiosa. 

A escolha de celebrar esse evento no domingo da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção é significativa, pois aqueles que se consagram a Deus devem fazê-lo de modo pleno, reafirmando diariamente o seu compromisso, assim como Nossa Senhora fez ao longo de sua vida. 

A vida religiosa infunde vitalidade à Igreja e desempenha um papel crucial em sua missão. Está presente em diversas esferas da atuação eclesiástica e da sociedade em geral. A vida religiosa não apenas enriquece o indivíduo, mas também irradia a luz divina para aqueles que mais necessitam, levando a mensagem de Deus aos menos favorecidos e aos membros da comunidade paroquial.  

A vida consagrada nos ensina a valorizar o essencial e a enxergar além das distrações do mundo moderno. Ela nos convida a buscar uma conexão mais profunda com Deus, a cultivar uma vida de oração e contemplação, e a encontrar alegria na simplicidade do serviço desinteressado. 

Neste terceiro domingo de agosto, unamo-nos em oração pelos religiosos e consagrados ao redor do mundo. Agradeçamos a Deus por sua dedicação e sacrifício, pedindo que continuem a ser instrumentos de Sua graça e amor. Que possamos encontrar inspiração em suas vidas e aprender com sua disposição em servir a Deus e aos outros. 

https://www.cnbb.org.br/vocacao-a-vida-religiosa-e-consagrada-compromisso-e-servico/

2.4- Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde. (PROGRAMAÇÃO).

thttps://i0.wp.com/senhoradasaude.org.br/wp-content/uploads/2023/11/Festa-da-Padroeira-NSS.jpeg?fit=1142%2C1600&ssl=1

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário