sábado, 3 de agosto de 2024

XII- SANTO AGOSTINHO E O PÃO DA VIDA ETERNA Sermão 272 Sobre a Eucaristia.

 

XII-    SANTO AGOSTINHO E O PÃO DA VIDA ETERNA

Sermão 272 Sobre a Eucaristia.

Este sermão é dirigido aos recém-batizados. Depois de haver lhes dito que o que viram no altar são o próprio corpo e o sangue de Jesus Cristo, Santo Agostinho indica o significado simbólico deste Sacramento augusto. Ele nos lembra de que, para nós mesmos nos tornarmos o corpo de Jesus Cristo, devemos fazer em nós o trabalho que é feito no trigo e na uva para fazer deles o corpo e o sangue do Salvador. 01 – O Sacramento do corpo e do sangue de Cristo. O que vemos neste momento sobre o altar, vocês já viram na última noite. Mas, o que é isto? O que isto significa? Que grande e misterioso ensinamento ele contém? Isto ainda não lhes dissemos. O que vocês veem então? Um pão e um cálice. Os próprios olhos de vocês são a garantia disso. Mas, já que a fé de vocês pede para ser instruída, este pão é o corpo de Cristo e o vinho que está neste cálice é seu sangue. Santo Agostinho – Sermão 272 (Sobre a Eucaristia). 2 Esta é a verdade em poucas palavras e isto é o suficiente para a fé. A fé, no entanto, deseja compreender, pois um Profeta disse: Se não acreditares, não compreendereis1 . De fato, vocês poderiam me dizer: “O senhor nos ordenou que acreditássemos. Faça-nos compreender agora”. Cada um de vocês não sente surgir em suas mentes uma reflexão e não se dizem: “Sabemos onde Jesus Cristo Nosso Senhor tomou um corpo: foi no ventre da Virgem Maria. Criança, ele tomou o seio materno, se alimentou, cresceu, chegou até à juventude. Depois, foi perseguido pelos judeus, preso ao cadafalso, levado à morte no cadafalso, desceu desse cadafalso, ressuscitou em seguida no terceiro dia e, no dia em que ele quis, ele subiu ao céu. Foi para lá que ele levou seu corpo. É de lá que ele virá julgar os vivos e os mortos. É lá que ele está sentado à direita do Pai. Como então este pão é seu corpo? Como este cálice, ou melhor, o que está neste cálice é seu sangue?” Se dizemos, meus irmãos, que aqui estão Sacramentos, é porque eles expressam outra coisa além do que se vê neles. O que vê o olho? Uma aparência física. O que percebe o espírito? Uma graça espiritual. 1 Isaías 7: 9. Santo Agostinho – Sermão 272 (Sobre a Eucaristia). 3 Vocês querem saber o que é o corpo de Cristo? Escutem o Apóstolo; aqui está o que ele escreveu aos fiéis: Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros2 . Se, então, vocês são o corpo e os membros de Cristo, é o mistério de vocês que está sobre a mesa, foi o mistério de vocês que vocês receberam e foi ao mistério de vocês que vocês responderam: “Amém!” Resposta que é o testemunho da adesão de vocês a este mistério. Disseram, de fato, a vocês: “O corpo de Cristo!” Vocês responderam: “Amém!” Sejam então membros do corpo de Cristo, para que este “Amém” seja verdadeiro. Por que então no pão? Não falemos nada de nós mesmos. Escutemos o Apóstolo. Aqui está o que ele diz, ao falar deste Sacramento: Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão3 . Compreendam e exultem! Ó unidade! Ó verdade! Ó piedade! Ó caridade! Um único pão. Que pão é este? Um só corpo. Lembrem-se de que um pão não é formado por um único grão, mas por muitos. No momento em que vocês foram exorcizados, vocês estiveram, em certo sentido, no moinho. No momento do batismo, vocês 2 1 Coríntios 12: 27. 3 1 Coríntios 10: 17. Santo Agostinho – Sermão 272 (Sobre a Eucaristia). 4 foram transformados em uma massa. Quando vocês receberam o fogo do Espírito Santo, vocês foram, também em certo sentido, assados. Sejam o que vocês veem e recebam o que vocês são! É isto o que ensina o Apóstolo sobre este pão sagrado. Mesmo sem ter falado sobre este cálice, ele nos mostrou o suficiente. Para formar este pão que vemos, foram unidos com água vários grãos em forma de farinha. Isto é um símbolo do que diz a Escritura sobre os primeiros fiéis, que tinham um só coração e uma só alma4 . O mesmo acontece com o vinho. Lembrem-se, meus irmãos, como ele é feito. Vemos bagos de uva pendurados na vinha e logo eles formam uma única bebida. Este então é o modelo que nos deu Cristo Nosso Senhor. Foi assim que ele quis nos unir à sua pessoa e sobre sua mesa ele consagrou o mistério da paz e da unidade que devemos formar. Receber este mistério da unidade sem estar unido pelo laço da paz é receber um mistério que não beneficia, mas receber um sacramento que condena.

 4 Atos 4: 32.

 Créditos

© 2020 Teodoro Editor: Niterói – Rio de Janeiro – Brasil. Traduzido de Œuvres complètes de Saint Augustin. Organizada pelo Abade Raulx. Bar-Le-Duc: L. Guérin & Cie, Editeurs, 1868, por Souza Campos, E. L. de. Cotejado com as versões em italiano e espanhol, da Ordem de Santo Agostinho. Traduzido do latim para o francês pelo Abade Raulx.

http://centroculturalcampogrande.pt/sermoes.agostinho/pdf/272.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário