sábado, 31 de agosto de 2024

II- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

II-            OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

2.1-      Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!

Hoje se inicia o mês da Bíblia com o tema: "Porei em vós meu espírito e vivereis" (Ez 37,14). A Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada. Se queremos ser discípulos missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. Em Cristo se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus.

Irmãos e irmãs, louvado seja o Senhor que aqui nos reúne neste dia a Ele dedicado. É sempre bom louvar e agradecer ao Senhor, receber dele sua Palavra que é luz para nosso caminho e nos alimentarmos de seu Corpo e Sangue. De nossa parte, queremos viver retamente segundo os seus preceitos, buscando fazer a sua vontade em nossas vidas para estar diante dele com sinceridade, amando-nos uns aos outros. Que este nosso culto de adoração e de louvor encontre reflexo em nossas vidas.


É bom celebrar o encontro com o Deus da vida, do amor e da sabedoria. Ele está atento a todos os homens e mulheres que sofrem no seu corpo ou no seu espírito. Ele é o Deus do amor, da beleza e da dignidade.

A palavra de Deus convida-nos a saber escutar, a observar, a pôr em prática.

Cristo convida-nos à beleza interior, ao acolhimento sincero e coerente da novidade do seu projeto.

Ao termos consciência deste encontro de amor, santidade e vida, que o Espírito Santo, penetre o coração e a inteligência, libertando de toda a hipocrisia, vaidade e soberba. E nos conceda: olhar como Deus olha, ouvir como Deus ouve, falar como Deus fala e amar como Deus ama.

2-2- Liturgia do 22.º Domingo do Tempo Comum– Ano B

- Na Liturgia deste domingo, o Senhor nos convida a manter uma relação de intimidade com Ele, à qual somos chamados desde a criação. É de Deus a iniciativa de entrar em diálogo com o ser humano e de caminhar com Ele.

- Na primeira leitura percebemos que o livro de Deuteronômio é constituído por uma série de discursos de Moisés, antes de sua morte, enquanto os israelitas estavam no limiar da terra prometida. Os discursos consistem em um plano de ação, uma instrução que deveria conduzir a vida do povo após a entrada na terra. Tal entrada configura uma matriz imprescindível, porque é ponto de chegada, é concretização da promessa que orientou toda a caminhada de Israel, a observar a Lei do Senhor. Esse olhar retrospectivo sobre a salvação realizada por Deus em favor de seu povo, tirando-o do Egito, da terra da escravidão, abençoando-o, acompanhando-o pelo deserto, estando com ele (cf. Dt 2,7), é o fundamento das palavras que serão ditas, as quais Israel deve escutar e guardar. Deus, através de Moisés, pede ao povo que ouça e ponha em prática seus preceitos para que possam entrar para tomar posse da terra prometida. Os verbos em imperativo são orientados justamente para a observância da Lei: "cumprir", "vigiar e cumpri-los". Fazer isso trará benefícios e será um grande testemunho para outras nações, bem como uma ocasião para destacar a grandeza de Deus, autor desses mandatos e preceitos.

- O Evangelho é marcado pela discussão entre Jesus e os fariseus e mestres da Lei acerca do que é puro e impuro. Aqui, o atrito está relacionado às práticas alimentares, tal como em Mc 2,15-17, quando questionam a atitude de Jesus de comer com os pecadores. No entanto, é a prática dos discípulos, que não se comportam segundo as tradições dos antigos e comem o pão com as mãos impuras (v.5), o objeto do questionamento e, consequentemente, a atuação de Jesus como mestre. Em contrapartida, Jesus mostra que a vontade de Deus supera as tradições humanas. Ele repudia a hipocrisia de sua piedade legalista e apresenta a verdadeira fonte da pureza e da impureza: o coração humano, que para o mundo semita era lugar da razão e da consciência. Jesus evoca a profecia de Isaías para dirigir-se aos seus interlocutores: "me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim" (Is 29,13). Os fariseus e os mestres da Lei acusam os discípulos de Jesus de não seguir a tradição dos antigos. Jesus, de sua parte, acusa-os de ter abandonado o mandamento de Deus. Desse modo, o culto e a doutrina deles são práticas externas e vazias. A noção de pureza e impureza, antes ligada ao culto, é compreendida e apresentada por Jesus com base em uma matriz ética e espiritual, sendo puro o que corresponde e se ajusta à vontade de Deus e impuro, as coisas más, o que está em desacordo com ela.

 - Na segunda leitura, o apóstolo Tiago nos exorta a "ouvir a palavra", "aceitá-la docilmente", mas acima de tudo, colocá-la em prática. Também nos dá uma explicação: "a palavra é capaz de salvá-los". O ser humano é fruto da vontade deliberada de Deus; é criado à imagem de Deus e chamado a relacionar-se com Ele. Pela Palavra, o ser humano foi criado e, pela acolhida da Palavra, é salvo, realiza sua vocação e identidade mais profunda. À Palavra de Deus o cristão deve responder com a escuta ativa. A proposta dessa Palavra diz respeito à pessoa integralmente, exige total comprometimento. A religião pura e sem mancha combina a escuta da Palavra e sua efetivação nas boas obras. A pureza exigida pelo culto é a do amor e da prática da justiça, sobretudo para com os mais necessitados.

https://diocesedesaomateus.org.br/wpcontent/uploads/2024/07/01_09_24.pdf

2.3- Setembro: Mês da Bíblia

A Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Bíblia

 

Estamos em setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.

São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do Papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por esse santo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa “popular” e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.

Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-Lo no mundo presente, tão necessitado de Sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo  é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).

A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação à nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus.

Ao lê-la, não devemos nos esquecer de que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas  as palavras da Sagrada Escritura têm seu sentido definitivo n’Ele, porque é no mistério de Sua Morte  e Ressurreição que o plano de Deus Pai para a nossa salvação se cumpre plenamente.

https://formacao.cancaonova.com/biblia/estudo-biblico/setembro-mes-da-biblia/

2.4-       Setembro é o mês da Bíblia.

Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.

A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.

A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos… Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.

2.5-        Bíblia Sagrada

Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25). Embora o mundo busca outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram nas Palavras Sagradas a fonte para sua inspiração, para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus.

Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Foi isso que fizeram os Profetas e também Jesus Cristo em algumas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária ao projeto de Deus. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.

Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria… Para todas as realidades encontramos textos apropriados.

Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que na Bíblia encontramos alguns textos difíceis. A Bíblia mesmo diz isso (veja 2Pd 3,16¸ At 8,30-31; Dn 9,2; etc). Certas passagens foram escritas dentro de uma realidade diferente da nossa. Precisam ser interpretadas e atualizadas. Por isso, quando não entendemos um texto, é melhor passar adiante, buscar outra passagem. O Pe. Zezinho nos ensina cantando: “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa”. É recomendável fazer um curso, uma Escola Bíblica ou estudar em grupos. Tudo isso ajuda a entender melhor a Bíblia.

Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.

https://soucatequista.com.br/setembro-mes-da-biblia-2.html

2.6- O mês de Setembro e suas características

O mês de setembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano e marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul. Com 30 dias de duração, setembro tem uma série de características e eventos importantes ao longo do mês.

Uma das principais características de setembro é a mudança de estação. No hemisfério norte, o equinócio de outono ocorre por volta do dia 22 de setembro, marcando o momento em que o dia e a noite têm a mesma duração. Essa transição traz consigo mudanças nas condições climáticas, com a diminuição gradual das temperaturas e a queda das folhas das árvores.

No hemisfério sul, setembro marca o início da primavera, com o clima se tornando mais ameno e a vegetação florescendo. É um período de renovação e crescimento, com a natureza se preparando para a chegada do verão.

Além da mudança de estação, setembro é marcado por uma série de datas comemorativas e observações importantes. Uma delas é o Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. Nessa data, é comemorada a independência do país em relação a Portugal, conquistada em 1822.

Outro evento significativo em setembro é o Dia Internacional da Paz, celebrado no dia 21. Essa data busca promover a paz e a não violência em todo o mundo, e é uma oportunidade para refletir sobre a importância da paz nas relações internacionais.

No mundo da moda, setembro é um mês importante devido às semanas de moda realizadas em várias cidades ao redor do globo. Grandes eventos como a Semana de Moda de Nova York, Milão, Paris e Londres acontecem nesse período, apresentando as tendências do próximo ano para a indústria fashion.

Em termos de clima, setembro pode variar bastante de acordo com a região. Em algumas áreas, as temperaturas ainda são quentes, enquanto em outras já começam a esfriar. É um mês de transição, em que é preciso se adaptar às mudanças climáticas e se preparar para a chegada da próxima estação.

Além disso, setembro também é um momento de adaptação para muitos estudantes ao redor do mundo. É o mês em que as aulas começam em muitos países, após as férias de verão. É uma época de retomada de rotina e de foco nos estudos.

Em resumo, setembro é um mês de transição, marcado pela mudança de estação, por datas comemorativas importantes e por eventos relevantes em áreas como moda e educação. É um momento de renovação, de preparação para o futuro e de celebração da independência e da paz.

https://www.significadosdepalavras.com/setembro

2.7-Setembro Amarelo

Assim, desde 2015, o Brasil iniciou uma campanha com o objetivo de alertar a todos sobre a importância do tema à sociedade em 2024. O que é o Setembro Amarelo? A campanha Setembro Amarelo é o mês  onde acontecem debates e várias ações para promover a prevenção do suicídio.

2.8-O Grito dos Excluídos 2024;

Grito dos Excluídos, que completa 30 anos de resistência no Brasil em 2024, tem como lema “Todas as formas de vida importam. Mas, quem se importa?”. A mobilização critica o sistema econômico atual, considerado como o principal responsável pelas crises ambientais que afetam os mais vulneráveis.

“Todas as formas de vida importam”: Grito dos Excluídos completa 30 anos de luta no Brasil.

Manifestação que se articula com foco em justiça social e climática teve início em Montes Claros (MG).

Para saber mais acesse: https://www.brasildefatomg.com.br/2024/06/26/todas-as-formas-de-vida-importam-grito-dos-excluidos-completa-30-anos-de-luta-no-brasil

2.9- PARABÉNS AOS ANIVERSARIENTES DO MÊS DE SETEMBRO!

Antes de nomear os aniversariantes do mês de setembro( e não teria como dizer os nomes de todos os aniversariantes...)vou parabenizar todos os que fazem aniversário a partir de hoje até o final do mês. Recordo familiares  e amigos ainda vivos e até alguns que já se foram: Celita, Fabrício e Frei José Lorenzo(03),Belinha, Vanessa e Adilson(04), Sérgio(06). João Celin(07), Marino Júnior e Ozília(08), +Tarcísio(10), Bruna,Larissa, Larissa(14)Yuri(22), +Antônio Pereira(25), +Magda Valéria(30).

Agradecemos a Deus por tudo que nos foi dado e ainda continua nos dando, a começar pelo dom da vida. O nosso muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário