domingo, 10 de janeiro de 2021

O LEGADO DE 2020

2020 foi e levou boa parte de nós, mas nos deixou muitos aprendizados

Entre as reflexões de 2020, posso dizer que este foi um ano de extremo aprendizado, que sentimos muita dor e muitas alegrias. Talvez seu coração tenha sido quebrado em mil pedaços. Mas, mesmo assim, tenho certeza de que está sendo restaurado de uma forma linda, e já está pronto para receber Jesus mais uma vez.

Com todos os acontecimentos, nós crescemos. Crescemos no sentido de visar aquilo que será melhor para nós mesmos. Andamos mais maduros, levamos as coisas mais a sério e cuidamos mais de nós e do que realmente importa.

Outras reflexões: percebi em 2020 que é imperdoável depositarmos todas as nossas esperanças, todos os nossos sonhos e todo o nosso amor em apenas uma pessoa. Além disso, relembramos pela décima vez que seres humanos são imperfeitos, e que foi um erro projetar toda a nossa felicidade em cima do outro humano. Quando fazemos isso, a decepção é uma mera consequência.

2020: sofrimento, aprendizado e bênção

Talvez tenhamos aprendido a nos valorizar mais, a nos amarmos mais. Será que esse aprendizado doeu? Claro que doeu! Mas depois de termos aprendido, percebemos o quão valioso e essencial ele foi. Percebemos que as coisas que não andaram conforme a nossa vontade também são bênçãos. Talvez tenha sido através delas que finalmente pudemos perceber que Deus fala através de acontecimentos. Foi necessário que fôssemos derrubados do pedestal no qual estávamos, a fim de nos colocarmos no lugar que Deus gostaria para nós.

Pela primeira vez em muito tempo, tivemos a difícil e poderosa tarefa de convivermos com nós mesmos. Tivemos que aprender a amar quem é mais difícil de amar: nós mesmos. Precisamos conviver com nossos próprios defeitos, com nossas dúvidas e dores. Foi e ainda é um momento de autoconhecimento. Cada vez que somos obrigados a passar um tempo com nós mesmos, nos surpreendemos de formas diferentes. Aprendemos que a gente pode ser feliz em meio à dor e a tudo aquilo que foge do nosso controle. Além disso, aprendemos que a felicidade e a alegria só dependem daquilo que trazemos em nosso coração.

2020 vai, e leva junto uma boa parte de nós. Talvez 2020 tenha sido o ano que levou para o céu pessoas que você ama – porque sim, não paramos de amar aqueles que se vão. Pode ser que 2020 tenha levado tudo aquilo que fez que por um momento, nos afastássemos de Deus. Talvez 2020 leve embora consigo toda angustia e toda a dor que sentimos. Na nossa bagagem para 2021 permanecem somente as lições aprendidas.

E 2021?

2021 chega e traz consigo uma boa parte de nós, do que nós somos e de uma parte ainda a ser definida, criada e descoberta. 2021 trará ainda mais de Deus para as nossas vidas – se assim permitirmos. Se permitimos, como consequência, virão juntos o amor, a lealdade e nossa fé inabalável na vida, mesmo diante de perdas e de cílios encerrados.

Que possamos, portanto, consagrar a Deus as nossas vidas. Consagremos a Ele, o livro de nossas vidas.

E que, neste novo capítulo que se inicia em nosso livro da vida, os autores não sejam mais nós. Que o autor, seja Deus.  Deus é amor, é bondade, é calma e raridade!

Quiçá neste ano – diante de tantos acontecimentos que de alguma forma colocou o ser humano em seu devido lugar e que nos provou que sem Deus não há nada que se possa fazer – tenhamos reaprendido a valorizar as pequenas coisas, o ar que respiramos e a vida que nós temos.

Talvez neste ano, assim como eu, você também tenha percebido que a única coisa que nos sustenta em meio ao caos é a nossa fé em Deus. A nossa dor, de fato, precisa de um sentido para que possamos carregá-la, senti-la e sobreviver a ela. E o sentido é justamente o fato de que a dor que sentimos hoje, nos santifica para a vida eterna. Só sobrevivem à dor aqueles que dão sentido a ela através da fé e da aceitação. Sobrevivemos à dor que dilacera o nosso coração fazendo-nos pequenos e necessitando de Jesus Cristo.

Enfim, que possamos ver neste novo ano que se inicia uma oportunidade de recomeçarmos juntos com Deus, e de termos a absoluta certeza de que só em Sua vontade seremos completamente felizes.

A Virgem Maria teve uma espada transpassada em sua alma ao ver o seu filho Jesus Cristo sendo humilhado e morto. Jesus Cristo, sofreu uma dor tremenda só de ver o sofrimento de sua Mãe Maria.

E estas duas dores significaram a nossa salvação.

Fonte: https://pt.aleteia.org/2020/12/28/reflexoes-sobre-2020-e-o-ano-que-esta-chegando/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário