domingo, 10 de janeiro de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL I

NO BATISMO, A ESCOLHA FUNDAMENTAL

Dom Odilo P. Scherer Arcebispo de São Paulo

Hoje celebramos a festa do Batismo de Jesus, encerrando o ciclo das festas que se referem ao nascimento, à infância e à vida oculta de Jesus. São “mistérios da nossa fé”, mediante os quais Deus aproximou-se de nós e se revelou.

O Batismo de Jesus foi um momento de teofania e revelação e manifestação “perceptível” da Santíssima Trindade: o Filho, que assumiu a nossa humanidade, é batizado no Jordão; Deus Pai confirma com sua voz e palavra que Jesus é o Filho amado de Deus; o Espírito Santo, pairando sobre Jesus em forma de pomba, “unge” Jesus para sua missão messiânica. É a Trindade Santa, que se manifesta à humanidade e está em ação na nossa salvação.

Nesta festa, também recordamos o nosso Batismo, quando recebemos a adoção de filhos e filhas de Deus; fomos unidos a Jesus Cristo e feitos “filhos no Filho” e membros do Corpo de Cristo”, que é a Igreja. E fomos “ungidos” pelo Espírito Santo, recebendo a graça santificadora e a participação na vida divina. Quanta coisa bonita, o Batismo realizou em nós!

E hoje, queremos agradecer especialmente a Deus por isso! Há uma questão que, geralmente, passa desapercebida no Batismo, embora seja fundamental.

Nas promessas do Batismo, foi-nos perguntado, de maneira direta e sem rodeios: renunciamos a Satanás? E a todas as suas obras? E às suas seduções? Em seguida, foi-nos perguntado se cremos em Deus, com os vários artigos do Credo cristão.

E nossa resposta, claramente, foi sempre “sim!” Por que o celebrante começa perguntando, se renunciamos a Satanás, e só em seguida pede se cremos em Deus? A resposta é simples mas comprometedora: porque essa é a questão central do Batismo e da vida cristã: a escolha entre Deus e Satanás e tudo o que afasta de Deus. Entre o que está de acordo com a vontade de Deus e o que se opõe a Deus. Enfim, trata-se da escolha crucial entre a vida e a morte. E essa escolha nos acompanha a vida inteira e qualifica o nosso comportamento: estamos com Deus, ou com Satanás?

Evidentemente, não bastam as palavras, mas é nossa vida e são nossos comportamentos que manifestam, se estamos com Deus, ou não estamos. Por isso, o Batismo nos introduz numa vivência, numa dinâmica nova: a vida “segundo Cristo”, ou “conforme o Evangelho”, vida “na luz de cristo” e não mais “nas trevas do erro”.

Ao celebrarmos hoje a festa do Batismo de Jesus, renovemos as promessas do nosso Batismo, de modo pessoal e consciente. E peçamos a força do Espírito Santo, para perseverarmos firmes nessas escolhas fundamentais em toda a nossa vida. Com a graça de Deus, é possível viver nossos compromissos batismais e alcançar a vida eterna.

Fonte: http://www.arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano_45-b_-_10_-_batismo_do_senhor.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário