domingo, 31 de janeiro de 2021

PENSE NISSO!!!


O ser humano e a falta de solidariedade

Por: Dom Paulo Tadeu Rosa

"No mundo moderno, as pessoas estão muito preocupadas com o ter, com o conquistar, com o desenvolvimento, mas se esquecem das relações sociais. As pessoas se esquecem que devemos ser solidários com o próximo, que devemos cultivar a paz ao invés da violência. Mas, infelizmente esta não é a realidade e é por isso que a Humanidade tem sofrido tanto, os animais estão em extinção e as geleiras estão descongelando. Caso nada seja feito o mundo caminha para o caos, mas muitos preferem viver em suas próprias torres de marfim acreditando que poderão ser salvos. É preciso deixar o mundo da ficção, pois caso contrário poucos serão os sobreviventes. Pense nisso!".

Fonte: https://www.recantodasletras.com.br/frases/1147156

Papa: a solidariedade é o caminho para sair melhor da crise

"Uma solidariedade guiada pela fé nos permite traduzir o amor de Deus em nossa cultura globalizada, não construindo torres ou muros que dividem e depois desabam, mas tecendo comunidades e apoiando processos de crescimento verdadeiramente humanos e sólidos."

“Ou seguimos em frente pelo caminho da solidariedade ou as coisas irão piorar. Quero repetir: de uma crise não se sai como antes. A pandemia é uma crise. De uma crise, sai-se melhor ou pior. Temos que escolher. E a solidariedade é precisamente o caminho para sair melhores da crise”.

“A atual pandemia – começou dizendo Francisco - pôs em evidência a nossa interdependência: estamos todos ligados uns aos outros, tanto no mal como no bem. Por conseguinte, para sairmos melhores desta crise, devemos fazê-lo juntos, juntos, não sozinhos. Sozinhos porque não se consegue. Ou se faz juntos ou não se faz. Devemos fazê-lo juntos, todos nós, em solidariedade. Gostaria de sublinhar esta palavra, solidariedade”.

A palavra “solidariedade” – sublinhou Francisco – “significa muito mais do que alguns atos esporádicos de generosidade, é muito mais, supõe a criação de uma nova mentalidade que pense em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. Isso significa solidariedade. Não é só questão de ajudar os outros, isso é muito bom fazer, mas é mais. Trata-se de justiça”. E para ser solidária, dar frutos, a interdependência “tem necessidade de fortes raízes no humano e na natureza criada por Deus, tem necessidade de respeito pelos rostos e pela terra”.

 

Eu penso nas necessidades dos outros?

 

“Em meio a crises, uma solidariedade guiada pela fé nos permite traduzir o amor de Deus em nossa cultura globalizada, não construindo torres ou muros – e quantos muros estão sendo construídos hoje - que dividem, mas depois desabam, mas tecendo comunidades e apoiando processos de crescimento verdadeiramente humanos e sólidos. E para isso ajuda a solidariedade.”

 

 Em meio a crises e tempestades – disse o Papa ao concluir -  o Senhor nos interpela e nos convida a despertar e ativar essa solidariedade capaz de dar solidez, sustentação e um sentido a essas horas em que tudo parece naufragar. Que a criatividade do Espírito Santo nos encoraje a gerar novas formas de familiar hospitalidade, de fecunda fraternidade e de universal solidariedade.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-09/papa-francisco-audiencia-geral-2-setembro-2020.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário