domingo, 17 de janeiro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 17 DE JANEIRO DE 2021

2.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

1.  Tempo litúrgico

Depois do Tempo do Natal, a Liturgia inicia a primeira parte do Tempo Comum. É um tempo no qual a Igreja celebra o Mistério da Salvação fazendo memória dos ensinamentos do Senhor para favorecer nos celebrantes o ingresso no discipulado de Jesus Cristo.

2.  O início do Tempo Comum

É essencialmente vocacional contemplando três vocações: Samuel, André e João. Três vocações caracterizadas pelo encontro pessoal com Deus e pela experiência de habitar no mesmo local onde habita Deus.

São três narrativas vocacionais esclarecendo que não basta viver no templo, envolvido em ritos religiosos e orações, conhecendo as práticas religiosas, se não se conhece a voz de Deus e não se realiza o encontro pessoal com Deus (1L e E). Este encontro é facilitado pelo testemunho existencial de pessoas que conhecem a voz de Deus, como Eli, e reconhecem a presença do Messias no meio do povo, como João Batista. São guias espirituais, favorecedores do discernimento vocacional.

3.  Segundo Domingo do Tempo Comum:

Entramos hoje no Segundo Domingo chamado Comum: comum do dia a dia, da vida miúda, vivida na presença do Senhor que está sempre presente na sua Igreja com a força e o poder do seu Espírito Santo, dando vigor à Palavra e eficácia aos sacramentos. Desejando percorrer com Jesus, o Cordeiro de Deus, seu caminho de cruz e salvação, disponhamo-nos a oferecer a nossa vida e, por esta celebração em que Jesus se oferece por nós todos, unamo-nos a Ele em sua oferta de amor ao Pai.

A primeira leitura apresenta-nos a história do chamamento de Samuel. O autor desta reflexão deixa claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome. Ao homem é pedido que se coloque numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus.

O Evangelho descreve o encontro de Jesus com os seus primeiros discípulos. Quem é "discípulo" de Jesus? Quem pode integrar a comunidade de Jesus? Na perspectiva de João, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-l'O aos outros irmãos.

Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Corinto a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez. No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus. Aplicado ao domínio da vivência da sexualidade - um dos campos onde as falhas dos cristãos de Corinto eram mais notórias - isto significa que certas atitudes e hábitos desordenados devem ser totalmente banidos da vida do cristão.

O SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA APRESENTA AS SEGUINTES REFLEXÕES:

01- PRA COMEÇO DE CONVERSA;
02- O TEMPO COMUM NA LITURGIA;
03- LEITURAS DA MISSA DO 2.º DOMINGO DO TEMPO COMUM E LITURGIA DA SEMANA;
04- REFLEXÃO DOMINICAL: OS PRIMEIROS DISCÍPULOS DE JESUS (Jo 1,35-42);
05- IR À PROCURA DO SENHOR (PAPA FRANCISCO);
06- AÇÃO EVANGELIZADORA: A EDUCAÇÃO DA FÉ CONFORME AS IDADES;
07- CALENDÁRIO ESCOLAR 2021 COMEÇA OFICIALMENTE NO DIA 8 DE MARÇO;
08- BEM-ESTAR – CORONAVÍRUS: A VIDA VAI VOLTAR AO NORMAL APÓS A VACINA?
09- ESTILO DE VIDA- COVID-19: POR QUE DEUS NÃO IMPEDIU A PANDEMIA?
10- VACINAS CONTRA O CORONAVÍRUS: 5 PONTOS QUE TODO MUNDO DEVE SABER;
11- DISSE SANTO AGOSTINHO (SOBRE O TEMPO);
12- PENSE NISSO!!! (SOBRE O TEMPO).

DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Sérgio Bonadiman

# FIQUE EM CASA!
SE PRECISAR SAIR, USE A MÁSCARA DE FORMA CORRETA:
COBRINDO NARIZ, BOCA E QUEIXO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário