sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

NASCEU O EMANUEL: "DEUS ESTÁ CONOSCO!"

 

NASCEU O EMANUEL: "DEUS ESTÁ CONOSCO!"

 

ACOLHIDA

C. Irmãs e irmãos, sejam todos bem-vindos à esta celebração! Nesta Noite Santa, brilha a claridade da verdadeira luz: Jesus Cristo, a manifestação do amor do Pai. Ele entra na história, assumindo a nossa carne para nos resgatar e nos conduzir a Deus. Acolhamos este sinal da misericórdia divina e celebremos com fé este grande acontecimento

. ANÚNCIO DO NATAL E HINO DE LOUVOR

L. Transcorridos muitos séculos desde que Deus criou o mundo e fez o homem à sua imagem; séculos depois de haver cessado o dilúvio, quando o Altíssimo fez resplandecer o arco-íris, sinal de aliança e de paz; - Vinte e um séculos depois da migração de Abraão, nosso pai na fé, treze séculos depois da saída de Israel do Egito sob a guia de Moisés; cerca de mil anos depois da unção de Davi como rei de Israel; - Na sexagésima quinta semana segundo a profecia de Daniel; na Olimpíada centésima nonagésima quarta de Atenas; no ano 752 da fundação de Roma; no ano 538 do edito de Ciro autorizando a volta do exílio e a reconstrução de Jerusalém; - No quadragésimo segundo ano do império de César Otaviano Augusto, enquanto reinava a paz sobre a terra, na sexta idade do mundo, JESUS CRISTO DEUS ETERNO E FILHO DO ETERNO PAI, querendo santificar o mundo com a sua vinda, nove meses depois de sua concepção, nasceu em Belém de Judá, da Virgem Maria, feito homem; nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne.

. DEUS NOS FALA

PRIMEIRA LEITURA: Is 9,1-6 L1.

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

SALMO RESPONSORIAL: 95(96)

Refrão: Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

SEGUNDA LEITURA: Tt 2,11-14 L2.

 Leitura da Carta de São Paulo a Tito.

EVANGELHO: Lc 2,1-14

CANTO DE ACLAMAÇÃO:

 R. Aleluia, aleluia, aleluia.

V. Eu vos trago a boa nova de uma grande alegria: É que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor.

REFLEXÃO DA VIGÍLIA DE NATAL

- "O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu" (Is 9,1). Assim Isaías inicia a sua proclamação profética, em um tempo de grandes sofrimentos e desesperanças. Tempo em que as pessoas não confiavam em Deus, mas em seus cálculos políticos e em suas próprias escolhas. A consequência: grandes sofrimentos, opressão e injustiça contra os pobres. É em meio a dor e a falta de esperança que o profeta vislumbra uma luz, um tempo em que brilhará uma luz; um tempo em que a alegria retornará ao povo, um tempo em que a felicidade será aumentada. Por qual motivo? Porque toda a causa de sofrimento, toda a raiz da injustiça, será eliminada. Não por força humana, mas "o amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar isso" (Is 9,6). O profeta dá novo fôlego às esperanças messiânicas com o anúncio do nascimento de um menino, "foi-nos dado um filho" (Is 9,5), um descendente de Davi, que consolidará o reinado de Deus em justiça e santidade, para todo o sempre. - Esta luz, este Menino que nos foi dado, o salmo confirma para nós que é Jesus, o Cristo Senhor. Ele já traz em si os títulos pascais, porque a Encarnação está diretamente ligada ao mistério central da nossa fé: o Mistério Pascal, como uma única e definitiva obra de Deus em favor da humanidade. O menino que nasce é o Senhor, a 2ª Pessoa da Santíssima Trindade, que vem ao mundo por amor a humanidade, se entregando a nós, desde a manjedoura até à Cruz: "Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que não morra quem nele acredita, mas tenha a vida eterna" (Jo 3,16). - A Igreja não celebra só um dia de Natal, mas o tempo do Natal. Esta celebração atualiza para nós esta certeza: contemplamos nesta Noite Santa, e neste Tempo, resplandecente com a claridade da verdadeira luz, "a graça de Deus se manifestou trazendo a salvação para todos os homens" (Tt 2,11). Deus faz brilhar nas trevas destes nossos dias a sua luz. Ele é a Luz do mundo. E Ele está e sempre estará conosco para iluminar todas as nossas escuridões com a luz do seu amor manifestado em Jesus Cristo. Quais sejam as opressões, os jugos que nos oprimem, as noites escuras de nossos sofrimentos que ressoem em nossos corações a voz dos anjos: "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: "HOJE, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor" (Lc 1,10-11). - Este tempo em que, como expressa Paulo a Tito, "a graça de Deus se manifestou trazendo a salvação para todos os homens" (Tt 2,11), é celebrado com grande carinho por todo o mundo. Mas, precisamos tomar cuidado para que não nos apropriemos de tal maneira do Natal, acabando por expulsar a Cristo. É belíssimo ver as casas enfeitadas, iluminadas, as ruas preparadas, a ceia, a troca de presentes. Contudo, que isso seja uma expressão da verdadeira alegria que tomou conta dos nossos corações: "Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho" (Is 9,5). É o tempo em que celebramos a manifestação, o aparecimento de Deus no meio da humanidade, em nossa carne. E para que a nossa alegria por este aparecimento seja legítima, verdadeira e duradoura, não nos enganemos somente com o natal do consumo, o natal das mesas fartas e dos corações vazios, o natal dos presentes caros e da falta de solidariedade. Este nascimento, esta manifestação, "nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo" (Tt 2,12-13). - Deixemos que este tempo nos sensibilize para verdadeiros gestos de solidariedade, fraternidade e paz, para que nós, que temos a graça de contemplar hoje este nascimento, anunciemos com nossas vidas esta alegria que será para todo o povo: "HOJE nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Se podemos viver com tanta amabilidade e partilha este tempo de Natal, podemos fazer de nossas vidas, em todos os tempos do ano, uma constante manifestação da presença de Deus entre nós, levando a todos a certeza do Natal: O menino que nasceu é o Emanuel: "DEUS ESTÁ CONOSCO!"

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2022/10/24_12_22.pdf

PRECES DA COMUNIDADE

D. Só no mistério do Verbo Encarnado pode o mistério do homem encontrar luz. Iluminados por tão grande acontecimento, peçamos ao Senhor por nossas necessidades e pelas do mundo inteiro, rezando:

Pela vossa Encarnação, ouvi-nos, Senhor. L.1 Pela humanidade, para que encontre em Jesus a luz que ilumina a vida e dá sentido a tudo, rezemos.

L.2 Por todos os que creem, para que conservem íntegra a fé em Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, rezemos.

L.1 Por todos os que sofrem por causa das guerras, injustiças, doenças e solidão, para que Jesus, revelação do Deus-amor, seja sua esperança e sua salvação, rezemos.

L.2 Por todos nós aqui presentes, para que nossa fé em Jesus se manifeste cada dia no amor gratuito por todos, rezemos.

 D. Ó Deus de amor, com a luz do vosso Espírito ajudai-nos a descobrir em Cristo a vossa face humana e a vossa verdadeira face divina. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

 C. Nesta celebração solene e feliz, louvemos a Deus que manifesta o seu amor à humanidade, resgatando-a ao enviar seu Filho único, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. A Igreja anuncia jubilosa esta notícia: Deus está conosco!

D. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós!

D. Nós vos louvamos, nosso Deus e Pai, porque mesmo quando caímos pela desobediência, não nos abandonastes ao poder da morte, mas vindo ao nosso encontro, sempre manifestou-se generoso no perdão. Em Jesus Cristo, deu a prova máxima do seu amor por nós, elevando-nos à dignidade de filhos e filhas muito amados. Ref.: Cristo é o grande sol que veio brilhar no meio de nós. Cristo é a paz do mundo, é luz e verdade, é libertação.

D. Nós vos louvamos, Jesus Cristo, Filho de Deus, o Menino de Belém, que nascido em nossa carne, faz-se solidário com toda a carne humana. Olhando para vós, pequeno e frágil, podemos ver toda a nossa pequenez e fragilidade redimida. Ensina-nos a seguir o mesmo caminho de humildade, para sermos dignos portadores do vosso nome. Ref.: Cristo é o grande sol que veio brilhar...

D. Nós vos louvamos, Divino Espírito Santo, que com sua sombra fecundastes o seio de Maria, a fim de que ela gerasse para nós o Salvador. Vós que sois o amor do Pai e do Filho, fecunde nossas mentes e nossos corações, para que a alegria do Natal nos impulsione a uma sincera conversão para que Cristo cresça em nós. Ref.: Cristo é o grande sol que veio brilhar...

D. Acolhei, Senhor, os louvores que brotam do coração de vosso povo, pela alegria do nascimento de Jesus, que convosco vive e reina para sempre. Amém.

ORAÇÃO

D. Senhor nosso Deus, ao celebrarmos com alegria o Natal do nosso Salvador, dai-nos alcançar por uma vida santa seu eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

BÊNÇÃO DO PRESÉPIO

- Obs.: A imagem de Jesus menino é conduzida até o presépio. Crianças vestidas de anjos tocam sino. O grupo de canto entoa o hino: Noite feliz!...

D. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.

D. Deus Eterno e Onipotente, vosso Filho assumiu a condição humana, oferecendo-nos a graça da salvação. Abençoai este presépio, que recorda o nascimento de Jesus Cristo, nosso salvador, e tornai-nos dignos de participar de sua divindade, ele que assumiu nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário