sábado, 3 de dezembro de 2022

REFLEXÃO DOMINICAL I O REINO ESTÁ PRÓXIMO

 

REFLEXÃO DOMINICAL I             

O REINO ESTÁ PRÓXIMO

- A liturgia deste domingo convida-nos a uma conversão profunda em nós mesmos, de forma que nossos valores fundamentais sejam os valores do Reino.

- Na primeira leitura, Isaías apresenta a personagem que será o instrumento de Deus na realização do reino de justiça e paz, e que será animada pelo Espírito. Esse Espírito confere a esse enviado as virtudes dos seus antepassados: sabedoria e inteligência como Salomão, espírito de conselho e de fortaleza como Davi, espírito de conhecimento e de temor de Deus como os patriarcas e profetas.

 - O profeta apresenta ainda o quadro desse mundo novo que o Messias vai instaurar. Ele trará a paz e fará cumprir o projeto inicial que Deus tinha para o mundo e para o homem: é a superação do desequilíbrio, do conflito, da divisão que o pecado introduziu no mundo.

- No primeiro paraíso, o homem escolheu ser adversário de Deus e a viver no orgulho e na autossuficiência. Agora, por ação do Messias, ele regressou à comunhão com o seu Criador e passou a viver no conhecimento de Deus. É o regresso ao paraíso original. Para nós, cristãos, Jesus Cristo é o Messias que veio tornar realidade o sonho do profeta.

 - Na segunda leitura, Paulo exorta os cristãos a vencer qualquer tipo de egoísmo e a não fazerem discriminações, mas a acolherem todos. Aponta como exemplo o próprio Cristo, que acolheu todos os homens. A comunidade cristã, como rosto visível de Cristo no mundo, tem de ser o lugar do amor, da acolhida fraterna e da harmonia. Com bastante frequência encontramos comunidades onde os irmãos estão divididos: criticam os outros, tomam atitudes agressivas, discriminam aqueles que não entram na sua "panelinha". Empenhados ao poder, fazem tudo para dominar os outros e para afirmar a sua superioridade.

 - No Evangelho, João Batista anuncia que o Reino está próximo. Sua figura nos interpela a questionar as nossas prioridades e valores fundamentais. A prioridade de João Batista é o anúncio do Reino dos céus. E o Reino é despojamento, simplicidade, amor total e dom da vida. São esses valores que ele procura anunciar, com palavras e com atitudes.

- João prega a conversão e o Reino de Deus. É uma conversão urgente, porque esse reino está próximo. Esta mensagem é destinada a todos. Porém, João tem palavras duríssimas aos fariseus e saduceus: "raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Não penseis que basta dizer: Abraão é nosso pai". João avisa que não há salvação assegurada obrigatoriamente a quem tem o nome inscrito nos registros do povo eleito. É preciso viver em contínua conversão e fazer as obras de Deus: "toda a árvore que não dá fruto, será cortada e lançada ao fogo". Ou seja, é importante para a salvação receber os sacramentos da Igreja, mas não basta ter o nome inscrito no livro de registros de batismo da paróquia, nem no livro de registro de casamentos, nem ter posto os filhos na catequese e aparecer lá somente para tirar fotografias na festa da primeira comunhão. E ainda: não basta dizer aquela frase clichê "sou feliz por ser católico", mas é preciso uma conversão séria, empenhada ao Reino e aos seus valores e uma vida coerente com a fé que escolhemos quando fomos batizados.

- O batismo de João significava o arrependimento e o perdão dos pecados. No entanto, ele avisa: "aquele que vem depois de mim batizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo". De fato, o batismo de Jesus vai muito além do batismo de João: confere a quem o recebe, a vida de Deus e torna-o "filho de Deus". Além disso, implica uma incorporação na Igreja e a participação ativa na sua missão. Não significa apenas o arrependimento e o perdão dos pecados; significa um quadro de vida completamente novo, uma relação de filiação com Deus e de fraternidade com Jesus e com todos os outros batizados.

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2022/10/04_12_22.pdf

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário