sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

. Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Aproxima-se o Natal e por isso o nosso coração já começa a festejar. "Emanuel, Deus conosco" está no meio de nós.

A liturgia deste domingo nos diz, fundamentalmente, que Jesus é o "Deus-conosco", que veio ao encontro do ser humano para oferecer uma proposta de salvação e de vida nova. Com a resposta humilde e generosa de Maria e José, Deus faz chegar a nós o grande presente de seu Filho, cujo Natal festejaremos em breve. Que esta celebração nos ajude a dar nosso 'sim' alegre e total a Deus, para o bem de nossas famílias e comunidades.

Com a resposta humilde e generosa de Maria e José, Deus faz chegar a nós o grande presente de seu Filho, cujo Natal festejaremos em breve. Que esta celebração nos ajude a dar nosso sim alegre e total a Deus, inspirados em São José e Maria, para o bem de nossa família e de nossa comunidade neste terceiro Ano Vocacional do Brasil, buscando ter corações ardentes e pés a caminho

 

01- Liturgia do 4.º Domingo do Advento –Ano A

A Virgem Maria na liturgia do quarto domingo do Advento

 

O tempo avançou e já nos encontramos no quarto domingo do Advento. A Liturgia aponta Maria como a mestra da esperança, aquela que é repleta de graça. Maria foi escolhida por Deus para colaborar no plano divino da salvação. Mesmo sendo elevada em altíssimo nível de santidade, ela conservou em seu coração a humildade e a simplicidade de quem sabia conjugar, como ninguém, o verbo “servir”. Em seu interior, a soberba e a vanglória não encontrara espaço para germinar.

Dessa forma, é possível afirmar que o espírito do Advento consiste, dentre outras coisas, a nos aproximarmos e permanecermos unidos a Virgem Maria. Assim como Maria viveu de maneira plena o Advento, esperando o Salvador da humanidade durante nove meses em seu ventre, também nós devemos viver em nossa vida este mesmo Advento na realidade em que nos encontramos. Toda a nossa vida deve ser um “Advento”, e Maria nos ensina a melhor maneira de vivê-lo.

Estamos no quarto domingo do Advento. Falta pouco!

Dentro de pouquíssimos dias, seremos imensamente agraciados ao contemplar o Menino Jesus reclinado em Sua simples manjedoura. Um evento que, a princípio, apresenta-se corriqueiro, porém, trata-se da maior prova de amor e de misericórdia de Deus pela humanidade, ou seja, Sua encarnação. Na noite de Natal, nós teremos a grande oportunidade de exclamar: “Estou diante d’Ele, e não há nada no mundo mais importante que isso, no entanto, quem verdadeiramente está amando não sou eu, mas Ele”. Deus me amou se encarnando!

Portanto, no presépio estará aquele que os profetas predisseram, que fora gerado no seio de uma Virgem e anunciado por João Batista. Mas isso ainda não é tudo: dentro de alguns dias, estaremos na presença d’Aquele que nos dá a alegria, que afugenta a tibieza, que renova a esperança, que transforma fracasso em vitória, que nos devolve a capacidade de sonhar.

O Evangelho de hoje narra o momento em que o anjo Gabriel aparece a uma jovem que estava prometida em casamento e que morava numa pequena cidade da Galileia chamada Nazaré. O próprio Deus enviou um anjo para dizer àquela jovem que ela participaria diretamente de todo o processo de nascimento do Menino Deus. Esta linda passagem do Evangelho nos confirma que Deus procura colaboradores e se utiliza de pessoas de carne e osso para realizar a sua obra de salvação. Inicialmente, escolheu a Virgem Maria; depois, os apóstolos, e hoje chama a todos os batizados.



https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/advento/a-virgem-maria-na-liturgia-do-quarto-domingo-do-advento/

 

 

 

 

 

 

02- ACENDIMENTO DA 4ª VELA –

. Hoje, acenderemos a vela 4ª vela: a BRANCA. Ela significa a paz que o Menino Deus veio trazer. Com ela, nossa esperança está mais forte de que o Reino de Deus é possível entre nós

D. A nossa proteção está no nome do Senhor. Todos: Que fez o céu e a terra. D. Senhor acendendo as velas desta coroa nos preparamos para o advento do vosso Filho. Por intercessão da vossa Mãe Santíssima protegei-nos das más ações e enchei nossos corações de contínua conversão. Servindo a vós em nossos irmãos, fujamos do pecado. Iremos ao encontro do nosso Salvador, que vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário