sábado, 24 de dezembro de 2022

REFLEXÃO DOMINICAL II HOJE NASCEU PARA NÓS O SALVADOR

 

REFLEXÃO DOMINICAL II            

HOJE NASCEU PARA NÓS O SALVADOR

Celebramos o Natal de Jesus mais uma vez. Não se trata de uma repetição apenas ritual, que a Igreja faz todos os anos para lembrar o nascimento de Jesus. Alguns até comparam o Natal com o aniversário de Jesus. Isso seria muito pouco e estaria longe do significado da celebração litúrgica da Igreja. Na liturgia, a Igreja celebra com fé sobrenatural, mediante ritos, sinais, simbologias, linguagens e ações humanas, a ação divina manifestada num fato ou acontecimento divinos. E, assim fazendo, a ação divina deixa de ser um fato apenas do passado e se faz ação de Deus no presente, para que todos nós possamos acolher essa ação divina no presente, unir-nos a ela, responder com fé e amor e receber dos seus frutos. Passemos agora para a celebração do Natal de Jesus. A Igreja acolhe de novo com fé a vinda do Filho de Deus a este mundo, para nos salvar; isso aconteceu no tempo, em circunstâncias históricas, culturais e até geográficas especificadas. Deus entrou na nossa história humana de uma vez para sempre. Isso é um fato permanente. Cada pessoa humana, em qualquer época da história e em qualquer lugar do mundo, pode acolher pessoalmente esse fato mais que extraordinário, fazer sua profissão de fé, responder com amor e viver de forma coerente com ele. É assim que podemos compreender as palavras do anjo aos pastores nos campos de Belém, conforme lemos no Evangelho do anúncio do nascimento de Jesus: “hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11). Esse “hoje” não ficou no passado, mas vale para nós também agora. Para Deus, o tempo é sempre um “hoje”, um eterno presente. Também as palavras da 2ª. leitura, de São Paulo a Tito, falam desse “hoje”: “a graça de Deus manifestou-se, trazendo a salvação para todos os homens” (Tt 2,11). Vale, portanto, também para nós, que celebramos o nascimento de Jesus Cristo no ano 2022. Caríssimos, se nem todos celebram o Natal com a mesma fé, nem com a mesma atitude em relação a Jesus Cristo, nós, como cristãos e testemunhas de Jesus, somos convidados a renovar nossa fé junto com toda a Igreja a cada celebração do Natal. Celebramos algo grandioso e inaudito! O Filho de Deus deixou por um momento a sua glória divina e assumiu a nossa pobre e frágil condição humana, inclusive nascendo criança e aceitando todas as limitações próprias da condição humana. Sem deixar de ser o Filho de Deus, ele também se tornou o “filho do homem”, um de nós, para nos “salvar” e levar a Deus! Desejo que todos tenham, neste Natal, a experiência pessoal do amor infinito de Deus que, por nos amar, enviou-nos seu Filho, para fazer-nos conhecer humanamente o seu amor divino. Que os enfermos e pobres, em primeiro lugar, saibam que Ele veio para todos eles! E assim, todas as pessoas, pequenas e grandes, pobres ou ricas, com fé ou sem fé, saibam que ele as ama igualmente e quer encontrar cada uma nos caminhos de sua vida. Desejo feliz e abençoado Natal a todos!

Cardeal Odilo Pedro Scherer Arcebispo de São Paulo

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-47a-05-natal-missa-da-vigilia.pdf

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário