sábado, 10 de dezembro de 2022

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

Em meio às dificuldades e desafios da vida, à luz da fé e da esperança, podemos perceber inúmeros sinais de bondade e de vida nova em nossa realidade. A liturgia hoje nos convida à alegria pela proximidade do Natal. Na conclusão da Campanha para a Evangelização com a coleta para a sustentação da ação da Igreja no anúncio da Boa Nova da Salvação em nosso País, louvemos a Deus, sempre fiel às suas promessas e que generosamente nos concede seus dons. (---encerramento da Campanha para a Evangelização – “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”. / Encontros de preparação ao Natal do Regional Sul 3 da CNBB – “Cristo é nossa força”/ Declaração dos Direitos Humanos [neste sábado – 10/12/1948] e Dia Internacional dos Povos Indígenas / N. Sra. de Guadalupe, padroeira da América Latina, segunda-feira / ...).

Neste dia celebramos o Domingo "Guadete", o domingo da alegria, reunimo-nos para renovar nossa fé e esperança em Jesus Cristo, nosso salvador e libertador. O Natal do Senhor está bem perto! Somos convidados à conversão e à mudança de vida para acolhermos o Senhor que vem. Sua Palavra é quem nos motiva e inspira nestas atitudes cristãs. A proximidade com Deus torna o cristão aberto e solidário com seus irmãos e irmãs. Este é um dos motivos pelo qual neste domingo também fazemos a coleta para a Campanha da Evangelização. Participemos!

 

 

01- Liturgia do 3.º Domingo do Advento –Ano A

A liturgia deste domingo lembra a proximidade da intervenção libertadora de Deus e acende a esperança no coração dos crentes. Diz-nos: “não vos inquieteis; alegrai-vos, pois a libertação está a chegar”.


A primeira leitura anuncia a chegada de Deus, para dar vida nova ao seu Povo, para o libertar e para o conduzir, num cenário de alegria e de festa, para a terra da liberdade.
O Evangelho descreve-nos, de forma bem sugestiva, a ação de Jesus, o Messias (esse mesmo que esperamos neste Advento): Ele irá dar vista aos cegos, fazer com que os coxos recuperem o movimento, curar os leprosos, fazer com que os surdos ouçam, ressuscitar os mortos, anunciar aos pobres que o “Reino” da justiça e da paz chegou. É este quadro de vida nova e de esperança que Jesus nos vai oferecer.
A segunda leitura convida-nos a não deixar que o desespero nos envolva enquanto esperamos e aguardarmos a vinda do Senhor com paciência e confiança.

https://www.dehonianos.org/portal/03o-domingo-do-advento-ano-a0/

02- ACENDIMENTO DA 3ª VELA –

 

C. Hoje, acendemos a terceira vela da coroa do advento: a ROSA. A cor rosa indica justamente o Domingo da Alegria. Nosso coração transborda de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria. Também, ela nos recorda João Batista, modelo dos que são consagrados a Deus e que são chamados a ser profetas do Reino. - A família fica diante do presbitério e o dirigente diz: D. A nossa proteção está no nome do Senhor. Todos: Que fez o céu e a terra. D. Oremos: Ó Deus, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e aumentai em nossos corações o desejo de uma contínua conversão. Que servindo a vós em nossos ir- mãos, libertemo-nos da escuridão do pecado e caminhemos ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

03- Coleta da Campanha da Evangelização 2022

 

O grande gesto concreto da campanha é angariar recursos para que a Igreja no Brasil tenha condições de continuar evangelizando, contribuindo para a superação de uma mentalidade individualista ao mesmo tempo em que promove a partilha de recursos voltada para o bem comum. Assim, a Campanha para a Evangelização proporciona a vivência de uma fé madura, testemunhada em atitudes e ações coerentes de conversão pessoal permanente e de transformação social segundo o Evangelho garantindo que a Igreja Católica no Brasil tenha recursos para realizar a missão evangelizadora bem como a promoção de diversas iniciativas de formação, além de contribuir com a manutenção da CNBB nacional e também o financiamento de diversas iniciativas pastorais promovidas em seus 18 Regionais e nas Dioceses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário